Caos na linha 2 Verde

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Caos na linha 2 Verde

Mensagem não lida por HGP » 10 Set 2008, 16:33

Tópico para discutir os problemas atuais da linha 2 Verde enquanto não chegam os novos trens entre outros medidas....


Galera, segunda e terça vi pessoas saindo no tapa para entrar e sair dos trens nas estações entre Clínicas e Paraíso. A situação não vai bem não, o horário do rush está lotando completamente as plataformas de embarque. Em Trianon Masp fizeram contenção no mezanino - apenas 2 bloqueios para embarque, para segurar o número de passageiros......


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 10 Set 2008, 17:21

Não quero ser ácido! Mas...
O que que tem a ver o fato de não haver trens novos?
Toda a demanda é suprida por alguns Budd's da linha 1 (Ainda prefiro os trens da linha 3)
No máximo o que pode acontecer é:
- sistema de sinalização não permitir intervalos menores (daí não suportando a demanda)

- Avaria ou Falha faltal (Chamem como quiser)
(Não tendo jeito)

é isso cara...


<O>
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 10 Set 2008, 17:25

Lopes escreveu:Não quero ser ácido! Mas...
O que que tem a ver o fato de não haver trens novos?
Toda a demanda é suprida por alguns Budd's da linha 1 (Ainda prefiro os trens da linha 3)
No máximo o que pode acontecer é:
- sistema de sinalização não permitir intervalos menores (daí não suportando a demanda)

- Avaria ou Falha faltal (Chamem como quiser)
(Não tendo jeito)

é isso cara...


<O>


Eu penso que trens novos, menor headway podem ajudar a diminuir a situação de lotação atual do pico, ou estou pensando errado? :(


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Set 2008, 18:33

Lopes escreveu:Não quero ser ácido! Mas...
O que que tem a ver o fato de não haver trens novos?
Toda a demanda é suprida por alguns Budd's da linha 1 (Ainda prefiro os trens da linha 3)
No máximo o que pode acontecer é:
- sistema de sinalização não permitir intervalos menores (daí não suportando a demanda)

- Avaria ou Falha faltal (Chamem como quiser)
(Não tendo jeito)

é isso cara...


<O>
Lopes, quem falou que os Budds suprem a demanda da Linha 2? A Linha 2 utiliza todos os trens que podem ser utilizados da Linha 1. Se a Linha 1 não precisasse de 44 trens no pico (a frota da Linha 1 é de 51 trens), certamente haveriam mais Budds rodando na Linha 2 (ou seja, a quantidade de Budds "em estoque" seria maior). Ela precisa de mais trens sim no trecho atual, tanto é que hoje ela está bastante lotada (não tanto quanto as Linhas 1 e 3, naturalmente, mas ainda assim, está fora dos padrões de conforto que o Metrô-SP pretende ter em 2010). O sistema de sinalização da Linha 2 permite intervalos de 90 segundos, então podem ser colocados mais trens em operação facilmente.

O problema é a frota: de onde viriam os trens que estão faltando? A Linha 1 utiliza 44 trens, 2 trens ficam de reserva e outros 2 trens ficam em manutenção (isso é chutômetro, não sei quantos dos 4 trens ficam em manutenção e quantos ficam em reserva). Com isso, sobram apenas 3 Budds para a Linha 2. A frota da Linha 3 é de 47 trens, dos quais 42 operam no pico. Só que como eles são bem mais "judiados" que os Budds, eles precisam de uma manutenção mais profunda (e portanto, mais demorada). Por isso é que os novos trens para a Linha 2 são tão importantes. Se fosse só para manter o intervalo de hoje, não seriam necessários 16 trens novos, e sim 5 ou 6, no máximo. Com esses 16 trens, o intervalo vai diminuir de 150 segundos hoje (2m30s) para 128 segundos (2m08s). Não parece uma diminuição significativa, mas é um aumento de 17% na oferta. Isso já ajuda bastante a controlar a lotação.
Editado pela última vez por Tiago Costa em 12 Set 2008, 01:40, em um total de 1 vez.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 10 Set 2008, 19:07

Complementando o q Tiago disse( corrijam se tiver errado)

São Apenas 11 milleniums mais 3 Budds rodando de reserva na Linha 2

Com a chegada de mais 16..... Ficariam 27 ( os Budds voltam para L1)

Daí a explicação para o intervalo futuro de 128 segundos


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Set 2008, 20:39

Ola
me permitam entrar na discussao:

- sim! faltam trens! e' muitos
- mas atenção, antes disso, culpa dos politicos, porque?
- eles atropelam o lado tecnico das empresas que comandam, os tecnicos como engenheiros, arquitetos, setor de sistemas e informatiscas devem ficar malucos, pois quem foi que mandou inagurar tres novas estações + ponte orca, aumentar a demanda, sem por trens novos????

- exemplo: sabado de manha, desci no paraiso (nao vejo a hora de ir para a paulista, descendo na luz sem ter que ir ate a zona sul pra voltar pra paulista e zona oeste)...enfim....desci num sabado de manha, as 8:30 no paraiso saindo da linha azul....me dirijo a plataforma....espero o tren da linha 2....ai chega outro trem da linha azul....plataforma enche, nada de trem na linha 2.....continuo esperando....chega outro trem da linha azul (fora os pasageiros da propria estação)..... :brv: ai chega o tren da linha 2.....abrem as portas e ja emboca o 4° trem da linha 1.....

isso e' todo santo sabado, pois sempre uso a linha de sabado de manha!

VERGONHA...POLITICOS ESCROTOS, inauguram linhas, mas nada de trem pra suporta a nova demanda, eu rezo pra esses novos trens chegarem logo, pois a linha 2 hoje e' caos mesmo!!!

e pra finalizar, as obras de expansao começaram, e nada de trem novo ainda em...genios! e fizeram a licitação como o nariz ainda..tenho medo de dar .....(pedindo autorização para horacio para usar palavra que começa com M...e termina com A


Estevan
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2008, 15:50

Mensagem não lida por Estevan » 11 Set 2008, 14:41

Eu costumo pegar a linha verde às 7 de manhã na estação paraíso sentido VM e o trem demora 4,5,6 minutos pra chegar. é só marcar no relógio e conferir. Nesse longo tempo de espera, chegam 3 ou 4 trens da linha azul. e isso em dia útil!
E além disso, será que nunca vão colocar as divisórias de metal para organizar o embarque na Paraíso???
Enfim, parabéns aos gênios que expandiram a linha até alto do ipiranga sem trens novos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 11 Set 2008, 15:15

Estevan escreveu:Eu costumo pegar a linha verde às 7 de manhã na estação paraíso sentido VM e o trem demora 4,5,6 minutos pra chegar. é só marcar no relógio e conferir. Nesse longo tempo de espera, chegam 3 ou 4 trens da linha azul. e isso em dia útil!
E além disso, será que nunca vão colocar as divisórias de metal para organizar o embarque na Paraíso???
Enfim, parabéns aos gênios que expandiram a linha até alto do ipiranga sem trens novos.

Das 6 as 9 horas ha uma grande movimentação na linha 2, do Paraiso em direção à Paulista e Clinicas. A tarde, das 17 as 19 horas o fluxo se inverte. Mas nao acho que seja so a AIP o fator determinante ( ajudou a superlotar, com certeza), mas eu diria que o BU, a oferta de empregos e a deterioração do trafego no horario tem estimulado mais pessoas a usarem a linha.


Eu queria saber qual a participação da Ponte ORCA AIP -TMD na entrada de passageiros na linha 2 : 5000 pessoas por dia, 10.000???


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Set 2008, 16:09

HGPFILHO escreveu:Eu queria saber qual a participação da Ponte ORCA AIP -TMD na entrada de passageiros na linha 2 : 5000 pessoas por dia, 10.000???
Olha, a ultima vez que peguei a Orca, a fila formava 3 colunas, chuto umas 200 pessoas por hora
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 11 Set 2008, 16:25

Passei semana passada na Linha 2 em horário de pico e a situação não estava como era antes.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 12 Set 2008, 01:06

Cara, tem razão...
Malz ae pela acidez...
Nada como alguém saber mais que você!
(Agora também já sei!)
:D
Valeu!
Rodrigo Lopes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 15 Set 2008, 13:48

Concordo com o arqpaulo, como estender uma linha que já não possui frota própria (os milênios são da linha 3; os budd, da linha 1) sem adquirir trens? Mas isso também é um problema estrutural da cidade. Esse fluxo Linha 3 (11) / Sé (Luz) / Paraíso / Linha 2 é o gargalo do Metrô hoje, onde se concentram a maioria das ocorrências relativas ao atraso na circulação (portas do trem). As soluções: Na área que compete ao transporte, a linha 4, que aliviaria Sé, Luz e Paraíso de uma só vez, redistribuindo a demanda do sistema. Na área social/infra-estrutura: criação de empregos na zona leste, para que seus habitantes não tenham que vir a zona sul e centro para trabalhar - e este é o motivo de tanta superlotação neste gargalo.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 15 Set 2008, 21:04

Concordo com voce Francis, acrescentando, hoje fui de santana, onde moro ate paraiso...bom, resolvi descer na ana rosa devido a plataforma cheia. quando o trem, o bom e velho budd parou em paraiso, muita gente saiu e o tren ficou vazio....

com a linha 4, as pessoas que pegaram o budd na sé que vieram da zona leste, teriam como opção a republica, e eu, e todos da zona norte poderiam descer na luz....aliviando pra quele monte de gente que chega da luz na cptm também...emfim...sera uma maravilha! mas temos q aguardar ainda 1 ano e meio, ou mais...

abs

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 15 Set 2008, 21:51

a operação de fazer circular alguns trens entre Ana Rosa e Clínicas apenas durante o rush está gerando cenas inusitadas : Trem com Destino a AIP abarrotado de gente que ficou na plataforma aguardando o trem seguinte para proseguir viagem... :ph34r:


Estevan
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2008, 15:50

Mensagem não lida por Estevan » 19 Set 2008, 13:12

para quando está previsto o começo da entrega dos novos trens da linha 2??


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Set 2008, 13:54

Estevan escreveu:para quando está previsto o começo da entrega dos novos trens da linha 2??
Tinha visto em algum lugar que o primeiro trem chega em novembro. Mas como ele tem que passar por diversos testes (testes da série e testes individuais), ele deve demorar um pouco para entrar em operação. Mas até fevereiro ou março de 2009 ele deve estar operando.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 19 Set 2008, 23:17

arqpaulo escreveu:Concordo com voce Francis, acrescentando, hoje fui de santana, onde moro ate paraiso...bom, resolvi descer na ana rosa devido a plataforma cheia. quando o trem, o bom e velho budd parou em paraiso, muita gente saiu e o tren ficou vazio....

com a linha 4, as pessoas que pegaram o budd na sé que vieram da zona leste, teriam como opção a republica, e eu, e todos da zona norte poderiam descer na luz....aliviando pra quele monte de gente que chega da luz na cptm também...emfim...sera uma maravilha! mas temos q aguardar ainda 1 ano e meio, ou mais...

abs
É isso mesmo Paulo. Temos de pensar em transporte, claro, mas a cidade tem de ser repensada em seus fluxos, senão, nada adiantará. As empresas continuarão todas no centro/zona sul e as pessoas da leste tendo de se deslocar... já tem três linhas lá (3,11 e 12), vai chegar a 2, e mesmo assim não vai resolver.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 22 Set 2008, 10:23

Por isto que penso num sentido "inverso" ao que normalmente ocorre, e que funciona: Criar a demanda, construindo novas linhas.

Uma modernização do corredor da EMTU até Santo André para uma linha metropolitana "Morumbi/Itaquera, aonde hoje é o corredor da EMTU, creio que criaria um
novo corredor e centro de negócios, além de fortalecer os já existentes ao longo deste trajeto que imagino: fomentará os negócios no entorno deste trajeto, interligará pessoas a atenderá áreas residenciais e comerciais/industriais ao longo deste trajeto, diminuindo, ainda que um pouco esta "polarização" ZL-Centro-resto da cidade, sendo que ainda ao longo nesta linha, poderia se conectar outras linhas internas de Santo André, São Bernardo e até de Diadema, se fosse construída.

Lipe/pessoal do ABCD: O que acham da idéia?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 22 Set 2008, 13:13

AGV escreveu:Por isto que penso num sentido "inverso" ao que normalmente ocorre, e que funciona: Criar a demanda, construindo novas linhas.

Uma modernização do corredor da EMTU até Santo André para uma linha metropolitana "Morumbi/Itaquera, aonde hoje é o corredor da EMTU, creio que criaria um novo corredor e centro de negócios, além de fortalecer os já existentes ao longo deste trajeto que imagino: fomentará os negócios no entorno deste trajeto, interligará pessoas a atenderá áreas residenciais e comerciais/industriais ao longo deste trajeto, diminuindo, ainda que um pouco esta "polarização" ZL-Centro-resto da cidade, sendo que ainda ao longo nesta linha, poderia se conectar outras linhas internas de Santo André, São Bernardo e até de Diadema, se fosse construída.

Lipe/pessoal do ABCD: O que acham da idéia?
Eu não entendi bem, você disse criar uma nova linha de onibus para depois fazer uam linha de VLT/Metro ??

Se for isso a minha opinião:
Linhas do corredor não podem ser muito longas, pois isso envolve uma grande frota para uma unica linha, além de desgastar mais o veículo e gerar mais quebras, além também de que muito poucas pessoas vão de uma ponta a outra da linhas
Por isso mesmo nunca existiu uma linha Santo André - Jabaquara ou São Mateus - Jabaquara.
O projeto atual para o Brooklin/Morumbi (se feito de maneira decente e não igual os "passa-aperto" de São Paulo), se integraria muito bem em diadema, não precisando criar uma linha tão longa.
Em Diadema, Piraporinha e São Mateus as linhas já são integradas gratuitamente às municipais (terminal fechado)

Eu acho que uma modernização para corredor de VLT já seria excelente para cobrir a demanda.
Imagem

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 22 Set 2008, 14:16

Não, Lipe, na minha opinião esses "corredores" que têm por aí, a maioria são correedores do tipo "não quero fazer Metrô", é uma ligação sobre trilhos mesmo. (Nosso negócio aqui são só trilhos b ) b ) b ) )

Eu arriscaria propor algo de maior volume, nos moldes do Metrô, e digo "Metrô", porque a CPTM não tem (não existe) leito ou algo parecido no trecho, e falo CPTM pq o MetrôSP tem essa "coisa" de "não sair da cidade".

Em suma, uma linha férrea, com trens do tipo metrô, para demanda grande.

Ali, não só comporta como iria criar um grande eixo de comércio-serviços-tráfego. b )

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante