Estação Bebedouro/SP
Enviado: 26 Ago 2008, 13:46
Estive no último fim de semana na cidade de Bebedouro, localizada a 345 quilômetros da capital paulista. Tive a sorte
de me hospedar num hotel bem próximo à estação.
O prédio está bastante conservado e hoje abriga um pequeno museu ferroviário e um centro cultural. Pelas suas plataformas
passam apenas composições de carga.
Abaixo um texto extraído do site www.estacoesferroviarias.com.br, com o histórico desta estação:
"A Estação Bebedouro foi inaugurada em 1902, como ponta da então linha-tronco da Paulista, em bitola métrica, construída
em grande parte pela Rio-clarense. Somente em 1909 é que foi inaugurado o trecho até Barretos. Em 1912, a E. F.
São Paulo-Goiaz abriu uma linha entre a estação de Bebedouro e a cidade de Olímpia; como essa ferrovia tinha outra linha
, de Passagem a Viradouro, em 1916 ela uniu as duas linhas, exatamente por Bebedouro, fazendo a partir daí que ela tivesse a
sua linha-tronco unindo Passagem e Olímpia. Em 1927, o trecho entre Passagem e Bebedouro da SPG foi adquirido pela
Paulista, que, quase imediatamente, retificou-o, alargou sua bitola e transferiu a sua linha-tronco para esse trecho,
fazendo o percurso Rincão-Passagem-Bebedouro-Barretos, com sua parte entre Guatapará e Passagem correndo pela
margem direita do rio Mogi-Guaçu, passando a cruzá-lo em dois pontos, mas com um relevo melhor. O trecho de bitola métrica
entre Rincão e Bebedouro, passando por Jaboticabal e todo ele na margem esquerda do rio Mogi, tornou-se então o
ramal de Jaboticabal. Por outro lado, Bebedouro passava a ser também o ponto de partida da SPG. Em 1966, o ramal de
Jaboticabal foi extinto no seu trecho entre essa cidade e Bebedouro. Em 1969, o ramal de Nova Granada (com esse nome
desde a compra do trecho restante da SPG pela Paulista, em 1950), também foi suprimido. A estação tem gare dupla,
visto que era um entroncamento de três linhas. No final dos anos 1990 foi fechada e abandonada. Em 1/10/2004, foi
reinaugurada pela Prefeitura como "Memorial dos Ferroviários", depois de uma reforma e pintura geral. "Existem aproximadamente
200 vagões abandonados ao tempo apodrecendo; os trilhos ainda existentes estão em precária situação, com apenas
uma linha sendo utilizada até Santos" (Henrique Pedro, 01/2007). Na estação hoje (2008) existe um museu e um carro
pullman reformado pela Associacão Bebedourense de Ferreomodelismo (Henrique Aparecido, 2007)".
Agora as fotos que fiz no local:
01. Fachada da estação:
02.
03.
04.
05.
06. Entrada principal da estação vista de dentro.
07. Plataforma.
08.
09. A enorme cobertura da plataforma.
10. Carro de passageiros.
11. Escadaria que liga a Estação ao centro de Bebedouro.
12. Sede da Laticínios Catupiry, localizada próxima à estação ferroviária.
de me hospedar num hotel bem próximo à estação.
O prédio está bastante conservado e hoje abriga um pequeno museu ferroviário e um centro cultural. Pelas suas plataformas
passam apenas composições de carga.
Abaixo um texto extraído do site www.estacoesferroviarias.com.br, com o histórico desta estação:
"A Estação Bebedouro foi inaugurada em 1902, como ponta da então linha-tronco da Paulista, em bitola métrica, construída
em grande parte pela Rio-clarense. Somente em 1909 é que foi inaugurado o trecho até Barretos. Em 1912, a E. F.
São Paulo-Goiaz abriu uma linha entre a estação de Bebedouro e a cidade de Olímpia; como essa ferrovia tinha outra linha
, de Passagem a Viradouro, em 1916 ela uniu as duas linhas, exatamente por Bebedouro, fazendo a partir daí que ela tivesse a
sua linha-tronco unindo Passagem e Olímpia. Em 1927, o trecho entre Passagem e Bebedouro da SPG foi adquirido pela
Paulista, que, quase imediatamente, retificou-o, alargou sua bitola e transferiu a sua linha-tronco para esse trecho,
fazendo o percurso Rincão-Passagem-Bebedouro-Barretos, com sua parte entre Guatapará e Passagem correndo pela
margem direita do rio Mogi-Guaçu, passando a cruzá-lo em dois pontos, mas com um relevo melhor. O trecho de bitola métrica
entre Rincão e Bebedouro, passando por Jaboticabal e todo ele na margem esquerda do rio Mogi, tornou-se então o
ramal de Jaboticabal. Por outro lado, Bebedouro passava a ser também o ponto de partida da SPG. Em 1966, o ramal de
Jaboticabal foi extinto no seu trecho entre essa cidade e Bebedouro. Em 1969, o ramal de Nova Granada (com esse nome
desde a compra do trecho restante da SPG pela Paulista, em 1950), também foi suprimido. A estação tem gare dupla,
visto que era um entroncamento de três linhas. No final dos anos 1990 foi fechada e abandonada. Em 1/10/2004, foi
reinaugurada pela Prefeitura como "Memorial dos Ferroviários", depois de uma reforma e pintura geral. "Existem aproximadamente
200 vagões abandonados ao tempo apodrecendo; os trilhos ainda existentes estão em precária situação, com apenas
uma linha sendo utilizada até Santos" (Henrique Pedro, 01/2007). Na estação hoje (2008) existe um museu e um carro
pullman reformado pela Associacão Bebedourense de Ferreomodelismo (Henrique Aparecido, 2007)".
Agora as fotos que fiz no local:
01. Fachada da estação:
02.
03.
04.
05.
06. Entrada principal da estação vista de dentro.
07. Plataforma.
08.
09. A enorme cobertura da plataforma.
10. Carro de passageiros.
11. Escadaria que liga a Estação ao centro de Bebedouro.
12. Sede da Laticínios Catupiry, localizada próxima à estação ferroviária.