BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Da Pavuna a Botafogo sem Baldeação
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] Da Pavuna a Botafogo sem Baldeação
29/07/2008 - SETRANS/RJ
Na noite de segunda-feira (28/07), os membros do Clube de Engenharia conheceram e aprovaram o projeto para a construção da Linha 1A do metrô, que ligará a Linha 2 à Linha 1 sem necessidade de desembarque na Estação Estácio. A apresentação foi feita pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, na sede do clube, no Centro do Rio.
A ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 será feita por via elevada de São Cristóvão à Central. O projeto, orçado em R$ 1,15 bilhão, tem como objetivo reduzir o intervalo entre os trens e aumentar a oferta de lugares nos carros. De acordo com a proposta apresentada, a Linha 1A não implicará em aumento de tarifa.
O secretário de Transportes explicou que o investimento vai aumentar a capacidade do sistema metroviário de 550 mil passageiros por dia para 1,1 milhão. Para isso, duas novas estações serão construídas – Cidade Nova e Uruguai – e mais 114 carros, com novo layout interno, serão adquiridos para dar maior conforto aos usuários. Todos os trens da Linha 2 passarão a ter seis carros.
- Os trens na Linha 1A passarão a circular com intervalos médios de dois minutos até Botafogo. A construção da Linha 1A irá permitir que o passageiro vá da Pavuna a Botafogo sem precisar fazer baldeação e com redução de seis minutos no tempo de viagem. Apenas quem for para a Tijuca, nas estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, ou vier das estações de Copacabana terá que fazer a baldeação – informou Julio Lopes.
Pesquisa de opinião encomendada pela secretaria de Transportes ao Ibope no ano passado indicou que 93% dos entrevistados eram a favor da realização do projeto da Linha 1A. Segundo o secretário de Transportes os metrôs mais importantes do mundo, como o de Nova Iorque, Londres e Paris, utilizaram soluções semelhantes a que será adotada no Rio.
Julio Lopes aproveitou o evento no Clube de Engenharia para tratar de outro assunto relacionado ao transporte público: a gratuidade, concedida aos estudantes da rede pública de ensino, aos maiores de 65 anos e aos portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas. O secretário de Transportes revelou que, a partir do ano que vem, pela primeira vez, a liquidação do pagamento das gratuidades será inserida no orçamento do estado.
- Quem paga as gratuidades são os cidadãos que moram mais longe, geralmente com renda mais baixa. Para começarmos a organizar o sistema, é necessário que o pagamento das gratuidades seja regulamentado. Como ainda não podemos realizar o valor total do pagamento, o governo sugeriu que 50% sejam pagos pelo estado e os outros 50% sejam pagos por meio da compensação de imposto. Ao longo de 2009, será realizada uma auditoria em todo o sistema de gratuidade do Rio – garantiu Julio Lopes.
Na noite de segunda-feira (28/07), os membros do Clube de Engenharia conheceram e aprovaram o projeto para a construção da Linha 1A do metrô, que ligará a Linha 2 à Linha 1 sem necessidade de desembarque na Estação Estácio. A apresentação foi feita pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, na sede do clube, no Centro do Rio.
A ligação entre a Linha 1 e a Linha 2 será feita por via elevada de São Cristóvão à Central. O projeto, orçado em R$ 1,15 bilhão, tem como objetivo reduzir o intervalo entre os trens e aumentar a oferta de lugares nos carros. De acordo com a proposta apresentada, a Linha 1A não implicará em aumento de tarifa.
O secretário de Transportes explicou que o investimento vai aumentar a capacidade do sistema metroviário de 550 mil passageiros por dia para 1,1 milhão. Para isso, duas novas estações serão construídas – Cidade Nova e Uruguai – e mais 114 carros, com novo layout interno, serão adquiridos para dar maior conforto aos usuários. Todos os trens da Linha 2 passarão a ter seis carros.
- Os trens na Linha 1A passarão a circular com intervalos médios de dois minutos até Botafogo. A construção da Linha 1A irá permitir que o passageiro vá da Pavuna a Botafogo sem precisar fazer baldeação e com redução de seis minutos no tempo de viagem. Apenas quem for para a Tijuca, nas estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, ou vier das estações de Copacabana terá que fazer a baldeação – informou Julio Lopes.
Pesquisa de opinião encomendada pela secretaria de Transportes ao Ibope no ano passado indicou que 93% dos entrevistados eram a favor da realização do projeto da Linha 1A. Segundo o secretário de Transportes os metrôs mais importantes do mundo, como o de Nova Iorque, Londres e Paris, utilizaram soluções semelhantes a que será adotada no Rio.
Julio Lopes aproveitou o evento no Clube de Engenharia para tratar de outro assunto relacionado ao transporte público: a gratuidade, concedida aos estudantes da rede pública de ensino, aos maiores de 65 anos e aos portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas. O secretário de Transportes revelou que, a partir do ano que vem, pela primeira vez, a liquidação do pagamento das gratuidades será inserida no orçamento do estado.
- Quem paga as gratuidades são os cidadãos que moram mais longe, geralmente com renda mais baixa. Para começarmos a organizar o sistema, é necessário que o pagamento das gratuidades seja regulamentado. Como ainda não podemos realizar o valor total do pagamento, o governo sugeriu que 50% sejam pagos pelo estado e os outros 50% sejam pagos por meio da compensação de imposto. Ao longo de 2009, será realizada uma auditoria em todo o sistema de gratuidade do Rio – garantiu Julio Lopes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
A linha 2 já não está totalmente concluída? Ou o que falta é a extensão até Balsas? Esse linha 1A vai gerar um sistema semelhante ao metrô de BrasíliaDourado escreveu:É claro que 93% aprova isso! Agora aposto que se pedissem pra escolher entre o projeto da linha 1A e o do término da Linha 2 as respostas iam ser bem diferentes...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
A expansão da Linha 2 até as barcas já foi descartada, o trecho que vai até as barcas pertencerá a Linha 3 e será construido se Deus quiser antes de 2050.
O que falta a Linha 2 é o trecho Estácio Carioca e a compra de MUITOS carros para as duas linhas para que o intervalo de 90 segundos projetado para o metrô do Rio seja cumprido.
Na prática da para usar o valor das obras dessa Linha 1A (R$ 800 Milhões) para pagar o Shield (Supostamente 70 Milhões) que fará as escavações do trecho até a Carioca e as obras na superficie, o shield que escavou parte do trecho está inutilizado sob o hospital do exercito.
Com a frota que o metrô do Rio terá em 2010 e a capacidade de projeto é impraticável o sistema de ramais, precisamos das Linhas 1 e 2 idependentes uma das outras, o intervalo minimo do metrô será 3 minutos quando deveria ser no máximo de 2 minutos.
Eu estou pensando em fazer a minha própria pesquisa sobre os projetos do metrô com os usuários, duvido se eles vão escolher a Linha 1A depois que eu explicar direitinho que o intervalo será de 90 segundos no original e 5 minutos na Linha 2 com a L1A operando.
Ha, e ainda esta faltando a licitação dos 108 carros, tomara que não atrase por parte do governo e da concessionária.
O que falta a Linha 2 é o trecho Estácio Carioca e a compra de MUITOS carros para as duas linhas para que o intervalo de 90 segundos projetado para o metrô do Rio seja cumprido.
Na prática da para usar o valor das obras dessa Linha 1A (R$ 800 Milhões) para pagar o Shield (Supostamente 70 Milhões) que fará as escavações do trecho até a Carioca e as obras na superficie, o shield que escavou parte do trecho está inutilizado sob o hospital do exercito.
Com a frota que o metrô do Rio terá em 2010 e a capacidade de projeto é impraticável o sistema de ramais, precisamos das Linhas 1 e 2 idependentes uma das outras, o intervalo minimo do metrô será 3 minutos quando deveria ser no máximo de 2 minutos.
Eu estou pensando em fazer a minha própria pesquisa sobre os projetos do metrô com os usuários, duvido se eles vão escolher a Linha 1A depois que eu explicar direitinho que o intervalo será de 90 segundos no original e 5 minutos na Linha 2 com a L1A operando.
Ha, e ainda esta faltando a licitação dos 108 carros, tomara que não atrase por parte do governo e da concessionária.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
É,nessa história da Linha 1A há o lado bom e o lado ruim,não pior,péssimo :evil: ...
Meu enviado especial no MetrôRio(meu pai )trouxe uma revisitinha que dão de grátis no Metrô,e veio os tempos de viagem aproximados das linhas:
Siqueira Campos-Cinelândia:14:56 min
" " -Saens Peña:28:28 min
Estácio-Maracanã-4:18 min(conta o tempo do transbordo L1/L2 ?? )
" -Pavuna-32:27 min
Estava pensando,qual seria o tempo de viagem mais curto:com a Linha 1A ou com a Linha 2 até a Carioca :| ???
Meu enviado especial no MetrôRio(meu pai )trouxe uma revisitinha que dão de grátis no Metrô,e veio os tempos de viagem aproximados das linhas:
Siqueira Campos-Cinelândia:14:56 min
" " -Saens Peña:28:28 min
Estácio-Maracanã-4:18 min(conta o tempo do transbordo L1/L2 ?? )
" -Pavuna-32:27 min
Estava pensando,qual seria o tempo de viagem mais curto:com a Linha 1A ou com a Linha 2 até a Carioca :| ???
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Pelo que eu sei o projeto original é superior em todos os aspéctos, inclusive no tempo de viagem, pelas minhas contas de São Cristóvão a Carioca atravéz do "Remendo/Linha 01" que seria de aproximadamente 5 minutos e pelo trecho "Estácio-Carioca" 3 minutos em média. 8)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante