Página 1 de 1
Estação Mercês - Central do Brasil
Enviado: 17 Set 2008, 20:40
por Vicente
Pessoal, estas fotos que vêm a seguir são da estação de Mercês, em MG, cidade natal de meu pai.
Era ponta de um ramal da EFCB, que operou até 1969.Ao que meu pai contava, era possível sair da cidade e ir de trem até o Rio.
Hoje, o prédio da antiga estação é usado como agência dos correios.
Enviado: 17 Set 2008, 20:50
por Vicente
O letreiro:
A frente da estação. À esquerda, meu tio, e à direita, meu pai (que Deus o tenha...)
Fachada lateral:
Detalhe de indicação da quilometragem e altitude
Comentário: é impressionante como o alcance da ferrovia até os anos 60 era bastante amplo, e dava a chance a pequenas cidades se desenvolverem. O desmantelamento das ferrovias quebrou muitas delas...
Comentário 2: na estrada de acesso à cidade, é possível ainda reconhecer o leito da ferrovia na lateral.
Enviado: 17 Set 2008, 21:31
por HGP
Puta que pariu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vicente obrigado por essa contribuição!!! Jamais tinha ouvido falar e graças a você mais um pedaço da história da ferrovia no Brasil foi resgatado e registrado. Depois o renan entra em contato contigo para você escolher qual das fotos usaremos no catálogo do fórum nostalgia...
Será que o prédio ainda está de pé????
Enviado: 17 Set 2008, 21:42
por Vicente
Horácio, o prédio está exatamente como a foto, só precisa de pintura.
É a atual agência de correios da cidade.
Essas fotos são deste ano, no feriado de Tiradentes...
Pode escolher a foto, colega!
Esse ramal passava também pela cidade de Santos Dumont, onde nasceu o próprio... é realmente histórico!
Enviado: 17 Set 2008, 21:55
por HGP
Eu gostei da foto 2, mas gostaria de ouvir também o renan e os outros , além de você mesmo!
, obrigado Vicente pela contribuição!
Enviado: 17 Set 2008, 21:58
por Lipe Andreense
eu também gostei da 2
muito legal Vicente !!!
Enviado: 17 Set 2008, 22:56
por Vicente
Essas fotos têm muito valor pra mim, pois foram da última vez que viajei com meu pai, e pude levá-lo à sua cidade.
Há um histórico legal neste site, sobre estações do Brasil todo:
http://www.estacoesferroviarias.com.br
As coordenadas do prédio, pra ver no GE: 21°11'52.45"S 43°20'33.06"O
Um pouco a noroeste, vê-se um campo de futebol. Em torno dele, o trem fazia o balão para retornar, conforme meu pai contava.
A segunda foto, onde estão meu pai e meu tio (que ainda mora lá) e a quinta, com a indicação da quilometragem são as melhores...Na segunda foto, o campo de futebol está nas minhas costas, à direita.
PS: Vejam lá no site sobre a estação Santos Dumont, que era de onde partia o ramal... A MRS usa os trilhos do pátio de lá! E a estação virou um museu!
Enviado: 18 Set 2008, 10:45
por Renanfsouza
Vicente, excelente contribuição.
Mais uma estação retratada aqui pelo membros do TGVBR !
É sempre bom ver estações desativadas com novas funcionalidades... Eu já estive em cada uma caindo aos pedaços que davam até vontade de chorar hehehe
Não sei se você está a par do esquema que utilizamos pra indexar essas estações: temos um thread fixo chamado Estações Desativadas aqui no fórum Nostalgia Sobre Trilhos e indexamos os threads de estações como esse para facilitar o acesso.
Então peço que você escolha a sua foto favorita dessas que você postou para que eu possa fazer a miniatura dela e o Horácio (HGPFilho) indexar
eu pessoalmente acho a segunda foto ideal para isso, mas a escolha é sua.
Mais uma vez parabés pelas fotos !
Enviado: 18 Set 2008, 13:51
por Caco
Primeiramente, obrigado pela contribuição, Vicente.
Pelo menos a estação está ocupada com alguma atividade, que não deixa apodrecê-la, mas bem que a agência dos Correior poderia dar uma "geral" na fachada, que está um pouco detonada.
Enviado: 18 Set 2008, 20:30
por Tiago Costa
Adorei as fotos, Vicente! Uma pena que a estação, mesmo sendo utilizada, não estava nas melhores condições. Mas ao menos não estava apodrecendo, né? Obrigado por postá-las
!
Enviado: 18 Set 2008, 20:54
por André Vasconcellos
Estação bonita,apesar de estar um pouquinho mal-cuidada,mas como disseram acima,é melhor do que estar apodrecendo né?
Enviado: 18 Set 2008, 21:03
por Vicente
Obrigado a todos!
Renan, Horácio, podem fazer a miniatura pela foto 2.Preciso mandar o arquivo ou vocês puxam direto???
Tiago, Caco, em MG há bastante estações que viraram agência dos Correios das cidadezinhas. Eu também sou a favor da reutilização dos prédios, como forma de uso adequado do nosso dinheiro.
Mercês, com um tapinha (pintura, basicamente) fica nova. Vocês não viram o estado de abandono dela há uns 12, 15 anos... era triste! Eu vi a estação bem pior que a foto dque está no site que mencionei acima.
Enviado: 20 Set 2008, 12:11
por Landrail
Vicente, obrigado por contribuir com essa bela estação, eu confesso que não a conhecia não conheço nem a cidade, mas me surpreendi com o estado da estação e com os detalhes.
Desculpe a ignorância mas onde fica Mercês???Fica perto de Cons. Lafaiete???
Enviado: 20 Set 2008, 17:41
por Vicente
Landrail,
A cidade fica perto na região de Juiz de Fora, Rio Pomba... Há um acesso por rodovia pela BR-040, antes de Barbacena (pra quem vai sentido BH), passa-se por uma cidade chamada Santa Bárbara do Tugúrio, e chega-se a ela.
Você me deu uma ótima idéia pra fotografar, quando passar em Lafaiete: há um pátio grande lá...
Enviado: 22 Set 2008, 14:53
por Landrail
Vicente A.O.Junior escreveu:Landrail,
A cidade fica perto na região de Juiz de Fora, Rio Pomba... Há um acesso por rodovia pela BR-040, antes de Barbacena (pra quem vai sentido BH), passa-se por uma cidade chamada Santa Bárbara do Tugúrio, e chega-se a ela.
Você me deu uma ótima idéia pra fotografar, quando passar em Lafaiete: há um pátio grande lá...
A linha do Centro da EFCB tem excelentes estações,Congonhas, Santos Dumond , Carandaí, Barbacena, Juiz de Fora etc...
A estação de Santos Dumond possui um pátio onde vários carros estão abandonados e alguns a ABPF está revitalizando reformando, tem uma locomotiva vapor "Zezé Leone"que esta sendo reformada e vai fazer um trem turístico entre Barbacena e Juiz de Fora ela foi destaque de uma das edições da Revista Ferroviária à poucos meses .