Página 1 de 1
[Notícia]Aprovada PPP para compra de trens da CPTM (Linha 8)
Enviado: 09 Set 2008, 23:07
por Tiago Costa
Aprovada PPP para compra de trens da CPTM
Terça-feira, 09 de Setembro de 2008 às 20h31
Em reunião realizada na noite desta terça-feira (09/09) no Palácio dos Bandeirantes, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou a realização dessa modalidade de compra de trens para a Linha Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes na região central da capital.
Serão 288 vagões, que formam 36 composições, sendo 12 reformadas e 24 totalmente novas. Para o vice-governador Alberto Goldman, presidente do conselho, a compra de novos trens será importante para beneficiar os 334 mil usuários diários dessa linha. "O objetivo é transformar essa linha em um metrô de superfície em termos de rapidez e conforto", disse.
O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas.
Modernização
Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM inclui reformas das estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Eng° Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.
A estimativa da empresa é que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos, a oferta de lugares aumente de 20 mil para 34 mil por hora/sentido, e o número de usuários em dia útil suba dos atuais 334 mil para 422 mil.
Da Secretaria de Desenvolvimento
Fonte: São Paulo - Notícias
Link:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenot ... p?id=98554
___________________________________________________________________________
Não entendi muito bem o que vai ser feito, mas eu, por enquanto, gostei da notícia
!
Enviado: 09 Set 2008, 23:29
por André Vasconcellos
No que se trata o PPP?
Enviado: 09 Set 2008, 23:31
por Lipe Andreense
é realmente necessário a compra de novos trens ?????
não dá pra reformar a frota atual ?
Ou a frota atual só poderá formar 12 composições de 8 carros (288/36=8)
"Transformar a linha em metro de superficie"
Isso a linha já é, mas ninguem quer aceitar...
Enviado: 09 Set 2008, 23:40
por Tiago Costa
Eu acho que vão fazer trens "novos", isso é, vão aproveitar toda a frota existente, já que são justamente 288 carros da série 5000. Mas para fazer 36 composições de 8 carros, vários carros reboques têm que ser transformados em carros motores. De qualquer forma, como já vimos nos 2100, dá pra fazer uma super-reforma nos trens, não uma reforminha simples.
Enviado: 09 Set 2008, 23:57
por Lipe Andreense
Hum.... tendi.
Ainda bem, eu adoro o 5000
(só espero que a Alstom passe longe deles)
Enviado: 10 Set 2008, 00:07
por Tiago Costa
Eu também. Espero que seja uma reforma à altura deles (Alstom? Não, obrigado
).
Enviado: 10 Set 2008, 00:21
por Vidal
lipe_andreense escreveu:é realmente necessário a compra de novos trens ?????
não dá pra reformar a frota atual ?
Foi exatamente nisso que pensei quando li pela primeira vez. Agora, com as devidas explicações, fiquei contente. Adoro a série 5000 também e acredito que, com uma reforma caprichada (acho que a Bombardier seria uma boa candidata) como feita nos TUEs da Linha 12 - Safira, podem muito bem virem a se tornar a série mais prestigiosa da CPTM.
A transformação de carros reboques em carros motores traria alguma alteração de performance para esta série?
Enviado: 10 Set 2008, 00:26
por Lipe Andreense
Vidal escreveu:A transformação de carros reboques em carros motores traria alguma alteração de performance para esta série?
Traria sim, para melhor.
Atualmente são 4 carros motor para 12 carros.
Com a reforma serão 4 carros motor para 8 carros, ou seja, 50% motorizada, atual,mente são 33% de motorização.
A motorização de reboques será para formar novas composições, pois não há motores suficientes para todos os carros na formação 8 carros
Enviado: 10 Set 2008, 00:50
por Will .
mmm boa notícia
no começo não tava entendendo nada... falaram de 'compra' para a reforma
que bom que vão reformar eles
Enviado: 10 Set 2008, 12:38
por ArqPaulo
Que bom, alem dos trens, será bom ver as estações reformadas! Mas nao acredito que fique pronto em 2010, tem muita burocracia pela frente alem do inicio das obras de reforma dos trens e fabricação dos novos. Arrisco 2012. Mas e' uma otima noticia, a cptm nao para!
Enviado: 10 Set 2008, 15:12
por Francis
Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).
Enviado: 10 Set 2008, 18:00
por L Fernandes
Aee! mas eu acho que devem fazer uma mega reforma nos 5000 tbm, alinha precisa!
Enviado: 10 Set 2008, 18:06
por HGP
Francis escreveu:Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).
A 8 sempre foi a preterida da CPTM....
Enviado: 10 Set 2008, 18:55
por Haiser
... A 8 Deveria ser a primeira reformada mesmo , ( é la que há uma importante centro administrativo, alem da DRM .
Enviado: 10 Set 2008, 19:03
por Tiago Costa
Francis escreveu:Não é a primeira vez que vejo o governo distorcer dados para "aumentar" a proporção da melhoria: (diminuir o intervalo de 9 para 5 minutos/ de 334 para 422 mil). A linha já carrega quase 400 mil, e o intervalo no pico é 7' acho que já desde quando era FEPASA. Mas que bom que enfim farão algo por lá (para mim, deveria ter sido a primeira linha a ser reformada).
Pois é, esses dados são bem desatualizados! E é verdade, desde a época da Fepasa os intervalos eram de 7 minutos no pico (eu vi em um post do Ramos, no SSC, que eram 8 trens por hora, ou seja, 7m30s de intervalo). Ao invés de mostrar dados atualizados, utilizaram a MDU (média dos dias úteis) de 2007. De qualquer forma, fico muito contente com os investimentos que vão fazer nela. Finalmente
!
Enviado: 10 Set 2008, 22:52
por Lipe Andreense
Luiz Fernandes escreveu:Aee! mas eu acho que devem fazer uma mega reforma nos 5000 tbm, alinha precisa!
Mas é exatamente isso que vão fazer
Enviado: 11 Set 2008, 09:33
por AGV
Tiago Costa escreveu:
(eu vi em um post do Ramos, no SSC, que eram 8 trens por hora, ou seja, 7m30s de intervalo)
Aliás, falando nsso, por onde anda o Ramos?
Ele não se cadastrou aqui desde que mudamos...
Enviado: 11 Set 2008, 12:59
por Tiago Costa
Outra notícia, idêntica:
Compra de trens será feita por parceria
DCI | | 11/9/2008 - 09h55
Em reunião realizada na noite de terça-feira no Palácio dos Bandeirantes, o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo aprovou a realização dessa modalidade de compra de trens para a Linha Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Itapevi à Estação Júlio Prestes, na região central da capital.
Serão 288 vagões, que formam 36 composições, sendo 12 reformadas e 24 totalmente novas. Para o vice-governador, Alberto Goldman, presidente do conselho, a compra de novos trens será importante para beneficiar os 334 mil usuários diários dessa linha. "O objetivo é transformar essa linha em um metrô de superfície em termos de rapidez e conforto", disse. O próximo passo para a PPP é a realização de audiências públicas.
Além dessa PPP para compra de novos trens, o projeto de modernização da Linha Diamante executado pela CPTM inclui reformas das Estações Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Domingos de Moraes, Comandante Sampaio, Engenheiro Cardoso, Jandira e Imperatriz Leopoldina.
A estimativa é de que, até 2010, o intervalo entre trens no horário de pico caia de 9 para 5 minutos e o número de usuários em dias úteis suba de 334 mil para 422 mil.
Fonte: Webtranspo - Clipping
Link:
http://www.webtranspo.com.br/ferroviari ... istro=8110