DadoDJ escreveu:NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, depois de uma ausência do fórum devido a uma pneumonia e uma crise de sinusite, estou de volta. Já estava preocupado com sua ausência ... saúde pra você !
Acho que posso ajudar vocês em relação a estação de Vicente de Carvalho, morei entre Thomaz Coelho e Vicente de Carvalho de 1976 há 1980, minhas memórias são bem apuradas a partir de 1978 em diante, tenho fatos bem interessantes para partilhar: (...)
Quinto ainda havia trilhos no lado da estação(na foto do estações ferroviárias ainda e possível ver o trilho), cuja bitola prefiro não mencionar, (...) É o seguinte: semana passada estávamos conversando eu e Nando sobre aquele mapa da SMU com a divisão de linhas em Del Castilho. O que observamos é que a linha seguia a partir de Del Castilho em BITOLA MISTA ! Sim ... entre Del Castilho e Pavuna a bitola da EFRdO era mista,mas não foi sempre assim, tanto que nestas fotos de Vicente de Carvalho a bitola ainda é estreita. Mas confrontando dados passados pelo sr.Ranulfo, pelas plantas da SMU e pelas lembranças do Nando (que tinha certeza quase absoluta devido a pouca idade que tinha na época) que já morou nas proximidades chegamos a seguinte conclusão:
1-Da sua criação até a década de 1960 a EFRdO teve bitola estreita
2-A partir da utilização da EFRdO pela Companhia EF Leopoldina,o tráfego de subúrbio entre Francisco Sá e Belford Roxo foi suspenso.
3-Contribuiu para isso também a eletrificação da Linha Auxiliar e sua posterior mudança de trajeto, levando trens elétricos até Belford Roxo (como é hoje em dia) o até a Pavuna pelo menos. Não fazia sentido assim, ir de Maria-Fumaça de Belford Roxo até Francisco Sá.
3-Neste meio tempo a Leopoldina utilizava o trecho entre Del Castilho e Pavuna para seus trens de carga e trens expressos rumo à Porto Novo do Cunha, já que era muito dispendioso subir a Serra de Petrópolis, inclusive o tráfego na serra foi interrompido em 1967. Por algum motivo que não conseguimos apurar, a linha da EFRdO passou a ser bitola mista, quando a Leopoldina passou a utilizar o trecho.
4-Para confirmar esse lance de bitola mista, basta ver que não faria sentido haver uma bifurcação proxima a Del Castilho saindo em bitola mista em direção a Liberdade/Del Castilho da EFRdO se ela não tivesse alguma finalidade.
5-Após a Leopoldina concluir a ligação São Bento-Ambaí, os trens de subúrbio da EFRdO voltaram a correr pelo trecho, mas já estavam em estado terminal, principamente devido a eletrificação da Linha Auxiliar. Detalhe: Francisco Sá foi eletrificada, exatamente porque já havia trens elétricos correndo na Linha Auxiliar até Belford Roxo (ou até Pavuna, pelo menos ...)
Obrigado pelas suas palavras Dado, outra coisa voce foi muito feliz em reproduzir nossa conversa de uma semana atraz, perfeito e suscinto . Uma pergunta me intriga, mandei a foto para o Ralph da estaçao de Iraja(a foto dela inteira), pois a que ele tinha era apenas da bilheteria, pq a linha passava do lado direito como era em Vicente, para o lado esquerdo em Iraja, e a partir de Coelho neto ela saia do canteiro central da Av Automovel Clube, passando para a calçada a direita, quem foi construindo a automovel clube em torno da Rio d'Ouro pq fez um traçado tao louco? Na tentativa e erro?
Eu confirmo, a linha que ainda existia era bitola mista, tres trilhos, o comum o mais proximo a estaçao, uma bitola metrica e uma larga, ja o leioto mais afastado da estaçao sem duvida era metrico, acredito que era um mero desvio(by-pass)
Se alguem duvida que de Francisco Sa saia trens eletricos para Belfort Roxo via linha auxiliar vide fdotos estaçoes ferroviarias, as catenarias estao ate hoje la.