Bom, voltando ao assunto, estive no AGCRJ e vi algumas fotos aéreas.
Seguem abaixo as informações.
Estação: MARIA DA GRAÇA:
ANO: 1928.
FOTO: Aérea.
Folha: nº57.
Vi uma foto da estação em 1928 meio confusa como se o local ainda estivesse em obras. O terreno no local parecia "remexido" e o prédio já existia. Não deu para ver muitos detalhes sobre duas plataformas, mas me pareceu que havia somente uma.
Havia muito mato na região.
Só para complementar essa folha abrangia a parte onde deveria estar a estação Venda Grande, mas não vi nada que parecesse uma estação, mas sobre esse asssunto, vou tecer detalhes depois.
Estando no AGCRJ, fiz o que chama de pesquisa periférica, a qual aconselho a vocês fazerem, que é não procurar diretamente pelo seu "alvo", mas sim buscar algo próximo a ele.
Verifiquei uma foto onde nela há a construção da escola Pernambuco em Maria da Graça.
Quando eu estive lá há dois anos, eu procurei a estação, mas me confundi em relação à posição da escola e não a achei.
Ao saber disso, desta vez que fui ao Arquivo Geral mais preparado e vi a foto novamente e a estação estava lá na minha frente.
A foto estava nítida e pude ver que era a estação. Ao procurar a foto no Portal Augusto Malta, verifiquei que a foto estava lá também, mas com uma resolução horrível.
De qualquer forma, segue a foto tirada em 1934 com a devida explicação.
A escola em construção está bem no meio da marca d'água e localiza-se na Conde de Azambuja, que é o lado da ex- General Eletric, portanto o fotógrafo que bateu a foto antes da linha férrea a bateu estando do lado da outrora Avenida Suburbana.
Resumo: Vendo a foto abaixo, Vieira Fazenda está a esquerda e Del Castilho para a direita.
ANO:1934.
A estação tinha apenas 6 anos de existência, mas a plataforma já parecia bem maior que a que vi na foto de 1928.
A seta verde limão indica um pequeno prédio que deveria ser a bilheteria e a lilás indica o final da parede.
A partir daí, a estação sai do enquadramento e não dá para ver sua continuidade, mas esse prédio sim se parece muito mais com o apontado no croqui que o tal galpão.
A seta vermelha indica o restante da plataforma, toda ela descoberta com exceção da tal "casinha" a direita, e como disse antes, aparentemente bem mais comprida que a foto de 1928.
Vejam a foto abaixo das linhas entre as estações Maria da Graça e Del Castilho segundo o Portal Augusto Malta e postada por mim. A foto é datada de 1925.
Vi a foto de 1928 e não haviam 4 linhas, então devo concluir que a foto abaixo não é da região ou a foto é na realidade de 1935?
De qualquer forma houve um período ali com 4 linhas. Vejam o lotação abaixo passando em Maria da graça em algum dia de 1955 e o que está escrito na sinaleira.
Agora segue abaixo a matéria postada pelo Dado mostrando em primeiro plano o fotógrafo na estação de Del Castilho da Rio D'ouro e ao fundo a estação de Maria da Graça, agora com um telhadinho ao longo da plataforma que não existia em 1934.
A foto abaixo é de 1948.
Reparem na 3ª foto, mais a direita da sequência abaixo, e na direção da cabeça da mulher que espera o trem está o prediozinho da bilheteria da estação Maria da Graça da auxiliar original e que está na foto de 1934.
Agora na foto do Ermakoff que mandei para o Ralph, segue a estação no final dos anos 50 ou início dos 60. O ângulo é praticamente o mesmo da foto acima e o fotógrafo está virado mais para Del Castilho.
Assim que conversei com o Dado sobre essa foto opinei que a estação da Rio D'ouro parecia recém construída ou recém reformada.
Vendo a foto de 1948 vejo uma estação meio deteriorada.
Provavelmente isso aconteceu.
A estação "tomou um banho de loja".
Mais ao fundo vejam pilares de concreto onde deveria estar a estação da auxiliar. Será que a velha cobertura com pilares de madeira estava sendo substituída por pilares de concreto?
O que me estranha é que parecem altas demais e muito próximas uma das outras.