BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Notícia] Eleições 2008: Metrô Encalhado nas Promessas

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[Notícia] Eleições 2008: Metrô Encalhado nas Promessas

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Jul 2008, 15:44

Eleições 2008: metrô encalhado nas promessas

10/07/2008

Marcelo Migliaccio, Jornal do Brasil

RIO - O Rio de Janeiro tem R$ 2 bilhões entalados num gargalo. É o custo estimado da obra que levará o metrô de Botafogo até a Barra da Tijuca. A empreitada, considerada fundamental para desafogar o trânsito na cidade, está licitada desde 1998, mas o governo do Estado dispõe até agora de apenas R$ 15 milhões.

O pior é que, se depender do próximo prefeito, a obra vai demorar a sair do papel, porque as propostas são vagas e a incerteza sobre os recursos, gigantesca.

– Vou colocar R$ 100 milhões por ano. O Estado e a União dariam mais R$ 100 milhões cada – diz Fernando Gabeira (PV), que, assim como Eduardo Paes (PMDB), lamenta os R$ 470 milhões empenhados por Cesar Maia na Cidade da Música.

Marcelo Crivella (PRB) também quer entrar com dinheiro, mas não antecipa quanto, nem de onde vai tirar – este, aliás, o mesmo pecado do candidato do PV.

Ontem, em encontro com integrantes do comitê de candidatura Rio 2016, a candidata Solange Amaral comprometeu-se a construir o corredor T5, que liga a Penha à Barra, passando pela Avenida Brasil, Madureira e Jacarepaguá. Mas o metrô...

– O metrô é absolutamente fundamental – admite Solange, anunciando apenas apoio institucional.

Jandira Feghali (PCdoB) nem falou sobre o metrô.

Ela quer ligar a Barra ao Aeroporto Tom Jobim, mas com o aeromóvel, trem que carregaria 30 mil pessoas/hora por metade do custo da construção do corredor T5.

– Levará menos de dois anos para ser construído, carregará quatro vezes mais gente e não desapropriará nada – antecipou.

Jogos Olímpicos

Considerada obra fundamental para a realização das Olimpíadas de 2016 no Brasil, a Linha 4 do metrô esbarra na falta de verbas do governo do Estado.

– Nossa meta agora é viabilizar os recursos para a obra – diz o secretário estadual de Transportes Julio Lopes. – Só há R$ 15 milhões previstos no orçamento.

O engenheiro especializado em transporte e ex-diretor do Metrô do Rio Fernando Mac Dowell diz que o único projeto existente prevê escavação na rocha – mais barata que pelo subsolo – saindo do Morro São João, em frente ao shopping Rio Sul, passando por Humaitá, Gávea e chegando à Ponte Marapendi (Barra).

Para ele, o empecilho seria o alto custo da passagem da Linha 4, que transportaria diariamente cerca de 250 mil pessoas.

– Pelo contrato, a tarifa é alta para o nível de renda da população. Hoje, daria cerca de R$ 7,50. Se a pessoa ainda vai pegar outro meio de transporte, imagine...

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008 ... 14109.html

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante