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Material Rodante - Metrô de Brasília

Enviado: 06 Jul 2008, 01:31
por HGP
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O pouco que sei é que são uma série inicialmente da Mafersa e após da Alstom, semelhantes há alguns trens do Metrô do Rio de Janeiro... São arredondados, com espaçõ interno maior obtido pelo uso de bancos solitários, com portas também proporcionalmente maiores em largura.



Dados técnicos - Mafersa 1991

Material da Caixa: Aço inoxidável

Altura máxima externa da caixa: 3.663mm

Altura do piso acabado: 1.113mm

Altura do engate: 655mm

Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate
: 52.000kgf

Carga no anti-encavalamento: 100.000kg

Tipo de armação dos truques: "H" rígido

Diâmetro das rodas: 820mm

Bitola: 1.600mm

Suspensão Primária: Chevron

Suspensão Secundária: Bolsa de ar

Tipo de freio de atrito: A disco

Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem

Raio mínimo vertical: 500m

Raio mínimo horizontal:
Operacional
: 300m

Em pátios: 150m

Formação do trem:
Mínima (trem unidade):
A + A

Máxima: A + 4B + A

Operação/Controle do trem: Manual / MCS

Velocidade máxima operacional: 80 km/h

Aceleração máxima: 1,12 m/s2

Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2

Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2

Peso na condição de tara:
Carro tipo "A"
: 40.300 kgf

Carro tipo "B": 39.500 kgf

Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A":
44

Carro tipo "B": 52

Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281

Carro tipo "B": 307

Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc

Método de captação: 3° trilho

Tração:
Tipo de controle
: Chopper

QTDE de motores (trem de 6 carros): 24

Potência por motor: 190 hp / 375 V

Freio motor: Reostático / regenerativo

Sistema de freio pneumático: M-148

Fonte auxiliar:
Tipo:
Inversor estático

Tensão: 380 Vca 30/60Hz

Tensão auxiliar: 48 Vcc

Bateria:
Tipo:
Chumbo Ácida

Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.

Número de elementos: 22

Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores

Capacidade: 150 trocas/h

Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada

Iluminação: Fluorescente

Comunicações: Com centro operacional e passageiros

Engate entre carros do trem:
Mecânico
: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1

Elétrico: Jumpers

Pneumático: Mangueiras

Engate nas extremidades do trem:
Mecânico
: Automático (mec. + pneum.) FSB N1

Pneumático: No acoplamento mecânico

Portas:
QTDE. por laterais
: 3

Largura livre: 1.870mm

Altura livre: 1.870mm

Tipo de macanismo: Pneumático / Superior

Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A":
Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros

Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.


Exterior


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Interior


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Fotos postadas pelo Vinicius


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Fotos postadas pelo Landrail


Máscara
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bloqueios

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Máscara e lateral

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Lateral

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interior

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Painel
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Detalhe do truque

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Lateral do trem estacionado na oficina de águas claras
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colaboraram neste tópico : ErickUT440R ( dados técnicos), espartano, HGP, Vinicius e metropolitano ( fotos)

Enviado: 15 Nov 2008, 23:06
por Landrail
Muito bom, eu ainda não tinha visto esse tópico do material rodante do metrô de Brasília, com o tempo nós podemos adicionar mais infomações.

Enviado: 24 Fev 2009, 12:47
por Espartano_bsb
Olá pessoal!

Estou postando esta foto apenas para testar... É uma das minhas preferidas...

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Essa foto foi tirada por mim da Estação Águas Claras... Ao fundo alguns prédios do bairro Águas Claras...

Enviado: 24 Fev 2009, 12:54
por HGP
Valeu espartano!

Enviado: 26 Fev 2009, 21:31
por Erick_UT440R
Bom, após verificar em meus arquivos, achei um catálogo oficial da Mafersa, editado na época do início da fabricação dos trens (1991). Segue abaixo as características técnicas do veículo:

Material da Caixa: Aço inoxidável
Altura máxima externa da caixa: 3.663mm
Altura do piso acabado: 1.113mm
Altura do engate: 655mm
Requisitos básicos de compressão:
Carga no engate: 52.000kgf
Carga no anti-encavalamento: 100.000kg
Tipo de armação dos truques: "H" rígido
Diâmetro das rodas: 820mm
Bitola: 1.600mm
Suspensão Primária: Chevron
Suspensão Secundária: Bolsa de ar
Tipo de freio de atrito: A disco
Tipo de ligação caixa/truque: Barra de ancoragem
Raio mínimo vertical: 500m
Raio mínimo horizontal:
Operacional: 300m
Em pátios: 150m
Formação do trem:
Mínima (trem unidade): A + A
Máxima: A + 4B + A
Operação/Controle do trem: Manual / MCS
Velocidade máxima operacional: 80 km/h
Aceleração máxima: 1,12 m/s2
Desaceleração máxima de serviço: 1,2 m/s2
Desaceleração de emergência: 1,5 m/s2
Peso na condição de tara:
Carro tipo "A": 40.300 kgf
Carro tipo "B": 39.500 kgf
Capacidade de passageiros sentados:
Carro tipo "A": 44
Carro tipo "B": 52
Capacidade de passageiros em pé (condição 8 P/m2):
Carro tipo "A": 281
Carro tipo "B": 307
Alimentação de energia:
Tensão: 750 Vcc
Método de captação: 3° trilho
Tração:
Tipo de controle: Chopper
QTDE de motores (trem de 6 carros): 24
Potência por motor: 190 hp / 375 V
Freio motor: Reostático / regenerativo
Sistema de freio pneumático: M-148
Fonte auxiliar:
Tipo: Inversor estático
Tensão: 380 Vca 30/60Hz
Tensão auxiliar: 48 Vcc
Bateria:
Tipo: Chumbo Ácida
Capacidade: 140 Ah em descarga de 10 hs.
Número de elementos: 22
Tratamento de ar no salão:
Tipo: Ventilação forçada e exaustores
Capacidade: 150 trocas/h
Tratamento de ar na cabine: Ventilação forçada
Iluminação: Fluorescente
Comunicações: Com centro operacional e passageiros
Engate entre carros do trem:
Mecânico: Barra de ligação (mec. + pneum.) FSB N1
Elétrico: Jumpers
Pneumático: Mangueiras
Engate nas extremidades do trem:
Mecânico: Automático (mec. + pneum.) FSB N1
Pneumático: No acoplamento mecânico
Portas:
QTDE. por laterais: 3
Largura livre: 1.870mm
Altura livre: 1.870mm
Tipo de macanismo: Pneumático / Superior
Diferenças básicas entre os carros:
Carro tipo "A": Com cabine de comando, sistema ATC / ATP, sistema de rádio, bateria e centro de controle de comunicação com passageiros
Carro tipo "B": Sem os equipamentos acima.

<O>

:X:

Enviado: 26 Fev 2009, 21:43
por HGP
Valeu Erick!

Enviado: 26 Fev 2009, 21:44
por Vicente
Aê, Erick!!!
Agora, já temos os dados técnicos do metrô- Brasília!!!
<O>

Enviado: 26 Fev 2009, 23:50
por Lopes
Valeu mesmo!!!

Obrigado!


<O>

Enviado: 27 Fev 2009, 00:19
por Espartano_bsb
Pessoal,

Consegui um contato com alguém da parte de manutenção do Metrô-DF que gentilmente se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre essa parte das características técnicas dos veículos, inclusive dos novos 12 novos trens que estão sendo licitados. Mas ele me pediu para especificar quais características eu gostaria de saber... Bem... Alguém poderia relacionar as informações mais interessantes para vocês? Seria essas mesmas que o erick_UT440R postou? Só não dá para abusar senão eu perco o informante!!! rsrs

No aguardo...

Abraço

Uma dúvida.

Enviado: 27 Fev 2009, 00:47
por André Aquino
São duas linhas no Metro. Elas tem vias separadas ou compartilham as mesmas vias?

Eu tive a oportunidade de entrar em um carro destes. Foi, se não me engano, em 1998 na Estação Júlio Prestes.


tnk

Re: Uma dúvida.

Enviado: 27 Fev 2009, 01:10
por HGP
André Aquino escreveu:São duas linhas no Metro. Elas tem vias separadas ou compartilham as mesmas vias?

Eu tive a oportunidade de entrar em um carro destes. Foi, se não me engano, em 1998 na Estação Júlio Prestes.


tnk




Andre as linhas formam um Y, de maneira que o trecho comum de Central e Aguas Claras serve as linhas verde e laranja - mesma via. Os trens vem alternados para Ceilãndia (verde) e Samambaia ( laranja), sendo que a separação/junção dos braços se dá em aguas claras.




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Enviado: 27 Fev 2009, 07:57
por Espartano_bsb
Espartano_Brasília escreveu:Pessoal,

Consegui um contato com alguém da parte de manutenção do Metrô-DF que gentilmente se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre essa parte das características técnicas dos veículos, inclusive dos novos 12 novos trens que estão sendo licitados. Mas ele me pediu para especificar quais características eu gostaria de saber... Bem... Alguém poderia relacionar as informações mais interessantes para vocês? Seria essas mesmas que o erick_UT440R postou? Só não dá para abusar senão eu perco o informante!!! rsrs

No aguardo...

Abraço

Alguém arrisca? Posso repetir oe quesitos apontados pelo erick_UT440R? Ninguém tem mais nenhuma dúvida?

Enviado: 27 Fev 2009, 08:37
por Vicente
Espartano,
O Erick conseguiu os dados completos dos TUE's. Se você conseguir tudo o que ele conseguiu, tá bom demais!
Caso não consiga, veja os dados desse tópico, levantados do trem da L1
do metrô de SP, pra ter uma idéia:

http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1344&start=0

okk

Obrigado pela iniciativa!

Enviado: 27 Fev 2009, 12:58
por Gustavodc
Eu já vi uma foto da cabine desses trens e não sei se já foi respondida.
Mas, como elas são parecidas com os trens da L3 daqui de SP, não teria, no manípulo de modalidade, um espaço para o ATO?

Enviado: 27 Fev 2009, 13:24
por Erick_UT440R
^^ Gustavo, os trens do Metrô DF possuem a alavanca de modalidade (Manual / MCS / ATO), na mesma posição dos trens da Linha 3 - Vermelha do Metrô de São Paulo.

Porém, a alavanca encontra-se travada, sendo possível a movimentação da mesma apenas entre as posições Manual e MCS. Entretanto, na licitação para a aquisição de novos trens, o ganahdor deverá também isntalar o sistema ATO tanto nos trens (frota atual e nova), assim como os equipamentos necessários na via permanente!

<O>

Enviado: 27 Fev 2009, 13:56
por Lopes
Onde está a foto da cabine dele??


A Motorização dos trens de Brasíla são parecidos com os da Linha 3?

Enviado: 27 Fev 2009, 14:47
por Erick_UT440R
Lopes escreveu:A Motorização dos trens de Brasíla são parecidos com os da Linha 3?
Lopes, a motorização dos trens do MDF é bem parecida com as dos trens do MSP... A quantidade de motores (04 motores por carro). Seguem alguns dados comparativos:

Potência global do trem (MDF - 04 carros) - 2236 kW
Potência global do trem (MSP Milênio - 06 carros) - 3360 kW

Porém, o peso do trem (na consição de tara) é esse:

Peso MDF - 04 carros: 157,8 ton.
Peso MSP Milênio - 06 carros: 229,4 ton.

Portanto, com esses valores obtemos as seguintes relações:

MDF - 14,17 kW / ton.
MSP - 14,65 kW / ton.

Assim, é possível atingir a velocidade de 80 km/h em um tempo de aproximadamente 33 segundos, o que é uma exigência de projeto adotada pelo MEtrô São Paulo e também utilizada pelo Metrô do Distrito Federal. :lol:

<O>

Re: Material Rodante - Metrô de Brasília

Enviado: 08 Mai 2010, 07:56
por Igor Isaias Banlian
Vou postar umas fotos de um amigo meu OT do Metrô do DF, ele deu autorização para postá-las, porém não vou citar o nome dele para não "complicar" pra ele lá, hehehe! :rl:

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Link (Mirror) da imagem acima: http://img442.imageshack.us/img442/2957/cabine1.png

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Link (Mirror) da imagem acima: http://img404.imageshack.us/img404/8687/cabine1.jpg

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Link (Mirror) da imagem acima: http://img169.imageshack.us/img169/6605/cabinek.jpg

Bônus do Post (Alagamento na Linha):

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Link (Mirror) da imagem acima: http://img696.imageshack.us/img696/6648/chuvametro.jpg

Abraço,
Igor Isaias Banlian

Re: Material Rodante - Metrô de Brasília

Enviado: 08 Mai 2010, 08:03
por HGP
Valeu Igor. Fazia tempo que não movimentavamos o sub do Metrô de Brasília. Aproveita e convida seu amigo para o TGVBR também!

Re: Material Rodante - Metrô de Brasília

Enviado: 08 Jun 2010, 23:52
por Isaias
caraca esse metrô de brasilia é dez,ele tem uma leve semelhança(o modelo de trem) com o sistema do Rio.