[Notícia] Mais dois trens modernizados para a Linha 11
Enviado: 11 Set 2008, 12:42
TRECHO GUAIANAZES-ESTUDANTES GANHA REFORÇO DE DOIS TRENS MODERNIZADOS
A CPTM colocou em operação no trecho entre Guianazes e Estudantes, da Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], dois trens totalmente modernizados. As composições, da série 4.400, de seis vagões cada, contam com itens de acessibilidade, além de melhorias de conforto e segurança para os usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.
Até o final deste ano, toda a frota entre Guaianazes e Estudantes será composta por trens modernizados. As unidades entregues somam-se aos 15 trens já recuperados para a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e aos 2 para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], subindo para 21 o total de trens recuperados pela CPTM.
As melhorias fazem parte do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no qual o Estado de São Paulo está investindo R$ de 19 bilhões até 2010. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metroferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Trem série 4.400
O trem da série 4.400 [em operação desde 1981], de seis vagões e capacidade para 1.600 passageiros, passou por profunda reforma. As partes externas e internas dos carros receberam pintura. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a sua abertura indevida, e itens de acessibilidade foram incluídos, a exemplo do sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. A parte externa das portas adquiriu estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma.
Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por revisão geral incluindo a troca de componentes danificados. O trem conta, ainda, com novo registrador de eventos, uma espécie de "caixa preta". Houve também a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste dessas e dos trilhos. Os serviços foram realizados pelo consórcio T’Trans/MPE.
Frota mais moderna
O Programa de Modernização dos Trens, da CPTM, envolve a reforma de 45 composições. O projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Juntamente com outros projetos de modernização da malha, as melhorias na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários.
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4993
A CPTM colocou em operação no trecho entre Guianazes e Estudantes, da Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], dois trens totalmente modernizados. As composições, da série 4.400, de seis vagões cada, contam com itens de acessibilidade, além de melhorias de conforto e segurança para os usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.
Até o final deste ano, toda a frota entre Guaianazes e Estudantes será composta por trens modernizados. As unidades entregues somam-se aos 15 trens já recuperados para a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e aos 2 para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], subindo para 21 o total de trens recuperados pela CPTM.
As melhorias fazem parte do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no qual o Estado de São Paulo está investindo R$ de 19 bilhões até 2010. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô de superfície. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metroferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Trem série 4.400
O trem da série 4.400 [em operação desde 1981], de seis vagões e capacidade para 1.600 passageiros, passou por profunda reforma. As partes externas e internas dos carros receberam pintura. Todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a sua abertura indevida, e itens de acessibilidade foram incluídos, a exemplo do sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva. A parte externa das portas adquiriu estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma.
Os sistemas de freio, os motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por revisão geral incluindo a troca de componentes danificados. O trem conta, ainda, com novo registrador de eventos, uma espécie de "caixa preta". Houve também a instalação de um dispositivo de lubrificação dos frisos das rodas para diminuir o desgaste dessas e dos trilhos. Os serviços foram realizados pelo consórcio T’Trans/MPE.
Frota mais moderna
O Programa de Modernização dos Trens, da CPTM, envolve a reforma de 45 composições. O projeto é realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010. Juntamente com outros projetos de modernização da malha, as melhorias na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários.
Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=4993