Re: Linha 7/A
Enviado: 12 Out 2009, 19:49
Estava tão distraído com a paisagem rural do Jaraguá que nem vi o "marco" inicial da obra!
Rodrigo Leste 4 escreveu:HGPFILHO escreveu:Opa, mais uma estação começando a se formar. Valeu Vadim pelo Registro. Sugiro em breve abrirmos um topico "Vila Aurora ( em construção)
Horácio, pode deixar que eu fico com a responsabilidade de abrir este tópico, postando as minhas fotos, que tirei no local também. Aliás eu sugiro, reservarmos um dia, para reunirmos uma turma para podermos conferir dia a dia a evolução das obras.
O que você acha?
Eu peguei a L7 hoje e a coisa tava feia o.OVHarlamov escreveu:L7 hoje estava uma beleza ! Intervalos curtos, trens permanecendo na Luz não mais que 2 min... Acredito que seja devido à (quase) ausência de cargueiros na linha hoje, possivelmente devido à manutenção na L10.
Certo, da próxima vez eu conto com a falta de confiabilidade do intervaloTiago Costa escreveu:Mas aí foi um trem que demorou 19 minutos. Não significa que o intervalo estava em 20 minutos.
Sergio Silva escreveu:Linha 7 - Rubi
Nomes anteriores:
Linha A - Marrom
Linha Noroeste
Histórico de admnistrações:
1867-1946 - SPR (São Paulo Railay Company)
1946-1957 - EFSJ (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí)
1957-1994 - RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA)
_____1957-1969 - RFFSA - EFSJ
_____1969-1975 - RFFSA - 9ª divisão: Santos-Jundiaí
_____1975-1984 - RFFSA - SR4: São Paulo (Super-intendência Regional 4)
_____1984-1994 - RFFSA - CBTU/STU-SP (Companhia Brasileira de Trens Urbanos/Super-intendência de trens urbanos São Paulo)
1994-hoje - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Extensão: 60,492 km; 38,969 (LUZ - FMO); 21,523 (FMO - JUN)
Estações: 17 (13 + 4)
Passageiros/dia: 340 mil
Intervalo: de 7 a 20 minutos (LUZ - FMO); de 22 a 30 minutos (FMO - JUN)
Tempo de viagem: 53 minutos (LUZ - FMO); 25 minutos (FMO - JUN)
Integrações: Barra Funda (linhas 3 e 8) e Luz (linhas 1, 10 e 11)
Cidades atendidas/cortadas: São Paulo (distritos de Bom Retiro, República, Sé, Santa Cecília, Barra Funda, Lapa, Pirituba, Jaraguá e Perus), Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí
Passagens de nível: 4 (Água Branca, Jaraguá, Caieiras e Franco da Rocha), todas sinalizadas. Com a construção de viaduto, a passagem de nível de Jaraguá será eliminada.
Túneis: 1 (Botujuru, com cerca 800 metros de extensão)
Pontes: 1 (Rio Tietê, entre Piqueri e Lapa)
Bitola: 1600 mm
Alimentação elétrica: Rede Aérea, 3000 Vcc (Volts em Corrente Contínua)
_____Subestações elétricas: 5 (Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Caieiras, Tietê, Pari)
_____Cabines de Seccionamento e Paralelismo: 5 (Botujuru, Franco da Rocha, Camarões, Vila Clarice, Nothmann)
Média de plataformas/estação: 2,5
Pátios: 2 (Lapa e Luz)
Maior rampa: entre 2% e 3%, no trecho Pirituba - Vila Clarice - Jaraguá
Velocidades Máximas:
_____90 km/h para os trens metropolitanos
_____60 km/h para cargueiros
_____45 km/h nos trechos de passagem de nível
_____40 km/h nos travessões
_____30 km/h na área do pátio/estação Luz
_____20 km/h nos travessões perto do pátio/estação Luz
Códigos de velocidade do ATC:
_____VMA (Velocidade máxima autorizada) (90 km/h)
_____VL (50 km/h)
_____VR (25 km/h)
Freqüencia de operação do ATC: 60 Hertz
Mão de direção: inglesa
Quantidade de vias: 4 entre Luz e Barra Funda, 3 entre Barra Funda e Pirituba, 2 (5) entre Pirituba e Jundiaí.
Maior distância entre estações: 6,41 km, entre Jaraguá e Perus
Menor distância entre estações: 1,68 km, entre Lapa e Água Branca
Distância média: 3,78 km (toda a linha); 3,25 km (LUZ - FMO); 5,38 km (FMO - JUN)
Estação de maior altitude: Jaraguá (814 metros acima do nível do mar)
Estação de menor altitude: Jundiaí (707 metros acima do nível do mar)
Ponto mais alto da linha: Túnel de Botujutu (aprox. 840 metros acima do nível do mar)
Estação de maior demanda (1): Francisco Morato, 34 mil embarques/dia
Estação de menor demanda (2): Botujuru, 1,3 mil embarques/dia
Estação de menor demanda (3): Vila Clarice, 2,7 mil embarques/dia
Estações mais antigas: Luz, Água Branca, Perus, Francisco Morato e Jundiaí, abertas em 16/02/1867
Estação mais nova: Piqueri, aberta em junho de 1960
Prédio mais antigo: Perus, datado de 1867
Prédio mais novo: Barra Funda, aberto em 17/12/1988
Trecho de maior carregamento: Piqueri - Lapa
Trens usados: Séries 1100 e 1700 (LUZ - FMO); Séries 1100, 1400, 1600 e 1700 (FMO - JUN)
Formação dos trens:
_____8 carros - Série 1700 nos trecho Luz - Francisco Morato e Luz - Jundiaí (4)
_____6 carros - Série 1100, em toda a linha
_____4 carros - Série 1700, no trecho Francisco Morato - Jundiaí
_____3 carros - Séries 1400 e 1600, no trecho Francisco Morato - Jundiaí
Quantidade de trens usados no trecho Luz - Francisco Morato:
_____Pico da manhã (intervalo de 8 minutos): 17 trens (14 "normais" + 3 estratégicos)
_____Pico da tarde (intervalo de 7 minutos): 15 trens
_____Horário Vale (intervalo de 12 minutos): 10 trens
_____Horário Vale (intervalo de 15 minutos): 8 trens
_____Horário Vale (intervalo de 20 minutos): 6 trens
Quantidade de trens usados no trecho Francisco Morato - Jundiaí:
_____Intervalo de 22 minutos: 3 trens
_____Intervalo de 30 minutos: 2 trens
Frota atual de trens: 48 TUEs, permitinho a formação de até 23 trens de 6 e 8 carros
_____Série 1700: 25 TUEs de 4 carros, totalizando 100 carros
__________numeração dos carros motores de 1701 a 1750, e dos reboques de A701 a A750
_____Série 1100: 22 TUEs de 3 carros, totalizando 66 carros
__________numeração dos carros motores de 1101 a 1123, e dos reboques de 1201 a 1223, e de 1301 a 1323
__________o carro motor 1103 não faz parte da frota (acidente de Perus). Seus reboques (1203 e 1303) estão parados no pátio da Lapa
_____Série 1600: 1 TUE de 3 carros. Os outros trens dessa série estão rodando na linha 11.
__________numeração do TUE: 1611 - A611 - B611
Siglas das estações, no padrão metropolitano:
LUZ - Luz
Barra Funda - Barra Funda
ABR - Água Branca
LPA - Lapa
PQR - Piqueri
PRT - Pirituba
VCL - Vila Clarice
JRG - Jaraguá
PRU - Perus
CAI - Caieiras
FDR - Franco da Rocha
BFI - Baltazar Fidélis
FMO - Francisco Morato
BTJ - Botujuru
CLP - Campo Limpo Paulista
VPL - Várzea Paulista
JUN - Jundiaí
__________________________________________________
Obs.:
(1) todas as estações, com exceção de Luz e Barra Funda
(2) toda a linha
(3) somente trecho Luz - Francisco Morato
(4) os três primeiros trens que partem de Jundiaí seguem para Luz sem baldeação, e os três últimos que partem de Luz seguem para Jundiaí, também sem baldeação.
(5) alguns trechos possuem 3ª via, mas somente entre estações: PRU-JRG, CAI-FDR, CLP-VPL
Aqui há um erro, a maior rampa é em Botujuru.Maior rampa: entre 2% e 3%, no trecho Pirituba - Vila Clarice - Jaraguá