Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 08 Ago 2008, 12:48
Trem de Guarulhos / Expresso Aeroporto
Antecedentes
A Região Metropolitana de São Paulo é uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, abrangendo a cidade de São Paulo - capital do Estado de São Paulo - e 38 municípios vizinhos. A população da Região Metropolitana de São Paulo é estimada em 17 milhões de habitantes, o que representa mais de 10% da população do Brasil, com aproximadamente 11 milhões de habitantes na capital. O Produto Interno Bruto da região é avaliado em US$ 100 bilhões, ou cerca de 18,5% do Produto Interno Bruto nacional, é reconhecida como um grande centro de negócios, onde os serviços representam mais de 50% de toda atividade econômica. Seu futuro está atrelado ao seu desenvolvimento e afirmação como centro econômico referenciado internacionalmente.
As cidades que pretendem assumir esse papel - consolidando grande participação do setor terciário e de serviços em sua vida econômica - têm necessariamente que responder com uma infra-estrutura altamente eficiente, onde se destacam os sistemas de informações, comunicações e transportes.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, construído no início dos anos 80, é o mais importante da região metropolitana. É um dos mais modernos e ativos da América Latina, com aproximadamente 200 mil decolagens/aterrissagens e 380 mil toneladas de cargas despachadas por ano, e com capacidade anual para movimentar 17 milhões de passageiros.
A INFRAERO, principal entidade responsável pela operação aeroportuária no Brasil, iniciou o processo de implementação do terceiro terminal do complexo de Guarulhos, com planos de expansão de 70% de sua capacidade total.
A evolução da demanda por viagens aéreas e os investimentos na ampliação do Aeroporto passaram a exigir alternativas de transporte que garantam confiabilidade em seu acesso, aproximando-o das áreas centrais da cidade de São Paulo.
Atualmente, o único meio de acesso ao Aeroporto de Guarulhos é rodoviário, por carro ou ônibus, utilizando-se da Avenida Marginal do Rio Tietê. Um trajeto, a partir da Avenida Paulista, coração econômico de São Paulo, pode levar mais de duas horas, e pode demorar mais tempo em dias chuvosos. Normalmente o trânsito, no horário de pico, apresenta-se engarrafado, podendo chegar a mais de 180 km de lentidão nas vias da cidade. Esta situação representa uma clara restrição para o crescimento do aeroporto, da indústria de transporte aéreo e, conseqüentemente, para o desenvolvimento das principais atividades econômicas na Região Metropolitana.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM tem parte de suas linhas ligando áreas centrais da Capital às proximidades do Aeroporto de Guarulhos. Tais trechos estão implantados em faixa com dimensão suficiente para receber um novo serviço - o EXPRESSO AEROPORTO - em via segregada, possibilitando o desenvolvimento de velocidade comercial de 100km/h muito superior à dos trens metropolitanos, estabelecendo com regularidade tempos de percurso mais vantajosos quando comparado com outros modos de transporte.
Descrição
O EXPRESSO AEROPORTO interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada em uma nova via exclusiva, com cerca de 28,1 km de extensão e duas estações terminais (uma na àrea central de São Paulo e outra no Aeroporto).
Na operação inicial o intervalo necessário entre viagens deverá ser de 15 minutos, com redução para 8 minutos até o final da implantação do projeto.
As obras civis representam o item principal na implantação deste empreendimento, incluindo 14 km de obras em superfície, 8,8 km de elevados e 5,5 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.
Suas estações poderão funcionar como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas onde poderá ser realizado o “check-in” de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagens.
Todas as necessidades e facilidades de acesso e locomoção existentes nos mais equipados aeroportos do mundo deverão estar disponíveis: escadas e esteiras rolantes, despacho de encomendas, estacionamentos e áreas de comércio e conveniências.
Na determinação das áreas para implantação do terminal central do trem expresso, foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, patrimônio histórico-cultural e meio ambiente.
O Trem de Guarulhos requer a construção de no mínimo 3 estações. A Estação Zezinho Magalhães (CECAP), na cidade de Guarulhos, servindo exclusivamente este serviço. Uma outra nova estação permitirá integração com a Linha F, servindo o leste da cidade. Uma nova plataforma na Estação Brás e as necessárias conexões com o atual complexo metro-ferroviário serão construídas neste empreendimento para atender exclusivamente o Trem de Guarulhos.
Apesar do EXPRESSO AEROPORTO e do Trem de Guarulhos compartilharem a mesma via, o acesso a ambos os serviços serão completamente segregados.
O EXPRESSO AEROPORTO ofertará inicialmente 6 trens de 8 carros, em intervalos de 15 minutos, com capacidade para 2.400 passageiros/hora. No futuro, considerando o crescimento da demanda, a capacidade total será de 3.600 passageiros/hora.
Apresentação da Audiência Pública realizada no dia 11/08/2008
http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Au ... rto_v6.pdf
Mapa do traçado
Fonte: CPTM
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Ex ... oporto.asp
Antecedentes
A Região Metropolitana de São Paulo é uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, abrangendo a cidade de São Paulo - capital do Estado de São Paulo - e 38 municípios vizinhos. A população da Região Metropolitana de São Paulo é estimada em 17 milhões de habitantes, o que representa mais de 10% da população do Brasil, com aproximadamente 11 milhões de habitantes na capital. O Produto Interno Bruto da região é avaliado em US$ 100 bilhões, ou cerca de 18,5% do Produto Interno Bruto nacional, é reconhecida como um grande centro de negócios, onde os serviços representam mais de 50% de toda atividade econômica. Seu futuro está atrelado ao seu desenvolvimento e afirmação como centro econômico referenciado internacionalmente.
As cidades que pretendem assumir esse papel - consolidando grande participação do setor terciário e de serviços em sua vida econômica - têm necessariamente que responder com uma infra-estrutura altamente eficiente, onde se destacam os sistemas de informações, comunicações e transportes.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, construído no início dos anos 80, é o mais importante da região metropolitana. É um dos mais modernos e ativos da América Latina, com aproximadamente 200 mil decolagens/aterrissagens e 380 mil toneladas de cargas despachadas por ano, e com capacidade anual para movimentar 17 milhões de passageiros.
A INFRAERO, principal entidade responsável pela operação aeroportuária no Brasil, iniciou o processo de implementação do terceiro terminal do complexo de Guarulhos, com planos de expansão de 70% de sua capacidade total.
A evolução da demanda por viagens aéreas e os investimentos na ampliação do Aeroporto passaram a exigir alternativas de transporte que garantam confiabilidade em seu acesso, aproximando-o das áreas centrais da cidade de São Paulo.
Atualmente, o único meio de acesso ao Aeroporto de Guarulhos é rodoviário, por carro ou ônibus, utilizando-se da Avenida Marginal do Rio Tietê. Um trajeto, a partir da Avenida Paulista, coração econômico de São Paulo, pode levar mais de duas horas, e pode demorar mais tempo em dias chuvosos. Normalmente o trânsito, no horário de pico, apresenta-se engarrafado, podendo chegar a mais de 180 km de lentidão nas vias da cidade. Esta situação representa uma clara restrição para o crescimento do aeroporto, da indústria de transporte aéreo e, conseqüentemente, para o desenvolvimento das principais atividades econômicas na Região Metropolitana.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM tem parte de suas linhas ligando áreas centrais da Capital às proximidades do Aeroporto de Guarulhos. Tais trechos estão implantados em faixa com dimensão suficiente para receber um novo serviço - o EXPRESSO AEROPORTO - em via segregada, possibilitando o desenvolvimento de velocidade comercial de 100km/h muito superior à dos trens metropolitanos, estabelecendo com regularidade tempos de percurso mais vantajosos quando comparado com outros modos de transporte.
Descrição
O EXPRESSO AEROPORTO interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada em uma nova via exclusiva, com cerca de 28,1 km de extensão e duas estações terminais (uma na àrea central de São Paulo e outra no Aeroporto).
Na operação inicial o intervalo necessário entre viagens deverá ser de 15 minutos, com redução para 8 minutos até o final da implantação do projeto.
As obras civis representam o item principal na implantação deste empreendimento, incluindo 14 km de obras em superfície, 8,8 km de elevados e 5,5 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.
Suas estações poderão funcionar como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas onde poderá ser realizado o “check-in” de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagens.
Todas as necessidades e facilidades de acesso e locomoção existentes nos mais equipados aeroportos do mundo deverão estar disponíveis: escadas e esteiras rolantes, despacho de encomendas, estacionamentos e áreas de comércio e conveniências.
Na determinação das áreas para implantação do terminal central do trem expresso, foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, patrimônio histórico-cultural e meio ambiente.
O Trem de Guarulhos requer a construção de no mínimo 3 estações. A Estação Zezinho Magalhães (CECAP), na cidade de Guarulhos, servindo exclusivamente este serviço. Uma outra nova estação permitirá integração com a Linha F, servindo o leste da cidade. Uma nova plataforma na Estação Brás e as necessárias conexões com o atual complexo metro-ferroviário serão construídas neste empreendimento para atender exclusivamente o Trem de Guarulhos.
Apesar do EXPRESSO AEROPORTO e do Trem de Guarulhos compartilharem a mesma via, o acesso a ambos os serviços serão completamente segregados.
O EXPRESSO AEROPORTO ofertará inicialmente 6 trens de 8 carros, em intervalos de 15 minutos, com capacidade para 2.400 passageiros/hora. No futuro, considerando o crescimento da demanda, a capacidade total será de 3.600 passageiros/hora.
Apresentação da Audiência Pública realizada no dia 11/08/2008
http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Au ... rto_v6.pdf
Mapa do traçado
Fonte: CPTM
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/Ex ... oporto.asp