[EF Leopoldina] Estação Cascatinha

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[EF Leopoldina] Estação Cascatinha

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Jul 2008, 10:06

Nome: Cascatinha

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (?-?)
Uso Atual: Centro Cultural

Fui a Petrópolis passar um final de semana com a minha namorada. Foi bem legal, eu nunca tinha ido a Petrópolis. É uma cidade muito bonita, vale a pena conhecê-la.

Eu sabia que em Petrópolis haviam estações ferroviárias desativadas e a minha intenção era conhecer duas: Cascatinha e Nogueira. Contudo soube que Nogueira era muito distante do Centro (Cascatinha também é, mas nem tanto) então, visto que só fomos passar o final de semana, ficou inviável conhecer as duas.

A Estação Cascatinha situa-se no bairro homônimo em Petrópolis. Levamos coisa de 20 minutos de taxi do Centro até lá pelas estreitas ruas da cidade. É um bairro agradável, mas não tão bem cuidado quanto aos bairros turísticos de Petrópolis.

Foto 1: Fachada da Estação Cascatinha
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Cobertura da plataforma
Imagem

Foto 4: Hoje a estação é um centro cultural
Imagem

Foto 5: Pelo outro lado
Imagem

Foto 6: Fundos
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Esse é um totem turístico da Estrada Real. O termo Estrada Real na verdade se refere a qualquer tipo de rota terrestre que envolva a descoberta e escoamento do ouro de Minas Gerais. O Instituto Estrada Real [1], entidade sem fins lucrativos criada pela FIEMIG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), promove a valorização histórica destas rotas por meio de itinerários turísticos em diversas cidades, mas especialmente em Minas Gerais
Imagem

Foto 11: Placa no totem
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15: Provavelmente por aqui passavam os trilhos. Não sei dizer se ainda existem por baixo do asfalto
Imagem

Foto 16: Plataforma
Imagem

Para quem gosta de Petrópolis, outro thread interessante de é: Petrópolis - Cabine da Leopoldina.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza

Referências Bibliográficas

[1] Instituto Estrada Real <http://www.estradareal.org.br/>, acessado em 06/08/2009.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 28 Jul 2008, 10:10, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 28 Jul 2008, 14:07

Valeu pelas fotos, Renan!

Estive apenas uma vez em Petrópolis (em 1997) e adorei aquela cidade! Agora, então, que vi essa estação restaurada, me dau mais saudades ainda! :D


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jul 2008, 14:25

Muito bacana essa estação, gostei da iniciativa de restaura-la, gosto muito do totem "Estrada Real" que está em várias cidades ao longo da estrada em Minas e Rio (acho que tem em Cruzeiro-SP também). :wink:
Valeu por mostrar, só passei por Petrópolis, não tive a oportunidade de conhece-la. :(
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 28 Jul 2008, 17:33

Projetos assim são interessantes ao se preservar as estações como centro culturais e não apenas demolindo-as...

Parabéns renan, to no aguardo do thumb para o catálogo

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 28 Jul 2008, 20:48

A estação está bem conservada e gostei de vender que a Estrada Real está vingando no Rio também. Valeu pelas fotos, renan! 8)
landrail escreveu:Muito bacana essa estação, gostei da iniciativa de restaura-la, gosto muito do totem "Estrada Real" que está em várias cidades ao longo da estrada em Minas e Rio (acho que tem em Cruzeiro-SP também). :wink:
Valeu por mostrar, só passei por Petrópolis, não tive a oportunidade de conhece-la. :(
Sim, passa em Cruzeiro e Lorena São Paulo, no Rio passa em umas seis cidades saindo de Paraty.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante