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VLT Suzano-Mogi

Moderador: Lipe Andreense


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Francis
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VLT Suzano-Mogi

Mensagem não lida por Francis » 11 Jul 2008, 19:19

A idéia causa, a princípio, certa aversão (pelo menos causou há algum tempo, quando soube, a mim). Mas é a solução que a própria prefeitura de Mogi apóia, pois é a cidade que mais sofre com passagens de nível e com a segregação urbana causada pela via férrea, além de ser uma opção que comporta a demanda necessária à população da região hoje, mas no futuro, pode não aguentar... e aí?
Francis.

MOGI E SUZANO SERÃO LIGADAS PELO METRÔ LEVE, INÉDITO NO BRASIL
Representantes da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, da CPTM e da Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentaram, na manhã desta sexta-feira [11/07], na Estação Mogi das Cruzes, o Metrô Leve, modelo de transporte que fará a ligação entre o município e Suzano, bem como à toda rede metroferroviária da Região Metropolitana.

Presente em cidades européias e norte-americanas, porém inédito no Brasil, o Metrô Leve é um sistema de transporte sobre trilhos, de média capacidade, cuja principal característica é a convivência amigável com o trânsito de veículos e pedestres. "Essa solução atende a duas necessidades da população: a melhoria da qualidade do transporte e da inserção urbana. É um veículo de superfície perfeitamente integrado com a cidade, eliminando as barreiras existentes", ressaltou o secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes.

Segundo Lopes, o Metrô Leve será uma das prioridades do Plano de Expansão, que estabelece investimentos da ordem de R$ 17 bilhões no transporte metropolitano, até 2010, o maior já feito no setor. Além da implantação de mais dois sistemas similares à ligação Suzano-Mogi [um na Baixada Santista e outro para a ligação da Linha 1-Azul do Metrô ao aeroporto de Congonhas, na capital], o programa tem como uma das principais metas transformar 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície.

Características
O novo transporte terá 13 km de extensão e atenderá, inicialmente, às cinco estações existentes no trecho [Suzano, Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes], interligando-se com as linhas 11-Coral e 12-Safira, a partir de Suzano. Há a possibilidade de inserção de outras paradas no percurso, conforme a necessidade de demanda, sem prejuízo ao desempenho da sua operação. O Metrô Leve dispensa o uso de barreiras físicas, como cancelas, permitindo o cruzamento em nível com viários.

A ligação entre as duas principais cidades da região do Alto Tietê será feita por trens modernos e confortáveis com capacidade para 400 passageiros, dotados de ar-condicionado, música ambiente, piso rebaixado, itens de acessibilidade, entre outros. O sistema pode operar, na sua plenitude, com intervalos de até 3 minutos entre as composições, permitindo transportar 15 mil usuários por hora no pico, por sentido, ou 30 mil nos dois sentidos, quase dez vezes mais o carregamento atual do trecho.

O presidente da CPTM, Álvaro Armond, destacou que, de tudo o que foi discutido nos últimos anos, a solução "é a que melhor se encaixa" para resolver as necessidades da cidade e dos usuários de Mogi das Cruzes. "Ela articula o privado, a prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria e da CPTM. Todas as coisas importantes que temos conseguido estão sendo feitas dessa forma e a gente confia bastante nessa solução".

Armond disse ainda que, enquanto o Metrô Leve não ficar pronto a CPTM não ficará parada. "Continuamos trabalhando para as coisas melhorarem. Os usuários já percebem que temos dois trens reformados circulando. Até o final do ano ou, no máximo, no início de 2009, este trecho terá a frota totalmente reformada".

O diretor de Planejamento da CPTM, Alberto Epifani, comparou o Metrô Leve a um camaleão. "É um sistema híbrido, ou seja, pode andar como metrô nas faixas segregadas ou igual a um ônibus articulado nas áreas centrais, porém mais silencioso, elegante e confortável", disse. "Também propicia a inserção urbana, demanda fundamental do município para não deteriorar o centro da cidade", acrescentou o diretor.

O custo estimado para a implantação do projeto é de R$ 400 milhões, com expectativa de conclusão em 2010.
Editado pela última vez por Francis em 11 Jul 2008, 19:47, em um total de 2 vezes.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Jul 2008, 19:27

Isso é ridiculo, aqui vão meus comentarios sobre o texto:

Caco, alguem não gostou da sua carta....

Hora de planejar um atentado
MOGI E SUZANO SERÃO LIGADAS PELO METRÔ LEVE, INÉDITO NO BRASIL

Representantes da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, da CPTM e da Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentaram, na manhã desta sexta-feira [11/07], na Estação Mogi das Cruzes, o Metrô Leve(já começam usando o nome "Metrô", pra conseguir a aceitação da população...), modelo de transporte que fará a ligação entre o município e Suzano, bem como à toda rede metroferroviária da Região Metropolitana.

Presente em cidades européias e norte-americanas, porém inédito no Brasil, o Metrô Leve é um sistema de transporte sobre trilhos, de média capacidade, cuja principal característica é a convivência amigável com o trânsito de veículos e pedestres. "Essa solução atende a duas necessidades da população: a melhoria da qualidade do transporte e da inserção urbana. É um veículo de superfície perfeitamente integrado com a cidade, eliminando as barreiras existentes", ressaltou o secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes.

Segundo Lopes, o Metrô Leve será uma das prioridades do Plano de Expansão, que estabelece investimentos da ordem de R$ 17 bilhões no transporte metropolitano, até 2010, o maior já feito no setor. Além da implantação de mais dois sistemas similares à ligação Suzano-Mogi [um na Baixada Santista e outro para a ligação da Linha 1-Azul do Metrô ao aeroporto de Congonhas, na capital], o programa tem como uma das principais metas transformar 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície.

Características
O novo transporte terá 13 km de extensão e atenderá, inicialmente, às cinco estações existentes no trecho [Suzano, Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes], interligando-se com as linhas 11-Coral e 12-Safira, a partir de Suzano. Há a possibilidade de inserção de outras paradas no percurso, conforme a necessidade de demanda, sem prejuízo ao desempenho da sua operação. O Metrô Leve dispensa o uso de barreiras físicas, como cancelas, permitindo o cruzamento em nível com viários.(sim, vão trocar as cancelas por semáforos)

A ligação entre as duas principais cidades da região do Alto Tietê será feita por trens modernos e confortáveis com capacidade para 400 passageiros(cada carro dos trens atuais leva 800passageiros), dotados de ar-condicionado, música ambiente, piso rebaixado, itens de acessibilidade, entre outros. O sistema pode operar, na sua plenitude, com intervalos de até 3 minutos(ou seja, os semáforos fecharão a cada 3min, para cada sentido) entre as composições, permitindo transportar 15 mil usuários por hora no pico, por sentido, ou 30 mil nos dois sentidos, quase dez vezes mais o carregamento atual do trecho.

O presidente da CPTM, Álvaro Armond, destacou que, de tudo o que foi discutido nos últimos anos, a solução "é a que melhor se encaixa" para resolver as necessidades da cidade e dos usuários de Mogi das Cruzes(não, não é a melhor, é a mais fácil, e não resolve todos os problemas). "Ela articula o privado, a prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria e da CPTM. Todas as coisas importantes que temos conseguido estão sendo feitas dessa forma e a gente confia bastante nessa solução".

Armond disse ainda que, enquanto o Metrô Leve não ficar pronto a CPTM não ficará parada. "Continuamos trabalhando para as coisas melhorarem. Os usuários já percebem que temos dois trens reformados circulando. Até o final do ano ou, no máximo, no início de 2009, este trecho terá a frota totalmente reformada".

O diretor de Planejamento da CPTM, Alberto Epifani, comparou o Metrô Leve a um camaleão. "É um sistema híbrido, ou seja, pode andar como metrô nas faixas segregadas ou igual a um ônibus articulado nas áreas centrais, porém mais silencioso, elegante e confortável", disse. "Também propicia a inserção urbana, demanda fundamental do município para não deteriorar o centro da cidade", acrescentou o diretor.

O custo estimado para a implantação do projeto é de R$ 400 milhões, com expectativa de conclusão em 2010.
RÍDICULO!!!!!!!!!!

Isso é retrocesso !!!!!!!
É diminuir a capacidade de um sistema.
É preguiça de se construir as transposições, de se levar um sistema digno até uma cidade importante do Alto Tietê
E ainda dize que não vai interferir no transito... Claro, se o VLT (é vlt não uma porra de 'metro leve') andar bem devagar...
Tem muita demanda reprimida. E ainda vão ter que baldear para chegar à São Paulo



PS: Francis, não leve a mal, ok? To revoltado é com o governo.
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 11 Jul 2008, 19:51, em um total de 2 vezes.
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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 11 Jul 2008, 19:40

Isso é uma tentativa de fazer o transporte metropolitano sobre trilhos dar lucro???isso pra mim é a mesma coisa que corredor de ônibus!!!!!
RIDÍCULO[2]!!!!!!!
Editado pela última vez por Landrail em 11 Jul 2008, 19:56, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


[D.S.R] David SR
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Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 11 Jul 2008, 19:48

É por isso que a cada dia eu odeio mais o Brasil e seus politicos. :evil:
Então....

RIDÍCULO[3]!!!!!!!
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

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L Fernandes
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Mensagem não lida por L Fernandes » 11 Jul 2008, 21:07

E é ponto para o Brasil e seus políticos fdp

Vou entrar na dança tbm:
RIDÍCULO[4]!!!!!!!

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Guilherme Pinho
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Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 11 Jul 2008, 21:36

eles vão fazer esse isso mesmo? :x



RIDÍCULO[5]!!!!!!!
Isso é retrocesso !!!!!!!
É diminuir a capacidade de um sistema.
É preguiça de se construir as transposições, de se levar um sistema digno até uma cidade importante do Alto Tietê
E ainda dize que não vai interferir no transito... Claro, se o VLT (é vlt não uma porra de 'metro leve') andar bem devagar...
Tem muita demanda reprimida. E ainda vão ter que baldear para chegar à São Paulo
concordo

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 11 Jul 2008, 21:38

Cara, eu gostaria do VLT no trecho desativado de Estudantes até Jacarei, pq nao?
agora são capazes de vender VLT e entregar VLP....


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 11 Jul 2008, 21:51

tentou-se passar a imagem de que um VLT acabaria com os problemas das passagens de nivel, o que não é verdade...é necessario acabar com as passagens de nivel da Dr. Deodato e Cabo Diogo num curto prazo...

tambem estranhei os numeros da demanda... 3 minutos -> 20 composiçoes por hora, x400 de cada composição é igual 8.000,e não 15.000...ou seja, os numeros oferecidos na materia estão em contradição... :evil:

o que posso ver como positivo é a possibilidade das areas adjacentes da linha receberem reformas urbanas e serem valorizadas ...apesar que esse processo não é de efeito imediato e pode não se concretizar...

ah, alem disso, mais uma vez o mitico ano de 2010...

aguardo melhores informações... esta materia falou muito mas pouco mostrou o que realmente sera feito


[D.S.R] David SR
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Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 11 Jul 2008, 22:22

O problema das PNs só seria resolvido se fosse feito algo parecido com isso,
Um mergulhão junto com uma ponte em nível sobre o leito rebaixado:

Trecho da Linha 2 do Metrô do Rio entre as estações Engenheiro Rubens Paiva e Acari.
Imagem
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 11 Jul 2008, 23:28

Se alguem pesquisar bem, existe uma lei definindo que a partir de 2010, as passagens de nivel deverão ser extintas, fazendo que façam passagens, abaixou ou acima do nível ,mas não no nivel. Isto ainda esta de pé?


R E N F E
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Mensagem não lida por R E N F E » 11 Jul 2008, 23:30

RIDÍCULO[6]!!!!!!!
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 16 Jul 2008, 09:49

Bom, nessa questão tem que se ouvir a população de Mogi. Eu gostaria de saber quanto foi gasto para eliminar a passagem de nível em Jaraguá aqui em São Paulo para ver o que o equivalente em Mogi das Cruzes gastaria.....


Ralph Yamaguti
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Eu não aguento! Eu não aguento! Tenho de soltar o verbo!!

Mensagem não lida por Ralph Yamaguti » 17 Jul 2008, 03:26

RÍDICULO[7]!!!!!!!!!!!!!
:evil:

Se esses vermes tiverem a petulância de inaugurarem esse projeto absurdamente descabido, vai nascer apedrejado!!!

Ficará horrível se cometerem esse erro primário com um monte de passagens de nível, sem as transposições e "semáforos".

Isso é uma vergonha!!!!!!!

É subestimar a inteligência e, principalmente, a dignidade da população mogiana.

Intimar o povo da cidade importante do Alto Tietê fazer baldeação para chegar à São Paulo é um atraso de vida, sem rapidez, sem conforto, em condições S U B H U M A N A S. E ainda um projeto, uma solução paliativa, além de reprimir a demanda, pode ficar sobrecarregadíssimo, como isso me irrita.

Não só a audiência, vale ressaltar o que realmente tem mais poder de denúncia é a IMPRENSA.

Por que Mogi das Cruzes não merece receber construção de viadutos e estações decentes?

Por que Mogi das Cruzes não merece ser contemplada com o EL, esse sim um transporte digno para os usuários da CPTM??

Por que Mogi das Cruzes não merece ser respeitada e tratada com "carinho" pelos governantes?? Será que eles não têm algum nível de inteligência e sensibilidade pela besteira de que irão cometer?

Por que fazer a população de Mogi das Cruzes de palhaça como se tivesse nascida ontem?

Fora VLT na linha 11, EL na linha 11 JÁ!!!!


Speedy256k
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Mensagem não lida por Speedy256k » 17 Jul 2008, 14:56

Não me pareceu tão ruim, não conheço o lugar. Mas intervalos menores, trens confortaveis não seriam bons ?


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Jul 2008, 15:25

Speedy128k escreveu:Não me pareceu tão ruim, não conheço o lugar. Mas intervalos menores, trens confortaveis não seriam bons ?
Essa não é a questão. Intervalos menores e trens confortáveis podem ser obtidos sem ter que transformar a linha em VLT, é só comprar trens novos e confortáveis e fechar as passagens de nível e modernizar a via, não é ?


A desculpa é que com VLT eles não precisam construir os viadutos (ledo engano) e a estrutura das estações (paradas) se torna mais barata.

Isso é desculpa sim, e não é a melhor opção para a região.
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Caco
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Mensagem não lida por Caco » 17 Jul 2008, 23:52

Nossa, pessoal, me desculpem por demorar tanto para aparecer por aqui.

Só quero esclarecer que a carta que enviei ao deputado estadual Marco Aurélio Bertaiolli (aquele que cochichou a proposta no ouvido do Serra) ainda não foi respondida. Lá se vão 48 horas e nada.

Vou preparar outra carta para a CPTM e para o prefeito municipal.

Estou também tentando contatar a Associação dos Ferroviários e uma associação de moradores de um bairro daqui de Mogi das Cruzes que também são contra à este descabimento.

XÔ, VLT!!!!!!!!!!!


Autor do tópico
Francis
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Mensagem não lida por Francis » 18 Jul 2008, 16:42

cacobianchi escreveu: Vou preparar outra carta para a CPTM e para o prefeito municipal.

Estou também tentando contatar a Associação dos Ferroviários e uma associação de moradores de um bairro daqui de Mogi das Cruzes que também são contra à este descabimento.
Se você tem estes contatos, ótimo!!! Pois só assim, com as entidades que cuidam de transporte (e não de política)e os próprios munícipes unidos pode-se reverter isso. Pelo que leio, os jornais daí divulgam o VLT como ideal e que a população é favorável. Até creio que muita gente realmente se ilude, já que comparam o projeto divulgado como "maravilhoso" pelo PSDB com a situação da linha hoje, e isso é que está errado. Tem de se comparar o VLT com o Expresso Leste chegando em Mogi (que é o que o governo teria de se preocupar), com intervalos também de 3 minutos, estações e trens novos. Aliás, o governo já está dizendo que precisa de uma PPP para estender o Expresso até Suzano, ou seja, o povo que se lasque mais uma vez. Boa sorte!!!


Caco
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Mensagem não lida por Caco » 18 Jul 2008, 17:12

Sindicalista protesta contra o VLT
Daniel Carvalho

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto de Andrade, protestou ontem contra as recentes declarações do governador José Serra de cancelamento da vinda do Expresso Leste para Mogi. Durante a visita a Guararema, na última terça-feira, o tucano anunciou que o Expresso Leste será expandido somente até Suzano e que, de lá até Mogi, os trens da CPTM serão substituídos pelos Veículos Leves sobre Trilhos.

Andrade, que é dirigente do Sindicato dos Ferroviários, afirma que a implantação do VLT em Mogi não é viável tecnicamente em razão da largura da linha férrea por onde passam os trens da CPTM, insuficiente para comportar a nova tecnologia: "Além disso, é impossível concluir esse projeto até 2010, como foi prometido. Mesmo que o governador queira, não dá para fazer em menos de cinco anos porque depende do dinheiro da iniciativa privada e licitações de valor tão alto têm que constar no PPA. Isso não se aprova de uma hora para outra".

Campanha

O objetivo do ferroviário é conseguir apoio para o cancelamento do projeto do VLT e assegurar a vinda do Expresso Leste, que já havia sido anunciada pelo governo estadual.

Ele não concorda com a alegação de que o VLT seria a melhor solução para Mogi porque a construção dos túneis das passagens de nível tornariam a obra inviável economicamente: "O governo federal tem uma linha de financiamentos para acabar com as passagens de nível e construir túneis e passarela. O prefeito e o governador dizem isso porque são de oposição ao governo federal, que é do PT. Mas a população não tem nada a ver com isso".

No fim da tarde de ontem, Andrade foi recebido pelo vereador CARLOS EVARISTO da Silva, que preside a Comissão Especial de Vereadores criada na Câmara para tratar dos problemas do transporte ferroviário em Mogi.

O parlamentar se prontificou a estudar o assunto: "Vamos convidar alguns deputados estaduais para discutir se realmente é viável a implantação do VLT em Mogi". (J.G.)

http://www.pastorcarlosevaristo.com.br/?Pg=notler&Id=68

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 18 Jul 2008, 20:33

Vamos ajudar galera!


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 19 Jul 2008, 15:47

Ano de eleição e' um saco
tao prometendo tudo pra 2010

o VLT da Sao Joaquim ate' o Aeroporto também esta prometido pra 2010
na minha opiniao, se começarem as obras em 2010 ja e' muito. Acho que nao rola esse VLT de Mogi

eu faria VLT's nos pontos finais de metro tipo "tucuruvi, pra abastece o resto da zona norte" ..ou seja, ligar BAIRROS....mas para ligar uma cidade a outra e fazer baldeação e' coisa de mané politico

sinto cheiro de "fura-fila" no ar, que virou um elevado por onde passa "BUSAO!"

sera que o Levi Fidelix e o "aerotren" irão surgir esse ano

:shock:

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