[Notícia] CPTM conclui ponte sobre a Av. Gabriela Mistral
Enviado: 04 Set 2008, 17:03
CPTM CONCLUI ELEVAÇÃO DA PONTE SOBRE A AV. GABRIELA MISTRAL
A ponte ferroviária sobre a Av. Gabriela Mistral, na região da Penha, terá a sua altura elevada dos atuais 3,40m para 4,65m, no próximo fim de semana [6 e 7 de setembro]. Na ocasião, a CPTM concluirá a etapa de obras de construção das novas vias e retirada da ponte velha. As melhorias no viário continuarão com a construção de mais uma pista rodoviária, calçada e a nova sinalização horizontal e vertical.
As intervenções deverão solucionar os casos de colisão de veículos de grande porte, como caminhões e carretas, contra a ponte. As obras vêm sendo realizadas em etapas: em março, a CPTM já havia terminado a elevação de uma das vias [a de n°2, por onde passam os trens, sentido Calmon Viana].
No total, a CPTM construiu 1.600m de via permanente [novos trilhos, dormentes, pedras e terreno compactado], muros de arrimo e de vedação, aterro compactado, instalação de rede aérea de energia, além do remanejamento de sistemas de sinalização e telecomunicações.
Metrô de superfície
As obras de elevação da ponte ferroviária sobre a Av. Gabriela Mistral dão continuidade ao Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 1,4 bilhão na Linha 12-Safira, até 2010. O ramal terá padrão de metrô de superfície, cujas características são rapidez [intervalos iguais ou menores do que 5 minutos], confiabilidade [menos falhas técnicas e mais regularidade], segurança, qualidade das estações e dos trens.
A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi totalmente reformada e ainda está prevista a chegada de 20 trens novos a partir de 2009. A CPTM também promove melhorias nos sistemas de telecomunicação, energia, sinalização e via permanente, visando a reduzir os intervalos de 8 para 4 minutos, nos horários de pico.
O Plano de Expansão conta com investimentos de R$ 19 bilhões na CPTM, Metrô e EMTU/SP, o maior já feito no setor. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície. Em 2010, com a consolidação do Plano, o número de pessoas que se deslocam nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo pelo sistema metroferroviário aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá 25%.
A ponte ferroviária sobre a Av. Gabriela Mistral, na região da Penha, terá a sua altura elevada dos atuais 3,40m para 4,65m, no próximo fim de semana [6 e 7 de setembro]. Na ocasião, a CPTM concluirá a etapa de obras de construção das novas vias e retirada da ponte velha. As melhorias no viário continuarão com a construção de mais uma pista rodoviária, calçada e a nova sinalização horizontal e vertical.
As intervenções deverão solucionar os casos de colisão de veículos de grande porte, como caminhões e carretas, contra a ponte. As obras vêm sendo realizadas em etapas: em março, a CPTM já havia terminado a elevação de uma das vias [a de n°2, por onde passam os trens, sentido Calmon Viana].
No total, a CPTM construiu 1.600m de via permanente [novos trilhos, dormentes, pedras e terreno compactado], muros de arrimo e de vedação, aterro compactado, instalação de rede aérea de energia, além do remanejamento de sistemas de sinalização e telecomunicações.
Metrô de superfície
As obras de elevação da ponte ferroviária sobre a Av. Gabriela Mistral dão continuidade ao Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 1,4 bilhão na Linha 12-Safira, até 2010. O ramal terá padrão de metrô de superfície, cujas características são rapidez [intervalos iguais ou menores do que 5 minutos], confiabilidade [menos falhas técnicas e mais regularidade], segurança, qualidade das estações e dos trens.
A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi totalmente reformada e ainda está prevista a chegada de 20 trens novos a partir de 2009. A CPTM também promove melhorias nos sistemas de telecomunicação, energia, sinalização e via permanente, visando a reduzir os intervalos de 8 para 4 minutos, nos horários de pico.
O Plano de Expansão conta com investimentos de R$ 19 bilhões na CPTM, Metrô e EMTU/SP, o maior já feito no setor. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície. Em 2010, com a consolidação do Plano, o número de pessoas que se deslocam nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo pelo sistema metroferroviário aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá 25%.