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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dadoentra no msn rapidinho la te explico
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Ah ... agora entendi, Nando ! Putz, é capaz de ser bitola larga a linha que passa do lado esquerdo de Del Castilho, da EFRdO mesmo ! Se eu conseguir encontrar a imagem que mostra e confirma isso, vou postar aqui ! Aguardem !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DadoDJ escreveu:Eu ainda não entendi, Nando ... de repente com a foto abaixo posso expor melhor o que quis mostrar ou você me explicar melhor o que eu não entendi sobre o seu ponto de vista ... vamos lá:
Repare e compare a planta com a foto postada pelo Adenilson. No meu entendimento, acho o seguinte:
a) o ponto 1 é a plataforma de Del Castilho (ou Del Castilo, ou Liberdade) da EF Rio do Ouro
b) o ponto 2 é a "casinha" que aparece em destaque, talvez um prédio da administração da estação (EFRdO)
c) o ponto 3 é o prédio de dois pavimentos, com uma escada alcançando o leito da EFRdO ... não me parece ser da Linha Auxiliar, até porque a única evidência que indica a passagem da Linha Auxiliar por ali é o muro que divide as duas ferrovias e os postes da rede aérea, da Linha Auxiliar eletrificada. Repare que na planta não aparece este muro divisório, e que na foto é um muro e não uma plataforma: compare com a altura do "fantasma" que aparece correndo em direção ao fotógrafo pelos trilhos. Seria um "trombadinha" já nesta época, correndo em direção ao fotógrafo ?
d) o ponto 4 não aparece na foto postada pelo Adenilson ! Seria uma edificação talvez semelhante a casa apontada no ponto 2 da EFRdO. Repare que há uma plataforma na estação da Linha Auxiliar, mais extensa que sua correspondente da EFRdO.
e) apesar de aparentar ser de bitola larga, as duas linhas que aparecem na foto são de bitola estreita, por incrível que pareça (olhando de primeira vez, pode-se jurar que são bitola larga, não é mesmo ?). Agora repare na planta da SMU: assinalei em vermelho a linha mista da Linha Auxiliar próxima ao limite direito da imagem. Esta linha mista se divide quase embaixo do viaduto (projeto): a bitola estreita sai para a direita e a larga sai para a esquerda. Repare que logo a frente, seguindo pela bitola estreita à direita, ela se divide em duas de novo, entre o viaduto e a passarela de pedestres, para passar uma de cada lado da plataforma semi-destruída de Del Castilho da EFRdO.
É isso mesmo ou estou equivocado ?
Dado presta atençao, pega seu mapinha, please, repare na linha de bitola mista por favor, ela nao se divide em duas, e sim em tres você esqueceu de marcar uma com vermelho, a do lado esquerdo do predio tres também sai da mista, repare a linha da esquerda e da direita onde tem o trombadinha e de bitola larga, as metricas sao da direita do predio da rio douro, repare uma que sai da mista e outra da duplicaçao, que raios faria um segundo predio da rio douro no meio de duas bitolas largas, predio esse com cara dos anos trinta
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado tem duas coisas me encafifando, primeiro o posicionamento da nova america na foto e uma e no mapa outra, segundo cade a duplicaçao da rio douro no canto direito da plataforma da rio douro ao lado da metrica que sai da mista , se tivesse daria para ver um pedacinho.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Tem algo me deixando doido nesse mapa q você pos. Pq fazer uma duplicaçao ao lado da outra metrica(VIDE O MAPA, UMA METRICA COMEÇANDO AO LADO DA AUTOMOVEL CLUBE)? Como os passageiros saltariam e pegariam o trem(DO CHAO)? Como ela nao esta na foto(CANTO DIREITO DA PLATAFORMA RIO DOURO, SO TEM UMA)? E mais logico que essa linha do meio fosse metrica também, uma duplicaçao natural da rio douro. Mas pq parece larga? Se e larga pq seque direçao automovel clube e nao o sentido das outras linhas para cavalcante?
SE O MAPA ESTIVER CERTO, E A DO CENTRO FOR METRICA, NA ALTURA DE DEL CASTILHO A RIO DOURO TINHA TRES LINHAS METRICAS?
SE O MAPA ESTIVER CERTO, E A DO CENTRO FOR METRICA, NA ALTURA DE DEL CASTILHO A RIO DOURO TINHA TRES LINHAS METRICAS?
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Out 2010, 01:41, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Parabéns, cara !
Nando, você matou uma das charadas ... a linha que passa do lado esquerdo da estação Del Castilho da EFRdO realmente é bitola larga ! ! !
app
Veja meu esquema de imagens, agora com um importante complemento com uma imagem capturada do livro "A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória Por Helio Suêvo Rodriguez":
Quando a linha se bifurca em direção a Del Castilho da EFRdO, ela é mista ainda, e não estreita ! ! ! O destaque em azul mostra o exato ponto mostrado na foto anexada à imagem. Repare que o texto fala que a foto mostra o pátio INFERIOR de Del Castilho, onde as linhas se bifurcam, e a linha que sai na foto é ... MISTA ! ! ! Comprovada na imagem abaixo, tirada no sentido Francisco Sá:
Sendo assim, a linha seguia mista em direção a Del Castilho da EFRdO e entre o viaduto e a passarela de pedestres se bifurcava, ficando À ESQUERDA EM BITOLA LARGA E A DIREITA EM BITOLA ESTREITA ! ! !
Aplausos para o Nando !
app app app
Agora ... quer dizer que a bitola mista ficou neste trecho até Pavuna ? Parece que sim, pois a Leopoldina já utlizava o trecho para passagem dos cargueiros e dos trens expressos em direção a Porto Novo, que não subiam mais a serra de Petrópolis nesta época ... mas ... a Leopoldina já utilizava Bitola larga nesta época ???
E em relação a pergunta sobre a terceira linha da EFRdO que não aparece na foto, mas aparece na imagem, deve ter sido um resquício de alguma linha para manobra, que foi erradicada em determinado intervalo de tempo entre a foto e a planta ... e o Novo América fica do lado direito da foto, ao fundo, atrás do prédio 2 e da plataforma 1. Na planta não aparece o prédio maior do Nova América que aparece na foto ...
Nando, você matou uma das charadas ... a linha que passa do lado esquerdo da estação Del Castilho da EFRdO realmente é bitola larga ! ! !
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Veja meu esquema de imagens, agora com um importante complemento com uma imagem capturada do livro "A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória Por Helio Suêvo Rodriguez":
Quando a linha se bifurca em direção a Del Castilho da EFRdO, ela é mista ainda, e não estreita ! ! ! O destaque em azul mostra o exato ponto mostrado na foto anexada à imagem. Repare que o texto fala que a foto mostra o pátio INFERIOR de Del Castilho, onde as linhas se bifurcam, e a linha que sai na foto é ... MISTA ! ! ! Comprovada na imagem abaixo, tirada no sentido Francisco Sá:
Sendo assim, a linha seguia mista em direção a Del Castilho da EFRdO e entre o viaduto e a passarela de pedestres se bifurcava, ficando À ESQUERDA EM BITOLA LARGA E A DIREITA EM BITOLA ESTREITA ! ! !
Aplausos para o Nando !
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Agora ... quer dizer que a bitola mista ficou neste trecho até Pavuna ? Parece que sim, pois a Leopoldina já utlizava o trecho para passagem dos cargueiros e dos trens expressos em direção a Porto Novo, que não subiam mais a serra de Petrópolis nesta época ... mas ... a Leopoldina já utilizava Bitola larga nesta época ???
E em relação a pergunta sobre a terceira linha da EFRdO que não aparece na foto, mas aparece na imagem, deve ter sido um resquício de alguma linha para manobra, que foi erradicada em determinado intervalo de tempo entre a foto e a planta ... e o Novo América fica do lado direito da foto, ao fundo, atrás do prédio 2 e da plataforma 1. Na planta não aparece o prédio maior do Nova América que aparece na foto ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pra finalizar a noite de hoje ... um pequeno enigma:
A construção circulada na foto não se parece com uma estação com plataforma rústica ??? A imagem é das proximidades de Engenho da Rainha.
A construção circulada na foto não se parece com uma estação com plataforma rústica ??? A imagem é das proximidades de Engenho da Rainha.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DadoDJ escreveu:Pra finalizar a noite de hoje ... um pequeno enigma:
A construção circulada na foto não se parece com uma estação com plataforma rústica ??? A imagem é das proximidades de Engenho da Rainha.
Sem duvida e uma estaçao(ao lado da linha velha veja pelo lastro de seixos, e a nova a esquerda sem lastro ainda)) ja a linha nova a dir, sera que ha possibilidade de digitalizar e melhorar o q esta escrito nessa foto? Acho que o q esta escrito e a chave do misterio
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Out 2010, 03:04, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mas se for engenho da rainha, nao se parece com a foto da estaçao nos estaçoes ferroviarias, que e do estilo anos 30(caixinha de sapato, laje em vez de uma agua francesa) e tem distico com o nome.NANDORJ escreveu:DadoDJ escreveu:Pra finalizar a noite de hoje ... um pequeno enigma:
A construção circulada na foto não se parece com uma estação com plataforma rústica ??? A imagem é das proximidades de Engenho da Rainha.
Sem duvida e uma estaçao, sera que ha possibilidade de digitalizar e melhorar o q esta escrito nessa foto? Acho que o q esta escrito e a chave do misterio
Outro detalhe a duplicaçao nao chegou a estaçao do Engenho da Rainha parou um pouco antes dessa, se a duplicaçao saia de Del Castilho e parou antes do Engenho da Rainha.
No Meio do caminho so tinha uma estaçao. SERAAAAAAAA ESTAÇAO INHAUMA?????
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal ... foi mal ! Hoje estou ótimo, pra não dizer o contrário !
A foto é do pátio superior de Inhaúma, então são grandes as possibilidades de ser mesmo a estação !
Até acordei pra escrever isso aqui !
A foto é do pátio superior de Inhaúma, então são grandes as possibilidades de ser mesmo a estação !
Até acordei pra escrever isso aqui !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Vou transcrever o que li na foto:
"Lado superior de Inhauma, junto as instalações de Serviço de Águas e Esgotos. Linha nova já em tráfego. Modificação do "grade" da linha antiga, com rebaixo, condicionando encanamentos d'água e edifícios próximos"
Sim gente só pode ser Inhaúma, já que no texto cita a localização.
"Lado superior de Inhauma, junto as instalações de Serviço de Águas e Esgotos. Linha nova já em tráfego. Modificação do "grade" da linha antiga, com rebaixo, condicionando encanamentos d'água e edifícios próximos"
Sim gente só pode ser Inhaúma, já que no texto cita a localização.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Entao essa e a tao esperada foto da estaçao de Inhauma, sabemos agora que nao e estilo anos trinta, e a original de 1898, muito parecida com as da Baixada Fluminense e aquele predio de Del Castilho(agua completa em telhado frances). A pergunta que nao quer calar, sera possivel ampliar a estaçao e aumentar sua resoluçao, para tirarmos algumas duvidas?
A principio fiquei com uma duvida, se a estaçao Inhauma e de 1898, podemos afirmar categoricamente que a variante nova da Rio d'Ouro e de 1898. Ja que o trecho de Inhauma e unico e exclusivo da Rio d'Ouro, ja que a Linha Auxiliar abre em Del Castilho indo para Cavalcante.
Outra pergunta integrante, a duplicaçao que parou no Engenho da Rainha serviu de alguma coisa(teria um desvio?)? Sera que ao menos podia ser usado para uma composiçao subindo e outra descendo ate Del Castilho?
Sera que a duplicaçao da Rio d'Ouro ja nao era prevista? Vide os predios, nenhum foi demolido, tipo um leito preservado para uma segunda linha? Observe Vicente de Carvalho, tinha espaço para uma linha a mais na foto que esta nos estaçoes ferroviarias.
A principio fiquei com uma duvida, se a estaçao Inhauma e de 1898, podemos afirmar categoricamente que a variante nova da Rio d'Ouro e de 1898. Ja que o trecho de Inhauma e unico e exclusivo da Rio d'Ouro, ja que a Linha Auxiliar abre em Del Castilho indo para Cavalcante.
Outra pergunta integrante, a duplicaçao que parou no Engenho da Rainha serviu de alguma coisa(teria um desvio?)? Sera que ao menos podia ser usado para uma composiçao subindo e outra descendo ate Del Castilho?
Sera que a duplicaçao da Rio d'Ouro ja nao era prevista? Vide os predios, nenhum foi demolido, tipo um leito preservado para uma segunda linha? Observe Vicente de Carvalho, tinha espaço para uma linha a mais na foto que esta nos estaçoes ferroviarias.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
O curioso é que uma foto que eu vi no AGCRJ, de uma estação da EFRdO em área rural, é de construção semelhante à esta da foto e da construção de Del Castilho. Acredito que todas as construções de estações de alvenaria da "primeira geração" da EFRdO fosse neste estilo ...
Só complementando, a foto acima, supostamente da estação de Inhaúma, data de 1943, e se encontra no livro "A formação das Estradas de ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo.
Mais fotos TEM que surgir ... e vão aparecer !
Só complementando, a foto acima, supostamente da estação de Inhaúma, data de 1943, e se encontra no livro "A formação das Estradas de ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo.
Mais fotos TEM que surgir ... e vão aparecer !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Joel Assunto do Tópico: Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)Enviado: 11 Ago 2010, 11:35
Novato
Data de registro: 03 Ago 2010, 00:32
Mensagens: 1 EU ME LEMBRO BEM DA ESTAÇÃO DE ACARI EM MEADOS DOS ANOS 70, POIS ELA ESTAVA AINDA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. FICAVA BEM À DIREITA DA AUTOMÓVEL CLUBE SENTIDO PAVUNA, POIS NAQUELE TRECHO A FERROVIA OCUPAVA O LEITO SITUADO ENTRE A REFERIDA AVENIDA, AS CASAS AINDA ALI EXISTENTES E O HOSPITAL DE ACARI.[FORMIPLAC] , EM FRENTE A RUA GUAIUBA. ERA PEQUENA E DE COR AMARELA, E TINHA AO LADO UMA PEQUENA CANCELA. NÃO HAVIA MURO SEPARANDO AS DUAS PISTAS DA AUTOMÓVEL CLUBE NAQUELE TRECHO, APENAS UM CANTEIRO CENTRAL QUE PERMITIA O RETORNO DE VEÍCULOS.
O RELATO ACIMA E DO FORISTA JOEL, ESSA NOTA E DO TOPICO RUA BELA, PRAIA PEQUENA E BENFICA. ALGUEM CHEGOU A VER ESSE COMENTARIO DO JOEL? FALA DE ACARI, A ULTIMA ESTAÇAO DA RIO DOURO NO PERIODO FINAL QUE NAO TEMOS UMA IMAGEM AO CERTO. REPAREI HOJE POIS TUDO QUE FALAMOS ATE AGORA EU IMPRIMO E RELEIO.
JOEL SE você AINDA ACOMPANHA ESSE FORUM. TERIA COMO você DESCREVER COM MAIS PRECIOSISMO ESSA ESTAÇAO? você TERIA UMA FOTO OU UM RECORTE DE JORNAL COM ELA EM DESTAQUE?
Novato
Data de registro: 03 Ago 2010, 00:32
Mensagens: 1 EU ME LEMBRO BEM DA ESTAÇÃO DE ACARI EM MEADOS DOS ANOS 70, POIS ELA ESTAVA AINDA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. FICAVA BEM À DIREITA DA AUTOMÓVEL CLUBE SENTIDO PAVUNA, POIS NAQUELE TRECHO A FERROVIA OCUPAVA O LEITO SITUADO ENTRE A REFERIDA AVENIDA, AS CASAS AINDA ALI EXISTENTES E O HOSPITAL DE ACARI.[FORMIPLAC] , EM FRENTE A RUA GUAIUBA. ERA PEQUENA E DE COR AMARELA, E TINHA AO LADO UMA PEQUENA CANCELA. NÃO HAVIA MURO SEPARANDO AS DUAS PISTAS DA AUTOMÓVEL CLUBE NAQUELE TRECHO, APENAS UM CANTEIRO CENTRAL QUE PERMITIA O RETORNO DE VEÍCULOS.
O RELATO ACIMA E DO FORISTA JOEL, ESSA NOTA E DO TOPICO RUA BELA, PRAIA PEQUENA E BENFICA. ALGUEM CHEGOU A VER ESSE COMENTARIO DO JOEL? FALA DE ACARI, A ULTIMA ESTAÇAO DA RIO DOURO NO PERIODO FINAL QUE NAO TEMOS UMA IMAGEM AO CERTO. REPAREI HOJE POIS TUDO QUE FALAMOS ATE AGORA EU IMPRIMO E RELEIO.
JOEL SE você AINDA ACOMPANHA ESSE FORUM. TERIA COMO você DESCREVER COM MAIS PRECIOSISMO ESSA ESTAÇAO? você TERIA UMA FOTO OU UM RECORTE DE JORNAL COM ELA EM DESTAQUE?
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DADO, você TERIA COMO ESMIUÇAR AQUELA MINHA TEORIA SOBRE A RIO DOURO NOS ANOS 60? TENDO OS ELETRICOS SAINDO DE FRANCISCO SA? COLOCANDO AS FOTOS DAS PLATAFORMAS DA FRANCISCO SA COM CATENARIAS? SAINDO ELETRICOS DE FRANCISCO SA ATE BELFORT ROXO, POIS NAO HAVERIA MOTIVO DE SER USAR UM TREM MAIS LENTO TENDO UM ELETRICO ATE BELFORT ROXO, AS VAPOROSAS NESSE PERIODO SAINDO APENAS DE BELFORT ROXO PARA OS RAMAIS DA BAIXADA.
OUTRA COISA RELENDO AQUELE POEMA QUE A NINA POSTOU DA RIO DOURO, COM ESSA MINHA TEORIA NAO JUSTIFICARIA ELA TER USADO A EST HEREDIA SA? MESMO QUE SEJA NO PERIODO FINAL? JUSTIFICARIA NAO APARECER NO LIVRO DO MAX VASCONCELOS Q E DOS ANOS 40.
OUTRA COISA RELENDO AQUELE POEMA QUE A NINA POSTOU DA RIO DOURO, COM ESSA MINHA TEORIA NAO JUSTIFICARIA ELA TER USADO A EST HEREDIA SA? MESMO QUE SEJA NO PERIODO FINAL? JUSTIFICARIA NAO APARECER NO LIVRO DO MAX VASCONCELOS Q E DOS ANOS 40.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Oi Pessoal,
Para variar andei viajando e perdi um pouco o dia a dia do fórum.
Abaixo segue o texto onde no dia 13 de outubro, eu já levantava a possibilidade de haver uma segunda bifurcação baseada na foto do Hélio Suevo, pois a bifurcação era de bitola mista.
A única diferença é que eu achava que nessa segunda bifurcação as bitolas larga e mista ficavam totalmente independentes (uma para cada ferrovia) e depois havia uma segunda bifurcação somente de bitola estreita, mas a paciência do Dado em realizar um mosaico com o mapa e detalhes da foto elucidou tudo.
Inclusive parece que no mapa existe a discriminação das bitolas métrica e larga, pois parece que os trilhos estão em escala.
Tendo sido concluído essa questão, fiquei raciocinando o porquê dessa linha.
Quando eu e o Dado estávamos argumentando sobre o erro do mapa que apontava E. Rainha como Inhaúma, surgiu um assunto sobre um ramal que passava por um posto de telégrafos no pouco antes da Estação de Inhaúma (sentido Pavuna) e "entrava" a esquerda, seguindo pela José dos Reis.
Esse trilho de bitola larga deve ter sido para isso, onde a partir daí, poder-se-ia migrar para o ramal da central passando pelas oficinas de Engenho de Dentro.
É apenas a minha opinião. O que vocês acham??
Parabéns pela argumentação de vocês Dado e Nando e pela forma como conjugaram mapa e fotos. app
A minha opinião, baseada apenas na foto, é que as duas plataformas eram totalmente independentes, ou seja, não sei nem se poderia usa-la como integração das duas ferrovias.
Vai aqui uma pergunta:
Vejam a página 85 do livro do Hélio.
Como na foto de cima, os leitos se separavam em mista a partir das 3 linhas largas da auxiliar e chegaram 2 linhas em Del Castilho (Rio D'ouro).
Será que após a separação mostrada no livro, existia outra?
Sobre a dúvida acima, o Sr. Ranulfo pode esclarecer com os pés nas costas.
Para variar andei viajando e perdi um pouco o dia a dia do fórum.
Abaixo segue o texto onde no dia 13 de outubro, eu já levantava a possibilidade de haver uma segunda bifurcação baseada na foto do Hélio Suevo, pois a bifurcação era de bitola mista.
A única diferença é que eu achava que nessa segunda bifurcação as bitolas larga e mista ficavam totalmente independentes (uma para cada ferrovia) e depois havia uma segunda bifurcação somente de bitola estreita, mas a paciência do Dado em realizar um mosaico com o mapa e detalhes da foto elucidou tudo.
Inclusive parece que no mapa existe a discriminação das bitolas métrica e larga, pois parece que os trilhos estão em escala.
Tendo sido concluído essa questão, fiquei raciocinando o porquê dessa linha.
Quando eu e o Dado estávamos argumentando sobre o erro do mapa que apontava E. Rainha como Inhaúma, surgiu um assunto sobre um ramal que passava por um posto de telégrafos no pouco antes da Estação de Inhaúma (sentido Pavuna) e "entrava" a esquerda, seguindo pela José dos Reis.
Esse trilho de bitola larga deve ter sido para isso, onde a partir daí, poder-se-ia migrar para o ramal da central passando pelas oficinas de Engenho de Dentro.
É apenas a minha opinião. O que vocês acham??
Parabéns pela argumentação de vocês Dado e Nando e pela forma como conjugaram mapa e fotos. app
A minha opinião, baseada apenas na foto, é que as duas plataformas eram totalmente independentes, ou seja, não sei nem se poderia usa-la como integração das duas ferrovias.
Vai aqui uma pergunta:
Vejam a página 85 do livro do Hélio.
Como na foto de cima, os leitos se separavam em mista a partir das 3 linhas largas da auxiliar e chegaram 2 linhas em Del Castilho (Rio D'ouro).
Será que após a separação mostrada no livro, existia outra?
Sobre a dúvida acima, o Sr. Ranulfo pode esclarecer com os pés nas costas.
Editado pela última vez por Adenilson em 21 Out 2010, 14:30, em um total de 1 vez.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Eu fiz uma besteira e acabei editando um pouco o depoimento do dia 13, mas consegui salvar um parte.
Vamos lá.
INHAÚMA: Pessoal, eu acho que a casa que vocês estão argumentando como sendo Inhaúma, NA MINHA OPINIÃO, não parece ser.
Por quê?
1) Eu tenho o livro e dá para ver a foto até com mais detalhe. A casa não parece integrada com a ferrovia com a distância necessária para a parada do trem.
2) Parece que a casa está acima de uma espécie de barranco.
3) O texto é bem claro. Esse é o pátio superior de Inhaúma.
Concebendo uma viagem imaginária pela Rio D'ouro entre E.Rainha e Inhaúma, existiriam 2 curvas, sendo uma para a direita logo após sair de E.Rainha e após um longo trecho reto, haveria uma curva para a esquerda até chegar a estação de Inhaúma.
Na minha opinião, a Estação de Inhaúma estaria depois da curva que parece apontar para a esquerda.
Se vocês checarem a 1ª foto da página 86 do livro do Suevo, poderão perceber a primeira curva, sobre a qual faço referência após sair de E.Rainha (sentido Inhaúma).
Um abraço.
Vamos lá.
INHAÚMA: Pessoal, eu acho que a casa que vocês estão argumentando como sendo Inhaúma, NA MINHA OPINIÃO, não parece ser.
Por quê?
1) Eu tenho o livro e dá para ver a foto até com mais detalhe. A casa não parece integrada com a ferrovia com a distância necessária para a parada do trem.
2) Parece que a casa está acima de uma espécie de barranco.
3) O texto é bem claro. Esse é o pátio superior de Inhaúma.
Concebendo uma viagem imaginária pela Rio D'ouro entre E.Rainha e Inhaúma, existiriam 2 curvas, sendo uma para a direita logo após sair de E.Rainha e após um longo trecho reto, haveria uma curva para a esquerda até chegar a estação de Inhaúma.
Na minha opinião, a Estação de Inhaúma estaria depois da curva que parece apontar para a esquerda.
Se vocês checarem a 1ª foto da página 86 do livro do Suevo, poderão perceber a primeira curva, sobre a qual faço referência após sair de E.Rainha (sentido Inhaúma).
Um abraço.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Só para botar mais lenha na fogueira.
Sobre a estação Miguel Couto, se o dono do imóvel tiver ocupado o mesmo e não tiver intenção que as pessoas saibam que ali foi a estação, talvez não haja mais dístico.
Queima de arquivo!!
Estou ansioso para vocês acharem a estação ou o seu paradeiro.
Sobre a estação Miguel Couto, se o dono do imóvel tiver ocupado o mesmo e não tiver intenção que as pessoas saibam que ali foi a estação, talvez não haja mais dístico.
Queima de arquivo!!
Estou ansioso para vocês acharem a estação ou o seu paradeiro.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Adenilson escreveu: INHAÚMA: Pessoal, eu acho que a casa que vocês estão argumentando como sendo Inhaúma, NA MINHA OPINIÃO, não parece ser.
Por quê?
1) Eu tenho o livro e dá para ver a foto até com mais detalhe. A casa não parece integrada com a ferrovia com a distância necessária para a parada do trem. Pode ser ...
2) Parece que a casa está acima de uma espécie de barranco. Eu também pensei nisso quando vi a foto com mais calma pela primeira vez ... mas acho que isso não influenciaria muito ... como exemplo, tem esta foto da primitiva estação de Paciência da EFCB - Ramal de Mangaratiba:
3) O texto é bem claro. Esse é o pátio superior de Inhaúma. Também levei em consideração essa informação ... como a estação ficava (segundo as plantas da SMU) do lado esquerdo de quem sobe em direção à Pavuna, sendo a foto tirada no pátio superior o fotógrafo estaria então após a estação, como na foto postada, se for a estação, claro. E do lado direito da foto, bem ao fundo, há um descampado, o que me sugeriu ser o local onde hoje está o cemitério de Inhaúma, que fica pouco antes do local da estação. Também levei em consideração o feitio da construção, que se parece muito com a casinha na estação de Del Castilho e com a estação que vi no AGCRJ, de uma estação que desconheço mas acredito ser de Iguaçu (ou quem sabe da parada km 43, que o Ranulfo afirmou ser umas das poucas em alvenaria ! ! !). A informação e explicação dada por você abaixo faz o maior sentido. Vou ler com mais calma depois e analisar melhor.
Concebendo uma viagem imaginária pela Rio D'ouro entre E.Rainha e Inhaúma, existiriam 2 curvas, sendo uma para a direita logo após sair de E.Rainha e após um longo trecho reto, haveria uma curva para a esquerda até chegar a estação de Inhaúma.
Na minha opinião, a Estação de Inhaúma estaria depois da curva que parece apontar para a esquerda.
Se vocês checarem a 1ª foto da página 86 do livro do Suevo, poderão perceber a primeira curva, sobre a qual faço referência após sair de E.Rainha (sentido Inhaúma).
Interessante ... vou analisar com calma estas informações depois ...
Um abraço.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado e pessoal,
Às vezes eu tenho que dar coordenadas para vocês verificarem, pois eu tenho o Google street aqui no trabalho, mas não posso acessar o photobucket e em casa é o inverso.
Eu poderia copiar a foto, mas às vezes temo em perder o raciocínio.
Dêem uma olhada em uma foto do Street View na Automóvel Clube (sentido Inhaúma) uns 150 metros antes da interseção com a Álvaro de Miranda, nos imaginando vindo de E.Rainha.
Há uma construção da CEDAE cercada de muros e com a ponta do telhado a amostra. A foto do Suevo aponta para um local de tratamento de águas no pátio superior de Inhaúma.
Agora vire a foto (Street View) e veja quase em frente a essa construção, um casario verde, perto do qual estão estacionados uma Kombi e um Pálio (ambos brancos) e um carro de auto-escola passando.
Esse casario verde não parece com um dos que está a direita da foto do livro do Suevo?
Algumas coisas estão batendo.
O que parece é que os casarios a esquerda em nível mais alto (foto do livro), hoje ocupam o local da linha do metrô e a antiga Rio D'ouro, o espaço entre a linha do metrô e a atual rua.
Às vezes eu tenho que dar coordenadas para vocês verificarem, pois eu tenho o Google street aqui no trabalho, mas não posso acessar o photobucket e em casa é o inverso.
Eu poderia copiar a foto, mas às vezes temo em perder o raciocínio.
Dêem uma olhada em uma foto do Street View na Automóvel Clube (sentido Inhaúma) uns 150 metros antes da interseção com a Álvaro de Miranda, nos imaginando vindo de E.Rainha.
Há uma construção da CEDAE cercada de muros e com a ponta do telhado a amostra. A foto do Suevo aponta para um local de tratamento de águas no pátio superior de Inhaúma.
Agora vire a foto (Street View) e veja quase em frente a essa construção, um casario verde, perto do qual estão estacionados uma Kombi e um Pálio (ambos brancos) e um carro de auto-escola passando.
Esse casario verde não parece com um dos que está a direita da foto do livro do Suevo?
Algumas coisas estão batendo.
O que parece é que os casarios a esquerda em nível mais alto (foto do livro), hoje ocupam o local da linha do metrô e a antiga Rio D'ouro, o espaço entre a linha do metrô e a atual rua.
Editado pela última vez por Adenilson em 21 Out 2010, 23:39, em um total de 2 vezes.
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