BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Estação Bebedouro/SP

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Estação Bebedouro/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Ago 2008, 13:46

Estive no último fim de semana na cidade de Bebedouro, localizada a 345 quilômetros da capital paulista. Tive a sorte
de me hospedar num hotel bem próximo à estação.

O prédio está bastante conservado e hoje abriga um pequeno museu ferroviário e um centro cultural. Pelas suas plataformas
passam apenas composições de carga.

Abaixo um texto extraído do site www.estacoesferroviarias.com.br, com o histórico desta estação:

"A Estação Bebedouro foi inaugurada em 1902, como ponta da então linha-tronco da Paulista, em bitola métrica, construída
em grande parte pela Rio-clarense. Somente em 1909 é que foi inaugurado o trecho até Barretos. Em 1912, a E. F.
São Paulo-Goiaz abriu uma linha entre a estação de Bebedouro e a cidade de Olímpia; como essa ferrovia tinha outra linha
, de Passagem a Viradouro, em 1916 ela uniu as duas linhas, exatamente por Bebedouro, fazendo a partir daí que ela tivesse a
sua linha-tronco unindo Passagem e Olímpia. Em 1927, o trecho entre Passagem e Bebedouro da SPG foi adquirido pela
Paulista, que, quase imediatamente, retificou-o, alargou sua bitola e transferiu a sua linha-tronco para esse trecho,
fazendo o percurso Rincão-Passagem-Bebedouro-Barretos, com sua parte entre Guatapará e Passagem correndo pela
margem direita do rio Mogi-Guaçu, passando a cruzá-lo em dois pontos, mas com um relevo melhor. O trecho de bitola métrica
entre Rincão e Bebedouro, passando por Jaboticabal e todo ele na margem esquerda do rio Mogi, tornou-se então o
ramal de Jaboticabal. Por outro lado, Bebedouro passava a ser também o ponto de partida da SPG. Em 1966, o ramal de
Jaboticabal foi extinto no seu trecho entre essa cidade e Bebedouro. Em 1969, o ramal de Nova Granada (com esse nome
desde a compra do trecho restante da SPG pela Paulista, em 1950), também foi suprimido. A estação tem gare dupla,
visto que era um entroncamento de três linhas. No final dos anos 1990 foi fechada e abandonada. Em 1/10/2004, foi
reinaugurada pela Prefeitura como "Memorial dos Ferroviários", depois de uma reforma e pintura geral. "Existem aproximadamente
200 vagões abandonados ao tempo apodrecendo; os trilhos ainda existentes estão em precária situação, com apenas
uma linha sendo utilizada até Santos" (Henrique Pedro, 01/2007). Na estação hoje (2008) existe um museu e um carro
pullman reformado pela Associacão Bebedourense de Ferreomodelismo (Henrique Aparecido, 2007)".


Agora as fotos que fiz no local:

01. Fachada da estação:
Imagem

02.
Imagem

03.
Imagem

04.
Imagem

05.
Imagem

06. Entrada principal da estação vista de dentro.
Imagem

07. Plataforma.
Imagem

08.
Imagem

09. A enorme cobertura da plataforma.
Imagem

10. Carro de passageiros.
Imagem

11. Escadaria que liga a Estação ao centro de Bebedouro.
Imagem

12. Sede da Laticínios Catupiry, localizada próxima à estação ferroviária.
Imagem
Editado pela última vez por Caco em 26 Ago 2008, 13:55, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Ago 2008, 13:47

Bônus: Panorâmica da fachada da Estação Ferroviária de Bebedouro:
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Ago 2008, 14:26

Linda estação, ampla cobertura, muito bem conservada.
A foto 6 é linda, adorei a panorâmica também.

Tem alguma maquete de ferreomodelismo nessa estação caco???
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Ago 2008, 14:52

landrail escreveu:Tem alguma maquete de ferreomodelismo nessa estação caco???
Não se haviam maquetes no museu ferroviário, que estava fechado.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Ago 2008, 16:30

Nossa, adorei as fotos :D! Parabéns, caco!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Ago 2008, 19:21

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


E a foto para thumbnail é a ????? :@:



Parabéns caco, mais uma grande contribuição!



:beer:


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 27 Ago 2008, 12:58

^^ acho que a primeira foto é a melhor para o thumbnail.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 27 Ago 2008, 14:15

Bela hospedagem, Caco :lol: !

Muito obrigado pelas fotos e pela história!

:beer:


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Ago 2008, 18:31

Nossa que coisa mais linda !

Já imaginaram se todas as estações desativadas que encontramos por ai estivessem nesse belo estado ?

Parabéns Caco.

Escolhe ai a foto pra eu fazer a thumb ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Ago 2008, 19:01

renanfsouza escreveu:Escolhe ai a foto pra eu fazer a thumb ;)
cacobianchi escreveu:^^ acho que a primeira foto é a melhor para o thumbnail.
Imagem

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 27 Ago 2008, 19:56

Muito bem conservada! <O>


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Ago 2008, 00:58

lipe_andreense escreveu:
renanfsouza escreveu:Escolhe ai a foto pra eu fazer a thumb ;)
cacobianchi escreveu:^^ acho que a primeira foto é a melhor para o thumbnail.
Ops hehehe :@:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 29 Ago 2008, 14:06

Obrigado a todos que comentaram.


Will .
MEMBRO PLENO
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 29 Ago 2008, 22:23

a estação passa um ar nostálgico...aquela foto da escada parece uma volta ao passado,e felizmente, tá bunitinha e bem conservada

gostei :D

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes