BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Estação Brás ganha escadas rolantes inteligentes
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
[Notícia] Estação Brás ganha escadas rolantes inteligentes
ESTAÇÃO BRÁS GANHA CINCO ESCADAS ROLANTES INTELIGENTES
A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciou, nessa semana, a instalação de cinco novas escadas rolantes na Estação Brás, por onde circulam diariamente mais de 300 mil usuários. Os novos equipamentos têm alta capacidade de carregamento e possuem sistema inteligente de uso de energia. Após a conclusão da obra, prevista para outubro, os usuários do local terão, no total, 17 escadas rolantes e mais quatro fixas para acesso às plataformas e ao mezanino.
A Estação Brás atende às linhas 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], 11-Coral [Luz-Guaianazes-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e faz integração gratuita com o Metrô. As novas escadas estão capacitadas para atender ao número crescente de usuários que a estação vem recebendo. Medem, em média, 22 metros de comprimento por 1,70 metro de largura. Seu sistema inteligente de racionamento de energia faz com que a velocidade seja automaticamente reduzida quando estiver vazia e volte a aumentar, quando o sensor detectar usuários.
As intervenções começaram pela plataforma 1, onde chegam os trens da Linha 10 – Turquesa. Naquele local, uma escada fixa metálica foi desmontada e em seu lugar serão instaladas duas escadas rolantes.
Em seguida, outra escada fixa metálica será removida para a instalação de uma rolante. Desta vez, nas plataformas 4 e 5, de onde partem as composições do Expresso Leste, sentido Guaianazes, na Linha 11-Coral.
Nas plataformas 6 e 7, ponto de chegada e partida dos trens da linha 12–Coral, haverá substituição das escadas rolantes existentes pelas novas, com maior capacidade. Os equipamentos retirados serão instalados na plataforma 8, a única que ainda não possui escadas e a que apresenta menor movimentação de usuários.
Além das escadas rolantes, a estação também ganha mais duas escadas fixas metálicas. Uma para a plataforma 8 e outra nas plataformas 6 e 7. As escadas são metálicas e têm dimensões mais amplas do que as rolantes, para melhorar o controle do fluxo de usuários.
O gerente de Operação das Linhas 11–Coral e 12-Safira, José Augusto Bissacot, explicou que as intervenções foram necessárias por causa do constante aumento da demanda em todo o sistema e especialmente na estação Brás – que apresenta um dos maiores movimentos da rede. "Só para se ter uma idéia, em relação ao ano passado, a quantidade de usuários nas Linhas 11 e 12 aumentou cerca de 13%", exemplificou. "Com a redução dos intervalos entre os trens, que estamos implantando, a previsão é que o número de usuários aumente muito. Estamos pensando no futuro, por isso a instalação dessas escadas".
Ainda de acordo com gerente, a previsão é de que até o final de outubro, todas as escadas já estejam em pleno funcionamento. "Nós preparamos uma programação para a implantação desses equipamentos e à medida que eles forem sendo instalados, serão liberados ao público", afirmou.
Durante as obras, os usuários serão orientados através de avisos sonoros, com mensagens específicas e também com cartazes e banners, que foram preparados e afixados na estação. "Vamos informar ao nosso usuário que o transtorno que ele terá nesses meses, com as obras, será compensado com um melhor conforto depois da instalação das escadas", ressaltou Bissacot.
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4847
A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciou, nessa semana, a instalação de cinco novas escadas rolantes na Estação Brás, por onde circulam diariamente mais de 300 mil usuários. Os novos equipamentos têm alta capacidade de carregamento e possuem sistema inteligente de uso de energia. Após a conclusão da obra, prevista para outubro, os usuários do local terão, no total, 17 escadas rolantes e mais quatro fixas para acesso às plataformas e ao mezanino.
A Estação Brás atende às linhas 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], 11-Coral [Luz-Guaianazes-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e faz integração gratuita com o Metrô. As novas escadas estão capacitadas para atender ao número crescente de usuários que a estação vem recebendo. Medem, em média, 22 metros de comprimento por 1,70 metro de largura. Seu sistema inteligente de racionamento de energia faz com que a velocidade seja automaticamente reduzida quando estiver vazia e volte a aumentar, quando o sensor detectar usuários.
As intervenções começaram pela plataforma 1, onde chegam os trens da Linha 10 – Turquesa. Naquele local, uma escada fixa metálica foi desmontada e em seu lugar serão instaladas duas escadas rolantes.
Em seguida, outra escada fixa metálica será removida para a instalação de uma rolante. Desta vez, nas plataformas 4 e 5, de onde partem as composições do Expresso Leste, sentido Guaianazes, na Linha 11-Coral.
Nas plataformas 6 e 7, ponto de chegada e partida dos trens da linha 12–Coral, haverá substituição das escadas rolantes existentes pelas novas, com maior capacidade. Os equipamentos retirados serão instalados na plataforma 8, a única que ainda não possui escadas e a que apresenta menor movimentação de usuários.
Além das escadas rolantes, a estação também ganha mais duas escadas fixas metálicas. Uma para a plataforma 8 e outra nas plataformas 6 e 7. As escadas são metálicas e têm dimensões mais amplas do que as rolantes, para melhorar o controle do fluxo de usuários.
O gerente de Operação das Linhas 11–Coral e 12-Safira, José Augusto Bissacot, explicou que as intervenções foram necessárias por causa do constante aumento da demanda em todo o sistema e especialmente na estação Brás – que apresenta um dos maiores movimentos da rede. "Só para se ter uma idéia, em relação ao ano passado, a quantidade de usuários nas Linhas 11 e 12 aumentou cerca de 13%", exemplificou. "Com a redução dos intervalos entre os trens, que estamos implantando, a previsão é que o número de usuários aumente muito. Estamos pensando no futuro, por isso a instalação dessas escadas".
Ainda de acordo com gerente, a previsão é de que até o final de outubro, todas as escadas já estejam em pleno funcionamento. "Nós preparamos uma programação para a implantação desses equipamentos e à medida que eles forem sendo instalados, serão liberados ao público", afirmou.
Durante as obras, os usuários serão orientados através de avisos sonoros, com mensagens específicas e também com cartazes e banners, que foram preparados e afixados na estação. "Vamos informar ao nosso usuário que o transtorno que ele terá nesses meses, com as obras, será compensado com um melhor conforto depois da instalação das escadas", ressaltou Bissacot.
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4847
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Acho que não...Sergio Silva escreveu:Será que já estão preparando a estação para a linha 13?
Pelo edital, a empresa ganhadora vai construir as plataformas para o trem de Guarulhos no Brás também, então provavelmente será na região da plataforma desativada. (a curva a partir dali é bem fechada, será seguro ??)
O bicho deve pegar uma restrição f***** naquele troço, se reaproveitarem as antigas plataformas da gare Roosevelt. Mas se já existiram plataformas lá, nada impede que existam novamente....lipe_andreense escreveu:Acho que não...Sergio Silva escreveu:Será que já estão preparando a estação para a linha 13?
Pelo edital, a empresa ganhadora vai construir as plataformas para o trem de Guarulhos no Brás também, então provavelmente será na região da plataforma desativada. (a curva a partir dali é bem fechada, será seguro ??)
Mas, para mim, poderiam aproveitar as plataformas 6 e 7 para as duas linhas, utilizando painéis eletrônicos para informar o destino dos trens. O intervalo ficará em torno de 2 minutos no trecho Brás-Engenheiro Goulart, juntando as duas linhas (4 minutos para cada). O metrô trabalha com menos de 2 minutos (109 segundos), utilizando 2 plataformas em Tucuruvi, Jabaquara. E instalarão CBTC num futuro próximo.
Enfim, se for melhor construir novas plataformas para a linha 13, pode ser que seja melhor também, pelo menos para organizar o embarque.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante