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Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 16 Ago 2008, 18:18
por Lipe Andreense
Fabricação:
Mafersa

Características gerais dos carros
Peso vazio: 33.000kg
Peso máximo: 54.645kg
Peso nominal: 47.625kg
Lotação por carro (1)
Sentados: 61 passageiros
Em pé (1): 124/186 passageiros

Raio mínimo de curvatura: 150m
Modo operacional: Manual, ATO, MCS
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,75m
Largura do carro: 3,10m
Altura total: 3,57m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,11m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1300mm
Altura livre das portas: 1900mm
Tipo de mecanismo das portas: pneumático/folha

Truque
Bitola: 1600mm
Diâmetro das rodas: 820mm
Alimentação do 3º trilho: 750VCC
Suspensão primária: anéis de borracha
Suspensão secundária: 2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo

Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: melamina/fibra de vidro
Ventilação: 5 exaustores e 4 recirculadores
Capacidade de ventilação: 90 trocas/hora

Tração
Motores: 4 de 110kW (nominal) – 750VCC
Controle: chopper
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)

Auxiliares
Conversor estático: 750/37,5VCC
Bateria: 38VCC (carro A)

Freio
Elétrico: regenerativo
Atrito: pneumático (disco)

Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²
Velocidade máxima: 100km/h
(1) Considerados 4/6 passageiros em pé por m².[/quote]

Enviado: 16 Ago 2008, 18:19
por Lipe Andreense
Exterior

01 - Na linha 2
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02 - Cabines intermediárias, na Sé
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05 - Cabines intermediárias no Tietê
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06 - Na Parada Inglesa
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09 - Plaquinha da Mafersa
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Cabine

01 - Painel de comando
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Interior

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09 - Parece um armário, mas é a cabine
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13 - Sistema de abertura em caso de emergência
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14 - Ventilador
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15 - Caixa de som(direita) e sistema de exaustão
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Enviado: 16 Ago 2008, 21:56
por ArqPaulo
eta trenzinho bom viu
ando nele quase todo dia

a manutenção e' excelente, mas precisa mesmo de uma reforminha, pra um trem de 30 anos...ta enxuto, uma criança rsrs

Enviado: 16 Ago 2008, 22:35
por Sergio Silva
arqpaulo escreveu:eta trenzinho bom viu
ando nele quase todo dia

a manutenção e' excelente, mas precisa mesmo de uma reforminha, pra um trem de 30 anos...ta enxuto, uma criança rsrs
Eles serão reformados, e ganharão outra aparência. Retirarão as cabines intermediárias, e as cabines das pontas serão ampliadas.

Enviado: 27 Set 2008, 23:06
por Vicente
Budd-Mafersa = Metrô.
É essa minha imagem, desde criança... Lembro dele ainda com borrachas bem largas na porta, e com a frente ainda sem pintar de azul, como nas cabines intermediárias!
É legal modernizar, mas poderiam ao menos comprar dois carros novos e guardar os dois primeiros carros sem reformar, para museu. É uma justa homenagem, o que acham?

Enviado: 29 Set 2008, 21:08
por R E N F E
Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias :lol: O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais, continuando, também sou a favor da preservação nem que seja de um só carro. :lol:

Abraços

Enviado: 29 Set 2008, 21:38
por André Vasconcellos
Essa é a composição do metrô apulista a qual acho que tem a máscara frontal mais bonita ;) ...

Agora eu achava que ele tinha menos tempo de circulação como 20 anos,18,mas ele não tem cara de ter 30 mesmo!!! o0

Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador :lol: esteja ele funcionando ou não nnoo ...

Enviado: 29 Set 2008, 22:32
por L Fernandes
André Vasconcellos escreveu:Essa é a composição do metrô apulista a qual acho que tem a máscara frontal mais bonita ;) ...

Agora eu achava que ele tinha menos tempo de circulação como 20 anos,18,mas ele não tem cara de ter 30 mesmo!!! o0

Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador :lol: esteja ele funcionando ou não nnoo ...
Aeee, finalmente alguem que concorda comigo!
Esses sim são trens, tão com cara e corpinho de 10 anos com mais de 34 nas costas!
saudades dessa parceria Budd/Mafersa, produziu ótimos trens!

Enviado: 30 Set 2008, 00:09
por Haiser
O Budd Mafersa é o mais lindo do metrô!!!! *_*

Enviado: 30 Set 2008, 00:20
por Lipe Andreense
André Vasconcellos escreveu:Agora gostei da idéia de colocar uma barra circular acima dos ventiladores,além de tirar muita gente das proximidades das portas atrai mais gente para baixo do ventilador :lol: esteja ele funcionando ou não nnoo ...
Bom...... Os ventiladores ficam exatamente na região das portas :lol:

Mas todo o teto dos Budds tem barras de apoio.

Enviado: 30 Set 2008, 22:45
por Evandro
De longe, são os trens que tem o melhor sistema de ventilação... no verão eles são uma belezinha, desde que não estejam lotados, rsrsrsrsrsrs... :D

São os mais antigos, mas continuam sendo os melhores trens do Metrô de SP, na minha opinião.

Enviado: 01 Out 2008, 15:46
por Haiser
133 ( Composição mais antiga da Frota. Com o destaque para o Adesivo dos 40 anos da Companhia)
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Enviado: 02 Out 2008, 00:18
por Vicente
^^
É justamente esse carro e o que está atrás dele que eu gostaria de ver num museu. O carro líder sentido Tucuruvi e o segundo são os dois primeiros, certo?

Enviado: 02 Out 2008, 03:28
por Sergio Silva
Exatamente, carros 1193 e 1194.

Enviado: 03 Out 2008, 15:45
por Francis
R E N F E escreveu:Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias :lol: O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais
Era o "código 100". Hoje não dá mais, devido ao carregamento x headway x degaste do trem...

Enviado: 03 Out 2008, 16:13
por HGP
Francis escreveu:
R E N F E escreveu:Estou de pleno acordo, lembro-me muito bem dessa época, eu morava no Jabaquara e ia estudar na Vl Mariana e usava ele todos os dias :lol: O trecho que eu mais esperava era o trecho entre Sta Cruz - Pca da Arvore, pq ele corria muito, corria demais, coisa que hoje em dia não se faz mais
Era o "código 100". Hoje não dá mais, devido ao carregamento x headway x degaste do trem...
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Aproveitando o código 100 citado, existe algum recorde de velocidade no metro paulista? 110, 120 km/h?

Enviado: 03 Out 2008, 17:16
por Haiser
HGPFILHO escreveu:

Aproveitando o código 100 citado, existe algum recorde de velocidade no metro paulista? 110, 120 km/h?



Em testes de propulsão no BUDD MAFERSA, a velocidade chegou à 120 km/h, isto foi confirmado por um Operador de Trem, e que também explica o fato do velocimetro ir até a 120 km/h

Enviado: 03 Out 2008, 17:24
por HGP
haiser escreveu:
HGPFILHO escreveu:

Aproveitando o código 100 citado, existe algum recorde de velocidade no metro paulista? 110, 120 km/h?



Em testes de propulsão no BUDD MAFERSA, a velocidade chegou à 120 km/h, isto foi confirmado por um Operador de Trem, e que também explica o fato do velocimetro ir até a 120 km/h

Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente??? :X:

Enviado: 03 Out 2008, 18:53
por Haiser
HGPFILHO escreveu:

Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente??? :X:
Nao sei dizer, e creio ser possivel que o recorde seja menor que 100 , pois quando o trem pega código 87 , ele não chega à exatos 87km/h, se nao me falha a memória , ele chega à 86,2 . =/

Enviado: 04 Out 2008, 00:14
por Francis
haiser escreveu:
HGPFILHO escreveu:

Hum, ok, em testes. Mas em operação comercial, no trecho citado, o "código 100" não virou 105,110 momentaneamente??? :X:
Nao sei dizer, e creio ser possivel que o recorde seja menor que 100 , pois quando o trem pega código 87 , ele não chega à exatos 87km/h, se nao me falha a memória , ele chega à 86,2 . =/
Em operação comercial, só 100 mesmo...