Página 1 de 1
Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 29 Set 2008, 15:23
por Tiago Costa
Essa palestra foi apresentada durante o "Painel 2 –Os VLTs, saindo do papel." da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. A palestra pode ser obtida pelo link abaixo:
http://www.aeamesp.org.br/14semana/pale ... LOUCHE.ppt
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
11 -
12 -
13 -
14 -
15 -
16 -
17 -
18 -
19 -
20 -
21 -
22 -
23 -
Enviado: 29 Set 2008, 15:36
por AGV
Muito positivo estarem discutindo estas soluções em transporte com um porém:
Nos tornemos vigilantes para que, quando implantados, os VLT´s não virem "ônibus ferroviários", ficando entupidos junto com os outros
veículos em engarrafamentos e semáforos, e ainda, sendo vendidos a sociedade como "metrô leve".
Não esqueçamos que estamos no Brasil, e não raro as coisas são "abrasileiradas" por aqui, e isto não tem nada a ver com adaptação ao país não....
Exemplo: Uma certa repartição pública federal, aonde as pessoas, esperançosas de que iria chegar um momento que a citada repartição não mais poderia burocratizar seus serviços, prejudicando a população, pois, com a chegada da informatização, tudo seria, ainda que forçosamente, eficaz, pela automatização, ledo engano...... Logo se criou uma "E-burocracia" nos seus sistemas, fazendo até a informática funcionar mos mesmos moldes "dantes..."
Enviado: 29 Set 2008, 16:00
por Haiser
Enviado: 29 Set 2008, 16:29
por L Fernandes
muito boa a apresentação, esclarece bem o que é cada um, capaciade, vantagens, etc!
ps: o 3000 ficou lindo na foto!
os vlts saindo do papel
Enviado: 13 Mar 2009, 20:27
por Jorge Luis
esqueceram de colocar a foto do VLP de sao paulo, eles existiram sim, pois no fim de semana eu andava no trecho mercado /praça lion. provavelmente as emprezas jornalista ou a sptrans tem estas fotos
Enviado: 13 Mar 2009, 20:57
por Gustavodc
E aquele Teleférico ali?
Aeromóvel
Enviado: 13 Mar 2009, 23:00
por Pablo ITT
Não quero criar problema e nem desviar do assunto mas, quando vejo o nome aeromóvel dá uma tristeza danada.Vejam só.
http://www.anovademocracia.com.br/15/09.htm
http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/aeromo.htm
http://www.cbtu.gov.br/noticias/perspec ... oester.htm.
De volta ao VLT, não sei se já postei.
Produto da famosa Alstom.
http://www.aspef.org.br/apresentacoes26jun07/ALSTOM.pdf
Tem também um estudo para Brasília mas não consigo achar o site.
Projetos Estruturantes Brasília Integrada, está em pdf também.
Que venham os Bonds, mesmo que seja o James.
Enviado: 13 Mar 2009, 23:07
por Tiago Costa
gustavodc escreveu:E aquele Teleférico ali?
O Peter colocou para exemplificar como que as telecabines (achei engraçado ele chamar assim
) podem ser um transporte de massa que vence terrenos montanhosos, como o caso de Medellín. Aliás, o teleférico no Rio de Janeiro foi inspirado no modelo de transporte implantado lá. O interessante é que lá eles não fizeram só as estações, mas também revitalizaram todo o entorno, criando praças muito bonitas.
Enviado: 13 Mar 2009, 23:43
por Gustavodc
Tipo, se a cabine for fixa, isso deve ser uma tremenada perda de tempo. Até a negada desembarcar o povo fica esperando...hehe
Enviado: 14 Mar 2009, 01:44
por Tiago Costa
gustavodc escreveu:Tipo, se a cabine for fixa, isso deve ser uma tremenada perda de tempo. Até a negada desembarcar o povo fica esperando...hehe
Eheheeh. Mas as cabines são como "prendedores de roupa em um varal" (comparação tosca
). Elas ficam presas aos cabos, mas no momento em que chegam nas estações, as "presilhas" são soltas, e elas ficam penduradas no cabo apenas verticalmente, mas o cabo fica correndo e elas vão andando lentamente, até que todos embarquem. Se não me engano, o Peter falou que cabem umas 8 dessas cabines em uma estação. Mas toda vez que chega uma, sai uma também.
Enviado: 14 Mar 2009, 01:48
por Gustavodc
Eu imaginei isso na verdade...
Só queria deixar você responder.
Enviado: 14 Mar 2009, 02:45
por Tiago Costa
Bom, só pra você saber, antes de ver essa palestra, eu nem sabia que dava pra fazer isso
. Só conheci teleféricos aqui no Brasil, onde as gôndolas ou cadeiras ficavam presas diretamente nos cabos, sem possibilidade de soltarem do cabo.
Re: Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 20 Fev 2010, 23:13
por AGV
Acrescentando uma informação, um detalhe do truque de um VLT Citadis:
Re: Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 21 Fev 2010, 09:36
por Racia
Uma boa apresentação, cobrindo de uma forma ligeira e sedutora (não demasiado tecnica), as diversas soluções existentes para garantia da mobilidade urbana e peri-urbana. Estas coisas têm a ver com sustentabiliade e qualidade de vida e, como tal, estão na ordem do dia.
Pena é, que o único exemplo que refere o meu país esteja errado. A foto apresentada como sendo do metro do Porto é, na realidade, de um elétrico de Lisboa a entrar na Praça do Comércio vindo da Rua do Arsenal.
Essas unidades articuladas de origem Siemens, servem a linha 15 desde os anos 1995. Aqui está o link para a página oficial e uma foto do 506 mais ou menos no mesmo local.
http://www.carris.pt/pt/electricos-articulados/
O Metro do Porto é mais recente e utiliza material da Bombardier, modelo Eurotram da linha Flexity Outlook:
ou tram-train da linha Flexity Swift:
Abraços
rp
Re: Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 21 Fev 2010, 15:45
por AGV
Racia, há a opção de contatar diretamente o autor, para comunicar-lhe o engano.
O documento em questão não foi produzido pelo TGVBR ou algum de seus participantes, e sim, apenas divulgado.
Fica a sugestão.
Grande abraço!
Re: Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 21 Fev 2010, 16:41
por Tiago Costa
Hahaha, pra variar é do Peter Alouche essa palestra. Em uma outra, ele coloca como legenda "Expresso Leste" em uma foto com um 3000 parado em uma estação da Linha 9
.
Re: Palestra - Os VLTs saindo do Papel
Enviado: 21 Fev 2010, 16:51
por André Vasconcellos
Gostei da palestra,pra lhes dizer a verdade nem reparei nas fotos,mas no conteúdo em si, que ajuda a distinguir os tipos de modais sobre trilhos,aquela velha conversa de o que é Metrô e o que é Metrô leve,e por aí vai...