[Notícia] TUEs série 5000 recebem novo piso
Enviado: 02 Set 2008, 11:31
TRENS DA LINHA 8-DIAMANTE RECEBEM NOVO PISO
Notícia original: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4919.
Sessenta carros de composições da série 5000, que circulam na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] estão passando por reforma completa no piso e revestimento do salão de passageiros. Além disso, uma outra composição passa por processo de remobilização e mais quatro tiveram suas frentes adesivadas, seguindo o padrão atual da CPTM.
Os carros terão 100% do piso e rodapés substituídos. O revestimento de borracha está sendo retirado e a lã de vidro que fica embaixo dele substituída por lã de rocha, o que facilita o trabalho de manutenção, visto que não provoca coceira e alergia como a de vidro. Após a colocação da lã, são inseridas por cima placas de compensado naval tratado contra absorção de líquidos, que irão sustentar os passageiros e, por último, um novo revestimento de borracha.
Os trens que passam por essa reforma do piso são os que circulam na Linha 8-Diamante, onde a solicitação dos passageiros pela melhoria do piso do salão é freqüente, pois existem várias composições onde o mesmo ainda é o original, com mais de 30 anos de uso. Com as mudanças, os trens ganharão cara nova.
Não é só o piso que está sendo revitalizado. Uma das composições da série 5.000 está passando por reforma completa, com troca das janelas, dos bancos quebrados e dos quebra-ventos – placas de madeira instaladas nas laterais dos bancos, perto das portas, que orientam o fluxo dos usuários para os corredores.
"Os quebra-ventos estão sendo substituídos por esses de aço. Não haverá mais fixação no piso dos trens. A fixação será nas laterais", explica Ananias Matos, supervisor de manutenção da Oficina de Presidente Altino. "Com isso, colabora-se para a estética e a limpeza nos trens, deixa-se o salão mais livre e o design do trem mais bonito. Traz vantagens tanto para o usuário quanto para a manutenção".
As últimas melhorias feitas foram em três composições que tiveram suas máscaras [parte frontal externa do trem, no lado da cabine do maquinista] reformadas. Elas foram adesivadas enquanto as numerações das composições estão sendo substituídas para se adequarem ao sistema de controle da CPTM. Com as novas máscaras, a aparência do trem é melhorada e padroniza a comunicação visual, ponto importante para o reconhecimento pelo usuário das melhorias que estão sendo feitas no sistema.
"O que estamos fazendo é dar o máximo de melhorias possível para o usuário", assinala Ananias.
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Positiva a atitude tomada em cuidar dos Fepasões, são composições guerreiras, potentes e altamente capazes de suprir a demanda que lhe é solicitada, mas achei o investimento tímido, a princípio.
Notícia original: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4919.
Sessenta carros de composições da série 5000, que circulam na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] estão passando por reforma completa no piso e revestimento do salão de passageiros. Além disso, uma outra composição passa por processo de remobilização e mais quatro tiveram suas frentes adesivadas, seguindo o padrão atual da CPTM.
Os carros terão 100% do piso e rodapés substituídos. O revestimento de borracha está sendo retirado e a lã de vidro que fica embaixo dele substituída por lã de rocha, o que facilita o trabalho de manutenção, visto que não provoca coceira e alergia como a de vidro. Após a colocação da lã, são inseridas por cima placas de compensado naval tratado contra absorção de líquidos, que irão sustentar os passageiros e, por último, um novo revestimento de borracha.
Os trens que passam por essa reforma do piso são os que circulam na Linha 8-Diamante, onde a solicitação dos passageiros pela melhoria do piso do salão é freqüente, pois existem várias composições onde o mesmo ainda é o original, com mais de 30 anos de uso. Com as mudanças, os trens ganharão cara nova.
Não é só o piso que está sendo revitalizado. Uma das composições da série 5.000 está passando por reforma completa, com troca das janelas, dos bancos quebrados e dos quebra-ventos – placas de madeira instaladas nas laterais dos bancos, perto das portas, que orientam o fluxo dos usuários para os corredores.
"Os quebra-ventos estão sendo substituídos por esses de aço. Não haverá mais fixação no piso dos trens. A fixação será nas laterais", explica Ananias Matos, supervisor de manutenção da Oficina de Presidente Altino. "Com isso, colabora-se para a estética e a limpeza nos trens, deixa-se o salão mais livre e o design do trem mais bonito. Traz vantagens tanto para o usuário quanto para a manutenção".
As últimas melhorias feitas foram em três composições que tiveram suas máscaras [parte frontal externa do trem, no lado da cabine do maquinista] reformadas. Elas foram adesivadas enquanto as numerações das composições estão sendo substituídas para se adequarem ao sistema de controle da CPTM. Com as novas máscaras, a aparência do trem é melhorada e padroniza a comunicação visual, ponto importante para o reconhecimento pelo usuário das melhorias que estão sendo feitas no sistema.
"O que estamos fazendo é dar o máximo de melhorias possível para o usuário", assinala Ananias.
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Positiva a atitude tomada em cuidar dos Fepasões, são composições guerreiras, potentes e altamente capazes de suprir a demanda que lhe é solicitada, mas achei o investimento tímido, a princípio.