[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 26 Jan 2011, 13:30

Saudações a todos.

Fotos do trecho RD Variante antiga:

Imagem

Mapa de 1911 - Trazendo as duas variantes da Rio D'Ouro simultaneamente
Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Carlos Alberto - 2010

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Carlos Alberto - 2010

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Note a Catenaria com Rede Aerea da Auxiliar. Carlos Alberto - 2010

Imagem

Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Note a Catenaria com Rede Aerea da Auxiliar e o Poste da Rio D'Ouro.

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamenteo ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamenteo ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).

Imagem

Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamenteo ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção ao Caju, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro), seguindo pela Av. Suburbana.

Imagem

Local Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana

Imagem

Local Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana

Imagem

Rua Henrique Scheid em direção ao Eng. de Dentro em frente ao local da Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana.

Imagem

Local Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana

Imagem

Imagem

Local Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 14:40

PARABÉNS PELA POSTAGEM.

PARA MIM, O "HIGHLIGHT" DA SUA POSTAGEM FOI TER ELUCIDADO UM MISTÉRIO.
H.SCHEID E J.REIS ERAM PARADAS INDEPENDENTES E NÃO A MESMA PARADA COM NOMES DIFERENTES COMO CHEGAMOS A COGITAR. app <O>

AGORA NISSO TUDO SURGIU OUTRO MISTÉRIO:
DÁ UMA VERIFICADA MELHOR NA DATA DO MAPA, POIS A ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA EXISTE E CEZÁRIO MACHADO NÃO.

PELO QUE LEMOS, A ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA FOI CONSTRUÍDA EM 1928 JUNTO COM O URBANISMO DO BAIRRO.
Depois comento sobre a postagem no outro tópico.

Abraço a todos.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Jan 2011, 18:18

Uma coisa eu acho estranho, Melekh tem esse mapa de 1911 com ambas as variantes coexistindo, mas eu tenho um mapa que o Dado me forneceu o link do download, tal mapa e do autor Alexander Speltz, mostra as duas variantes coexistindo ao mesmo tempo(estranho variante antiga vindo do Caju ate Liberdade ainda existindo, ja o trecho de Liberdade cruzando a Auxiliar em Thomaz Coelho indo ate Engenho do Mato nao existia mais), o mais estranho que esse mapa e de 1929, ou seja as duas variantes coexistindo mais 18 anos alem dos mapas do Meleck. No dia da expediçao de Portas das Caixas ate Alcantara eu havia comentado isso com o Dado na gare da Central, nao sei se ele se lembra.

So uma pergunta que nao quer calar, como podemos ter certeza que a variante nova e do seculo 20, se a estaçao Inhauma e de 1898?(se nao me falha a mewmoria e o ano da inauguraçao da Linha Auxiliar) Como pode a estaçao ser mais velha que sua variante? Ja que Inhauma pertence a variante nova sem duvida nenhuma.
Editado pela última vez por NANDORJ em 26 Jan 2011, 19:27, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Jan 2011, 19:04

E possivel afirmar com exatidao analisando o meu mapa e do Malekh, que o primeiro trecho da variante antiga a ser desativado foi o trecho Liberdade pela estrada Nova da Pavuna, cruazando a Auxiliar na altura de Thomaz Coelho ate chegar no Engenho do Mato. E num segundo momento o trecho desativado foi do Caju ate Liberdade. Sendo que a partir desse momento a Rio d'Ouro passou a sair de Francisco Sa e compartilhando o leito com a Auxiliar ate Del Castilho. Da para afirmar isso? Pois meu mapa de 1929 mostra o trecho do Caju ate Liberdade, mas nao o trecho Liberdade Engenho do Mato da variante da estrada Nova da Pavuna.

O mais estranho que meu mapa e bem preciso e pode ser ampliado varias vezes sem perder resoluçao, mais nao mostra estaçao nenhuma entre Inhauma e Engenho do Mato. O que justifica o Engenho da Rainha nao aparecer e pq a estaçao e de 1931, ou seja dois anos depois do mapa, mas pq nao mostra a estaçao Botafogo?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Jan 2011, 19:16

E verdade o Adenilson ta certo, no Estaçoes Ferroviarias a Estaçao Maria da Graça e de 1928. Como pode aparecer em 1911??? :WK: :WK: :WK: :WK: :WK:
Adenilson escreveu:PARABÉNS PELA POSTAGEM.

PARA MIM, O "HIGHLIGHT" DA SUA POSTAGEM FOI TER ELUCIDADO UM MISTÉRIO.
H.SCHEID E J.REIS ERAM PARADAS INDEPENDENTES E NÃO A MESMA PARADA COM NOMES DIFERENTES COMO CHEGAMOS A COGITAR. app <O>

AGORA NISSO TUDO SURGIU OUTRO MISTÉRIO:
DÁ UMA VERIFICADA MELHOR NA DATA DO MAPA, POIS A ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA EXISTE E CEZÁRIO MACHADO NÃO.

PELO QUE LEMOS, A ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA FOI CONSTRUÍDA EM 1928 JUNTO COM O URBANISMO DO BAIRRO.
Depois comento sobre a postagem no outro tópico.

Abraço a todos.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 20:31

Imagem
Imagem
^^ ESTE MAPA É INCRÍVEL ! ! !
Bom, por tudo que vimos e foi dito, penso o seguinte (opiniões e correções são bem vindas):

1-EF Rio d'Ouro Linha original: Caju - Liberdade - Av.Suburbana - Engenho do Matto ... (1876-1898)
2-EF Rio d'Ouro Variante via Av.Automóvel Clube: Caju - Liberdade - Inhaúma - Engenho do Matto (1898-1922) ...
3-Até 1911, no mínimo, a linha original ainda existia, junto com a variante. Até quando existiu, não se sabe ...
4-Após 1922 a linha original não existia mais, e a ferrovia passou a sair de Francisco Sá.

Dá pra ter uma noção mais restrita em relação às datas ...

Adenilson, há outro mistério desvendado neste mapa, além das estações Henrique Scheid e José dos Reis, que chegamos a achar que seriam a mesma com nomes diferentes ! Reparem no canto esquerdo da imagem: dá pra notar um pedacinho da inscrição BENFICA - ALEGRIA, naquele local onde hoje fica uma repartição da CEDAE. Neste local já vimos mapas indicarem uma estação chamada "Parada Alegria" e "Parada Benfica" o que nos confundiu, pois há uma parada Benfica na confluência da EFRdO e EF do Norte, mas agora podemos ver que eram distintas: PARADA BENFICA-ALEGRIA da EFRdO e PARADA BENFICA da EF do Norte. Então realmente existiu uma estação naquele local !

Carlos, não teria este mapa completo ? Ainda há dúvidas em relação ao trecho inicial da ferrovia: a localização das estações do Caju e Rua Bella já sabemos (até Capão do Bispo aparece no mapa postado por você !!!) ,mas é a parada São Francisco ?!
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 20:54

NANDORJ escreveu:E possivel afirmar com exatidao analisando o meu mapa e do Malekh, que o primeiro trecho da variante antiga a ser desativado foi o trecho Liberdade pela estrada Nova da Pavuna, cruazando a Auxiliar na altura de Thomaz Coelho ate chegar no Engenho do Mato. E num segundo momento o trecho desativado foi do Caju ate Liberdade. Sendo que a partir desse momento a Rio d'Ouro passou a sair de Francisco Sa e compartilhando o leito com a Auxiliar ate Del Castilho. Da para afirmar isso? Pois meu mapa de 1929 mostra o trecho do Caju ate Liberdade, mas nao o trecho Liberdade Engenho do Mato da variante da estrada Nova da Pavuna.
Nando. Essa é uma conclusão, sobre a qual já tinhamos chegado. O trecho entre Liberdade e E.Matto, passando por C.bispo, H.Scheid, J.Reis e Pilares foi o primeiro a ser desativado, mas alguns mapas mostram a linha coexistindo com a R.D'ouro via Inhaúma, talvez pelo fato da linha existir, mesmo que não houvesse mais tráfego, mas acho que o Dado já tinha postado alguma coisa, mostrando que as duas variantes coexistiram com tráfego.

O mais estranho que meu mapa e bem preciso e pode ser ampliado varias vezes sem perder resoluçao, mais nao mostra estaçao nenhuma entre Inhauma e Engenho do Mato. O que justifica o Engenho da Rainha nao aparecer e pq a estaçao e de 1931, ou seja dois anos depois do mapa, mas pq nao mostra a estaçao Botafogo?
Essa questão sobre Botafogo é um mistério, mas voltando ao assunto da antiga variante, dê uma olhada no histórico e você verá que eu cheguei a cogitar a possibilidade das 2 variantes terem coexistido pelo menos por uns 10 anos.
Esse mistério sobre Botafogo eu levantei, mas para mim esse mapa não é de 1907, pois M.Graça não existia.
Pode ser um mosaico de várias épocas associado a uma falta de atualização
.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 26 Jan 2011, 21:04

Dado correçao a variante original do trecho Caju ate Liberdade existiu mesmo que abandonado ate 1929, confira no mapa do Alexander Speltz que você mesm,o me enviou <O>

DadoDJ escreveu:Imagem
Imagem
^^ ESTE MAPA É INCRÍVEL ! ! !
Bom, por tudo que vimos e foi dito, penso o seguinte (opiniões e correções são bem vindas):

1-EF Rio d'Ouro Linha original: Caju - Liberdade - Av.Suburbana - Engenho do Matto ... (1876-1898)
2-EF Rio d'Ouro Variante via Av.Automóvel Clube: Caju - Liberdade - Inhaúma - Engenho do Matto (1898-1922) ...
3-Até 1911, no mínimo, a linha original ainda existia, junto com a variante. Até quando existiu, não se sabe ...
4-Após 1922 a linha original não existia mais, e a ferrovia passou a sair de Francisco Sá.

Dá pra ter uma noção mais restrita em relação às datas ...

Adenilson, há outro mistério desvendado neste mapa, além das estações Henrique Scheid e José dos Reis, que chegamos a achar que seriam a mesma com nomes diferentes ! Reparem no canto esquerdo da imagem: dá pra notar um pedacinho da inscrição BENFICA - ALEGRIA, naquele local onde hoje fica uma repartição da CEDAE. Neste local já vimos mapas indicarem uma estação chamada "Parada Alegria" e "Parada Benfica" o que nos confundiu, pois há uma parada Benfica na confluência da EFRdO e EF do Norte, mas agora podemos ver que eram distintas: PARADA BENFICA-ALEGRIA da EFRdO e PARADA BENFICA da EF do Norte. Então realmente existiu uma estação naquele local !

Carlos, não teria este mapa completo ? Ainda há dúvidas em relação ao trecho inicial da ferrovia: a localização das estações do Caju e Rua Bella já sabemos (até Capão do Bispo aparece no mapa postado por você !!!) ,mas é a parada São Francisco ?!
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 21:06

Dado.
Para mim as variantes coexistiram durante um certo tempo. Acho que você se lembra quando discutimos isso.
Agora fica perfeitamente Claro o nome diferente de duas estações para o mesmo bairro.
Pilares e Cintra Vidal tem nomes diferentes, pois coexistiram.
O mesmo aplica-se a Liberdade e Del Castilho e Madureira e Magno.
Como eu expliquei para o Nando acima, acho que pelo menos até 1907 ou 1910, a variante antiga "via João Ribeiro" coexistiu com a de Inhaúma desde 1898, mas tenho que ver contigo se com tráfego ou não, pois acho que você já tinha postado ou comentado algo assim.

Tanto é que as pessoas hoje chamam Cintra Vidal de Pilares, mas o nome Pilares original veio com a Rio D'ouro antes da melhoramentos.

Dado, eu não tinha reparado os nomes de Benfica e Alegria, mas aproveitando o link da minha explicação misturada com chute mrgr , Alegria ficava em Benfica (bairro), mas quando a original estação Benfica (E.F.Norte) foi erradicada, as pessoas passaram a chamar Alegria de Benfica e/ou a parada foi rebatizada.

Em relação à data do mapa, juntando o que falei na postagem anterior com a de agora, muitos aqui já tiveram acesso ao Guia Rex de 1985. Ele só difere do de 1969 pela erradicação da Rio D'ouro e as linhas de metrô, pois no guia de 85, estações como Terra Nova, E.Leal, Turiaçu, T.Santos, Encantado, Rocha e Herédia de Sá ainda estavam lá como se existissem e não era verdade.
O problema pode estar na atualização dos guias, por isso acho que é um mosaico de um intervalo de tempo qualquer.

Os mapas da SMU mostram que na década de 10, não existiam as ruas de Maria da Graça okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 22:32

Vamos botar lenha na fogueira:
Adenilson escreveu:Dado.
Para mim as variantes coexistiram durante um certo tempo. Acho que você se lembra quando discutimos isso.
Sim, claro
Agora fica perfeitamente Claro o nome diferente de duas estações para o mesmo bairro.
Pilares e Cintra Vidal tem nomes diferentes, pois coexistiram.
O mesmo aplica-se a Liberdade e Del Castilho e Madureira e Magno.
Como eu expliquei para o Nando acima, acho que pelo menos até 1907 ou 1910, a variante antiga "via João Ribeiro" coexistiu com a de Inhaúma desde 1898, mas tenho que ver contigo se com tráfego ou não, pois acho que você já tinha postado ou comentado algo assim.
Vou pesquisar isso ... tem tempo que não vejo estas informações e por isso acabei esquecendo e confundindo algumas informações, como a que o Nando bem lembrou: as duas linhas da EFRdO coexistindo até 1929, segundo o mapa que postei, e não só até 1922, como citei pouco acima
Tanto é que as pessoas hoje chamam Cintra Vidal de Pilares, mas o nome Pilares original veio com a Rio D'ouro antes da melhoramentos.
Exatamente !
Dado, eu não tinha reparado os nomes de Benfica e Alegria, mas aproveitando o link da minha explicação misturada com chute mrgr , Alegria ficava em Benfica (bairro), mas quando a original estação Benfica (E.F.Norte) foi erradicada, as pessoas passaram a chamar Alegria de Benfica e/ou a parada foi rebatizada.
Voltei em nossas postagens e localizei aquela planta da SMU, mostrando a Parada Benfica da EF do Norte, com a coitada já abandonada:
Imagem
Destaque:
Imagem
Agora, de que ano é esta planta ??? 1911! Mas me parece que a estação já estava abanonada desde 1904 ...
Abaixo, segue o mapa de 1922 que postei há algum tempo, com a estação (da EFRdO) nomeada como Estação Benfica:
Imagem
Foto atual do exato local onde ficava esta parada:
Imagem
E abaixo, dois mapas mostrando a mesma estação, mas com o nome de Parada "Alegria"
Imagem

Imagem
Este último está armazenado no seguinte link, abrangendo uma área maior do que a mostrei acima:
http://www.4shared.com/photo/ym4NavMl/P ... e_Jan.html
Curiosamente, este é o segundo mapa que vejo que mostra um triângulo de linhas e tráfego mútuo entre a EFRdO e a EF do Norte ...


(...)
Este mapa postado pelo Carlos é muito parecido com alguns que tenho ... seria uma continuação, pois só tenho eles mostrando a parte "turística" do Rio (Zona sul, centro e parte da zona norte, às vezes nem isso ...) ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 22:40

Agora um detalhe ... estou desconfiado de que a Parada Benfica (ou Bemfica ?!) da EF do Norte teve tráfego mútuo com a EFRdO ... lembram-se desta mensagem que postei em 12 de setembro de 2010 ?

Diário Oficial de 02-10-1904:

"De ordem do Sr. Dr. Inspector geral previno ao publico que a Estrada de Ferro Rio d'Ouro, por occasião das festas de Nossa Senhora da Penha, que terão logar nos domingos do mez de outubro, terá trafego mutuo com a Companhia Cantareira e Viação Fluminense, para a condução dos festeiros ao arraial da Penha, assim como fará trafego extraordinario de trens, partindo da estação inicial de Ilha das Moças, da Linha Auxiliar, antiga Melhoramentos, para o Largo da Penha, fazendo esses trens paradas na rua de São Christóvão (Maracanã), Mangueira, Bemfica, Praia Pequena, Liberdade, Inhaúma, Engenho do Matto e Vicente de Carvalho.
Somente haverá passagens de ida e volta pelo preço de 2$000.
Nos domingos de festa, ficam suprimidos os trens de passeio ao interior."


O que acham ? Além do tráfego mútuo, parece que a estação BEMFICA ainda funcionava em 1904 ...

Vamos começar com as dúvidas ... assim eu não durmo ! ! !

:Y: =o o0 :O
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 23:10

Dado,
Sem querer atrapalhar o seu sono :^:
É possível sim a utilização de Benfica pela Rio D'ouro, pois a sua interseção com a linha do Norte parece um triângulo de reversão.

Agora sobre a variante antiga ter existido até 1929, permita-me uma ressalva, pois dentre os vários documentos que postamos aqui, incluem-se fotos.
Acho que a imagem mais antiga que postei de Pilares foi antes de 1928 e já não havia sinais de trilhos da variante antiga, lembra?

Se algum mapa constou essa variante deve ter sido a velha e boa preguiça de atualização do mesmo.

Abraço a todos.

P.S: Que ótimo que o fórum está esquentando de novo brb
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Jan 2011, 23:13, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 23:13

Pessoal,
Me ocorreu algo.
Essa parada São Francisco tem o mesmo nome do cemitério.
Será que não era uma parada entre Rua Bella e o terminal do Cajú?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 23:17

Adenilson escreveu:Pessoal,
Me ocorreu algo.
Essa parada São Francisco tem o mesmo nome do cemitério.
Será que não era uma parada entre Rua Bella e o terminal do Cajú?
Sim, Adenilson !
Algum documento que postei aqui falava sobrfe essa parada São Francisco, e na ordem que foi descrita, ficava entre o Caju e a Rua Bella.
Mas infelizmente, nenhum mapa (até agora) mostra a posição desta estação ...

Agora você lembrou bem, e muito bem diga-se de passagem, da foto do Largo de Pilares que você postou aqui no fórum, foto feita em 1928. Realmente não havia linha ferroviária passando por ali nesta época ... temos que reconsiderar algumas datas, então ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 23:28

É Dado e galera.
Eu me lembrei disso, mas enfatizei a relação da parada com o cemitério.
Quem sabe uma parada para alguma entrada lateral existente na época.

Outra coisa, você foi ao AGCRJ e viu um mapa de 1908 onde a linha antiga estava interrompida antes de chegar à linha auxiliar, isso já na "futura João Ribeiro", lembra?

Será que ali seria um indício da erradicação do trecho?

Abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jan 2011, 10:47

Adenilson escreveu:É Dado e galera.
Eu me lembrei disso, mas enfatizei a relação da parada com o cemitério.
Quem sabe uma parada para alguma entrada lateral existente na época.

Outra coisa, você foi ao AGCRJ e viu um mapa de 1908 onde a linha antiga estava interrompida antes de chegar à linha auxiliar, isso já na "futura João Ribeiro", lembra?

Será que ali seria um indício da erradicação do trecho?

Abraço.
Talvez ... eu achei muito estranho isso, a linha parava de repente, antes de cruzar a Linha Auxiliar. Será que houve algum acidente natural que obstruiu a linha ? Curiosamente também, lembro que em dois mapas que vi no AGCRJ havia um pátio ou bifurcação de linhas, não me lembro se era em Henrique Scheid ou José dos Reis. Provavelmente era na junção da linha com o ramal para as oficinas do Engenho de Dentro, sendo assim, em Henrique Scheid. Outra coisa: me lembro que em algum documento falava que havia composições que saíam de Francisco Sá, seguia até o Engenho de Dentro, entrava na linha das oficinas e seguia para Inhaúma ! ! ! Que confusão ... mas agora vejo que isso seria perfeitamente possível,e talvez possa ter sido utilizado em virtude de obras, remodelação da linha ou algum acidente em algum trecho da estrada de ferro.

Estou pesquisando nos Diários Oficiais pra ver se encontro algo interessante ... mas por enquanto o que deu pra ver e adianto aqui é que a burocracia naquela época já era absurda (ou então era má intenção): levou-se mais de 11 anos (1906-1917) para entrar em vigor um decreto de compra de dormentes para manutenção da ferrovia ! ! ! nnoo
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jan 2011, 17:06

Pessoal, estou descobrindo muuuuuuuuuuuuuuita coisa, este tópica vai pegar fogo rsrsrsrsrs, mas tem uma coisa que está me encafifando: qual a diferença de uma estação para uma parada ?

A meu ver, apenas esteticamente via algumas diferenças, assim como devido a importância e movimento. Uma estação teria mais importância e movimento do que uma "simples" parada, certo ?

Contudo, em dversos relatórios ministeriais que tenho visto, determinados locais são classificados ora como paradas, ora como estações. Neste contexto incluiram Irajá e Vicente de Carvalho, que na época da inauguração podem não ter tido muito movimento ou uma sólida construção, mas até São Pedro (Jaceruba), uma estação terminal, é classificada como "Parada".

Mais tarde voltarei aqui com muita coisa reveladora. Como no momento estou desempregado, tive tempo para me aprofundar na leitura de relatórios e diários oficiais antigos. Vou resumir as informações para não me alongar muito, ok ?

Aguardem ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jan 2011, 21:24

Vamos lá !

Pessoal, estive no final da noite de ontem e boa parte do dia de hoje esmiuçando Diários Oficiais e Relatórios Ministeriais do final do século XIX e início do século XX. Os links são http://www.jusbrasil.com.br e http://www.crl.edu respectivamente, para quem quiser dar uma olhada. Como estive na casa da minha noiva por todo o dia de hoje, vou postar apenas as informações que consegui nos Relatórios Ministeriais, visto que foi o que pesquisei por aqui e os Diários Oficiais ficaram armazenados lá em casa ... mas vocês vão ver que as informações dos Relatórios já são suficientes para esclarecer muita coisa.

Pesquisei os Relatórios Ministeriais da Indústria, Viação e Obras Públicas apenas entre os anos de 1893 e 1900, por dois motivos:
1-Cada relatório tem em média, entre 350 e 500 páginas, e nem sempre o texto referente a EFRdO está na seção "Estradas de Ferro" e sim na seção de "Obras Públicas", "Inspetoria de Obras" etc ... sendo assim, tenho que descobrir em que seção estão as informações, o que dá um baita trabalho ...
2-No site http://www.crl.edu consta relatórios apenas a partir de 1893. Não sei se o ministério não existia antes deste ano, ou se os relatórios anteriores não foram digitalizados. Por outro lado, parte da pauta deste relatório pode ser encontrado em relatórios do Ministério da Agricultura (!!!) anteriores a 1893. Depois que examinar todos os relatórios do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, vejo os relatórios de outros ministérios.

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jan 2011, 23:25

Vou postar os anos dos relatórios e as informações mais importantes. Assim dou uma enxugada no material ...
Peço encarecidamente aos amigos pesquisadores que GUARDEM estas imagens ... vira e mexe acontece algo e perco o material salvo, me deixando totalmente perdido em relação a informações e datas ...
:O

Vou postar as imagens dos relatórios e colocarei minhas dúvidas e comentários em vermelho:

1893

Imagem
Nesta página diz que havia 2837 metros de linha concedidos a particulares ... como assim ?


1894

Imagem
No texto diz "Foi construída nova via entre Inhaúma e Engenho do Matto, numa extensão de 4436 metros, com immensa vantagem sobre a antiga."
Neste caso o que devemos concluir ? Que existia a linha original da EFRdO, pela Av.Suburbana, e em 1894 ...
1-Foi construída uma linha entre Inhaúma (via ramal para as oficinas do Engenho de Dentro) ou ...
2-Foi adicionada outra linha a uma já existente, entre Liberdade e Engenho do Mato ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jan 2011, 23:43

1895

Imagem
Várias informações, de alguma relevância

1896
Agora começa a ficar bom ...
Imagem
Pontos a se destacar:
1-Em 1 de abril foi inaugurada a estação S.F.Xavier, e depois vocês vão ver que este pequeno ramal da EFRdO partia de Benfica e pretendia chegar à Gamboa, Praia Formosa ou São Diogo. Entretanto, a Cia.Melhoramentos no Brazil barrou o projeto. Este ramal passou a se chamar "Ramal São Francisco" e não "Ramal Anna Nery" como conhecemos, o mesmo caso da estação inicial deste ramal. Sendo assim, existiram 3 estações São Francisco Xavier (EFCB, EFRdO e EF do Norte) !
2-A 13 de junho iniciou-se o serviço das paradas do entroncamento,
(Onde seria esta parada ???), Pillares, Colegio, Coqueiro, Itaipú, Retiro, Cachoeira, Santo Antonio e Barreira. No site "Estações Ferroviárias", a data citada é a de abertura do tráfego de passageiros na linha, ou seja, em 15 de janeiro de 1883.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes