BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[Notícia] Começa Audiência Pública sobre a Linha 3 do Metrô

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[Notícia] Começa Audiência Pública sobre a Linha 3 do Metrô

Mensagem não lida por Vinicius » 17 Set 2008, 19:17

Começa audiência pública sobre a Linha 3 do Metrô

Para dar prosseguimento à implantação da Linha 3 do Metrô, a Secretaria de Transportes, por determinação da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), faz hoje e amanhã audiências públicas para discutir a construção do trajeto que vai ligar Niterói a São Gonçalo. A primeira das audiências será às 19 horas, no Clube Esportivo Mauá, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo. Já a segunda será em Niterói, no Clube Combinado 5 de Julho, no Barreto, Zona Norte da cidade.

Na reunião, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e técnicos da secretaria apresentarão o projeto do segundo lote da Linha 3, ligando a Estação Araribóia, no Centro de Niterói, até a Estação de Guaxindiba, em São Gonçalo. Nesse trecho, a linha terá 23 quilômetros e 14 estações.

Realizadas as audiências, o projeto segue para a fase de liberação de licença prévia ambiental e, posteriormente, de licença de instalação, o que permitirá o início das obras, que já foram licitadas em 2002 e serão executadas pelo consórcio Construtor Fluminense, composto pelas empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia.

"Há uma determinação muito forte do governador Sérgio Cabral para que a secretaria comece e termine a construção da Linha 3 do metrô o mais rapidamente possível. Essa é uma obra prioritária, que vai beneficiar, inicialmente, mais de 100 mil pessoas por dia. E quando o Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) estiver funcionando, o volume de passageiros será ainda maior. Serão mais de 450 mil pessoas com acesso a um transporte rápido e eficiente", afirmou o secretário Julio Lopes.

Pelos planos da Secretaria de Transportes, a construção do segundo lote da Linha 3 deve durar três anos e meio. A obra, que vai promover uma enorme melhoria na mobilidade e na urbanização das duas cidades, vai gerar 2.500 empregos diretos e outros 5.500 empregos indiretos. O segundo lote está orçado em aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

Questionamento

O deputado estadual Audir Santana (PSC) enviou na segunda-feira um ofício por meio da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ao secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, questionando o motivo da população de Itaboraí não ter sido convidada para participar de audiência pública sobre a implantação da Linha 3 do Metrô.

Na opinião do parlamentar, o município do interior possui o mesmo direito de São Gonçalo e Niterói de debater a questão. Segundo Audir, a omissão é inaceitável, ainda que a Secretaria de Transportes a justifique pelo fato de as obras no trecho de Itaboraí serem as últimas do cronograma.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/noticias/ ... ndSeguro=0


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 17 Set 2008, 19:26

Secretaria de Transportes faz audiência pública da Linha 3

Por Ascom da Secretaria de Transportes

O Governo do Estado dá mais um passo importante na implantação da Linha 3 do metrô, que vai ligar Niterói a São Gonçalo em 23 km de trilhos. As audiências públicas destas quarta e quinta-feiras (17 e 18/9) são fundamentais para a aquisição da licença prévia ambiental, o que vai possibilitar, posteriormente, a licença de instalação para o início das obras. O novo sistema vai beneficiar diretamente dois milhões de pessoas, que terão acesso a um transporte rápido, não poluente, confortável e seguro.

Hoje, o tempo de deslocamento entre São Gonçalo e Niterói no horário de pico é de aproximadamente uma hora e 25 minutos. Com a Linha 3 em funcionamento, o mesmo trajeto poderá ser feito em apenas 20 minutos. A obra também vai proporcionar um novo dinamismo econômico, melhorias na urbanização e, conseqüentemente, valorização imobiliária na região do entorno a linha.

Durante a obra, serão criados 8 mil novos empregos. Sendo 2.500 empregos diretos e 5.500 indiretos. A previsão é que os trabalhos durem três anos e meio, e que já no primeiro ano o número de usuário ultrapasse 100 mil por dia.

A obra da Linha 3 foi licitada em 2002. O projeto foi dividido em duas partes: Lote 1 e Lote 2. No Lote 1, a linha sairia do Largo da Carioca, no Rio, atravessaria a Baía de Guanabara por baixo d´água, chegando até a Estação Araribóia, em Niterói, num total de 6 km de extensão. Essa parte do projeto será desenvolvida em outro momento.

O Lote 2, que o governo espera iniciar até o início do ano que vem, prevê a ligação do centro de Niterói, na Estação Araribóia, com a Estação Guaxindiba, em São Gonçalo, em 23 km de extensão, sendo os primeiros 500 metros subterrâneos - entre a Estação Araribóia e o início da Avenida Feliciano Sodré-, mais 18,3 km de vias elevadas e outros 4,2 km de vias em superfície. Ao todo, serão 14 estações: Araribóia, Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antônia, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba, sendo essas duas últimas em superfície.

O consórcio responsável pela construção do Lote 2 é formado pelas empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia. A obra está orçada em R$ 1,3 bilhão, sendo 80% financiados pelo governo federal, através da CBTU (órgão ligado ao Ministério das Cidades) e 20% pelo Estado.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSSiteIm ... dent=47557


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Set 2008, 10:49

ALELUIA !!! Novidades sobre a L3 !!!

Muito em breve poderemos ter a construção de duas linhas ao mesmo tempo aqui no Rio, algo impressionante: L3 e L1A.

Bem...................... Acho que preciso voltar pra fotografar as estações originais que faltam no trecho antes que sejam demolidas <O>

Valeu por postar Vinicius.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante