Por serem articulados, permitem que a locomotiva faça curvas de raio muito reduzido, com mais facilidade até que a original C-C, além da vantagem de se ter mais poder de tração já que sua potência de 3000hp fica dividida pelos 8 motores ao invés de 6, proporcionando mais uniformidade na entrega de potência.
Importante dizer que motor diesel e o gerador de tração não foram alterados, assim como diversos outros componentes como por exemplo a distância de centro de pião e compressor para os freios. Os motores de tração originais GM D77/87 tiveram que ser substituídos por motores GM D31 por serem menores e caberem dentro do eixo de bitola métrica.
São montados em truques especialmente fundidoas para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Spam-boster. O custo dessa transformação gira na casa dos R$150.000,00, o que não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30-7 e C36-7.
Algumas locomotivas passaram pelas mesmas alterações que a SD40-2 passou para se tornar BB40-2, aqui estão elas:
De EMD SD40T-2 para BB40T-2
De EMD SD45-2 para BB45-2
* Lembrando que essas já estão com motores 16-645 e não mais 20-645 e potência de 3000hp e não mais 3600hp, os motores de 20 cilindros eram menos confiáveis e consumiam muito combustível.
FONTE: WIKIPÉDIA
detalhes das modificações

Detalhes do painel

E o GPS em segundo plano






