Com algumas horas livres na tarde de ontem resolvi ter um dia de Lipe Andreense e me propus a conhecer o sistema do metrô de Brasília.
Foi muito interessante para entender o funcionamento do sistema, que alterna trens ora sentido Ceilândia, ora Samambaia, sendo a Estação Águas Claras a que divide o que poderiamos chamar de "ramais" verde e laranja. Infelizmente, tirei série de fotos de algumas estações, outras uma ou outra e algumas não pude parar para fotografar pois estava sem muito tempo hábil. Optei então por conhecer a linha laranja e a linha verde numa viagem de Ida e Volta:
Embarquei na Estação Central, num trem com destino a Samambaia. Retornei até a estação Shopping, aonde fui ao Park Shopping Brasilia comer algo. Retornando a estação, peguei um trem com destino à Terminal Ceilândia e de lá retornei à estação Central.
Bom, o intervalo entre os trens chegou a ser entre 10 a 15 minutos durante a tarde, mas nunca vi nenhuma estação as moscas completamente.
Os trens são o design dos trens do metrô carioca, com unidades feitas pela Mafersa e uns mais novos pela Alstom. Em relação ao de SP tem um espaço interno ligeiramente maior, mas também contam com bancos solitários. As portas são maiores do que as nossas . Unidades limpas e muitissimo bem conservadas.
As estações mais novas são de um aspecto muito bonito, arrojadas , mas a planta de algumas mais novas segue a original dos anos 90. Quando eu postar, comparem as estações de Samambaia com a nova Terminal Ceilândia.
A comunicação visual é pequena, não poluidora, tanto um aspecto mais clean.
Oito estações ainda estão para ser entregues. Algumas tem alguma obra bruta já feita, outras estão praticamente prontas para entrar em operação. Para mim foi uma prévia do que teremos aqui em Sampa com a linha 4.
Um grande ponto é o conceito de metropolitano destes trens: saem do planto piloto em direção às satélites. Uma pena que a área nobre do plano piloto - esplanada, congresso - não estão contemplados.
Enfim, um sistema eficiente, que não fica nada a dever aos primeiros metrôs do Brasil.
Em breve, alguns novos tópicos para dinamizar esse subforum.
É o TGVBR chegando à capital federal!!!