Estado começa a tirar do papel a Linha 4 do metrô
25/8/2008 - 15h57
Por Guedes de Freitas
Assistido por moradores, entre eles líderes comunitários da região, que reivindicam há anos esta obra, o governador Sérgio Cabral garantiu, nesta segunda-feira (25/08), durante inauguração de uma elevatória da Cedae, na Barra da Tijuca, que a Linha 4 do metrô está se tornando uma realidade. O Governo do Estado está em negociações com o consórcio vencedor da licitação do trecho, feita em 1998, para encontrar uma solução definitiva para a linha. Segundo o governador, o traçado original previa a saída de Botafogo até a Barra, mas o governo anterior modificara o trajeto.
– Chamamos o consórcio para conversar em busca de uma definição. Esta é uma obra vital para a cidade. O projeto da Linha 4 seria a cereja do bolo na apresentação do caderno de encargos ao COI (Comitê Olímpico Internacional) nesta luta pela sede das Olimpíadas de 2016. Corredores já propostos, como fizeram agora em Pequim e como fizemos no Pan-Americano, com igual sucesso, resolveriam a questão do transporte durante os Jogos Olímpicos, mas o melhor é investir numa obra que ficará como legado definitivo e necessário à cidade – argumentou o governador.
Cabral informou que o projeto original estima em 160 mil o número de passageiros/dia na Linha 4, mas não prevê a integração com ônibus e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para outras áreas da Barra da Tijuca e muito menos para Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.
– Com a integração, podemos chegar a 280 mil passageiros/dia. A estação Jardim Oceânico será de integração. O que posso garantir a vocês é que as negociações, a cargo do secretário chefe da Casa Civil, o doutor Regis [Fichtner] estão indo muito bem e o presidente Lula me garantiu que será parceiro do estado nesta obra – contou.
Cabral disse que as linhas 1 e 2 levam diariamente perto de 500 mil pessoas por dia. O número vai aumentar em 70 mil passageiros quando o trecho até Ipanema começar a operar, em dezembro de 2009. Segundo ele, o metrô deverá transportar um milhão de passageiros por dia nos próximos anos.
A Opportrans, operadora do sistema de metrô, também está investindo cerca de R$ 1,2 bilhão na melhoria da rede. Para antecipar a renovação da concessão, recentemente, a empresa assumiu uma série de contrapartidas: passivo trabalhista, compra de mais 120 vagões novos, instalação de uma sinalização moderna e implantação de uma ligação da Linha 2 com a estação da Central do Brasil, desde a estação de São Cristóvão, com a construção de um terminal de embarque e desembarque na Cidade Nova.
– Isto vai significar o desafogo da estação Estácio de Sá, hoje um gargalo das duas linhas, e acrescentar ao sistema metroviário mais 300 mil passageiros por dia. Então, foi um bom negócio para a população, para nós e para a concessionária. A obra será iniciada no fim de setembro ou no início de outubro – contou Cabral, lembrando que a concessionária prometeu inaugurar esta obra em dezembro de 2009, a mesma data prevista para a inauguração da estação General Osório, em Ipanema, que o Governo do Estado está construindo.
Cabral ainda revelou que em novembro o Governo do Estado iniciará a construção da Linha 3 do metrô, ligando Niterói a Itaboraí, no traçado atual de trem.
Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSSiteIm ... dent=47082
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Estado Começa a Tirar do Papel a Linha 4 do Metrô
Moderador: Guilherme Pinho
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante