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Landrail
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Mensagem não lida por Landrail » 08 Jan 2009, 17:13

Trensurb quer chegar a Novo Hamburgo em 2010

08/01/2009 - Diário de Canoas


Os prefeitos de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, e São Leopoldo, Ary Vanazzi, ambos do PT, estiveram reunidos na manhã de ontem com o presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, e com técnicos da empresa de trens e da empreiteira responsável pelas obras de extensão a Novo Hamburgo. A finalidade do encontro, que começou no gabinete do prefeito leopoldense e se estendeu a visitas a trechos por onde passará o trem nos dois municípios, foi esclarecer dúvidas dos administradores e confirmar que as primeiras duas estações previstas na ampliação – Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade, em Novo Hamburgo – estarão prontas até o segundo semestre de 2010.


Dentro de dez dias, operários devem começar a trabalhar no canteiro de obras que será montado em Novo Hamburgo, próximo ao local onde será erguida a estação. Os trabalhos devem ser iniciados oficialmente no próximo dia 26. As obras, cujos trabalhos de preparação de terreno já começaram em São Leopoldo, contam com recursos liberados na ordem de R$ 156 milhões, sendo R$ 30 milhões referentes ao orçamento de 2008 e outros R$ 126 milhões de recursos previstos para esse ano.


Um dos principais temas da reunião foi o processo de remoção das famílias que vivem na área por onde passarão os trilhos do trem. ‘‘Temos em contrato assegurados recursos para remoção e construção de moradias com total infraestrutura que abrangerão 160 famílias da Rua Portão, no bairro leopoldense Rio dos Sinos’’, afirmou Cunha.

O presidente da Trensurb apontou que o início das obras será definido em janeiro e citou a possibilidade de outra estação em Novo Hamburgo, no trecho entre o bairro Liberdade e a Fenac. ‘‘São três quilômetros entre os dois pontos, mas o ideal é que seja 1,5 quilômetro.’’


Depois os participantes, com exceção de Zimmermann, visitaram o trecho do trem desde a Rua Portão, em São Leopoldo, até a sede de uma antiga empresa no bairro hamburguense Liberdade, que abrigará o canteiro de obras.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Mensagem não lida por Landrail » 08 Jan 2009, 21:24

OBRAS DE EXTENSÃO DA TRENSURB DE SÃO LEOPOLDO ATÉ NOVO HAMBURGO DEVEM COMEÇAR NO PRÓXIMO DIA 26

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2009

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Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 7, em Novo Hamburgo, durante visita do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ao local onde será erguido o canteiro de obras, que deverá estar funcionando na segunda quinzena de janeiro.

A direção da Trensurb e o Consórcio Nova Via, responsável pela construção da extensão da linha do metrô entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, trabalham com a perspectiva de dar início às obras no próximo dia 26, em solenidade com a presença da ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, e do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida. Na ocasião, acontecerá a perfuração para a colocação da primeira haste de sustentação da ferrovia, em São Leopoldo. A informação foi dada nesta quarta-feira, 7, pelo diretor presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, acompanhado do prefeito Ary Vanazzi e representantes do consórcio, em visita ao local onde será instalada a fábrica de vigas, numa área de 23 mil metros quadrados, situada em frente à futura Estação Liberdade, em Novo Hamburgo, cerca de 200 metros após a divisa com São Leopoldo. A previsão é de que, até o final de 2010, seja liberado o trecho das duas primeiras estações - Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade, em Novo Hamburgo, informação divulgada na reunião na Prefeitura de São Leopoldo, entre a direção da Trensurb, e os prefeitos Ary Vanazzi e Tarcísio Zimmermann, de Novo Hamburgo, com os grupos técnicos da empresa, do consórcio e da Prefeitura de São Leopoldo. Para dar início aos trabalhos, a Trensurb conta com R$ 30,18 milhões de duas liberações de recursos ocorridas em dezembro (R$ 26,18 milhões mais R$ 4 milhões) e mais R$ 125 milhões previstos para liberação este ano.

Durante a reunião na Prefeitura de São Leopoldo foram esclarecidos pelos técnicos todos os pontos em que havia dúvidas e apresentadas as plantas baixas de todo o percurso e da Estação Liberdade, que terá 180 metros de comprimento com 20 de largura, com espaços térreos para as áreas de operação, administração e comercial, além de esperas para estacionamentos, a serem implantados em parceria com a iniciativa privada, e áreas para as integrações. "Tratamos de construir uma melhor relação para resolver os obstáculos e acertar os detalhes para o início dos trabalhos, além de discutir como serão feitas as remoções das famílias que estão na área onde as obras vão começar. Examinamos também o problema da construção da segunda ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos (o projeto prevê apenas uma), que é um pedido da Prefeitura de São Leopoldo. Tratamos também da construção da quinta estação, que é um pedido da Prefeitura de Novo Hamburgo, visto que a distância de mais três quilômetros, entre as estações Fenac e Novo Hamburgo é considerada muito longa", disse Marco Arildo Cunha, que destacou como muito importante "a excelente disposição para realizar a obra, que vêm demonstrando as equipes de trabalho constituídas".

Durante o encontro, Tarcísio Zimmermann anunciou que "nos próximos dias vamos constituir um grupo de trabalho da Prefeitura de Novo Hamburgo para fazer o acompanhamento. Chegamos a este estágio graças a um intenso processo de mobilização e temos que seguir em frente em processo acelerado, pois já temos a garantia do Governo Federal de mais R$ 125 milhões para 2009. Queremos o trem chegando em Novo Hamburgo em 2010 e tudo concluído em, no máximo, quatro anos. A obra terá um impacto imediato, tanto na economia como na estrutura urbana, trazendo mais conforto, menor custo e mais segurança. É um momento de alegria, pelo qual a comunidade batalhou mais de 20 anos".

Remoção de 400 famílias
Para a realização das obras no trecho de São Leopoldo, será necessária a remoção de cerca de 400 famílias que estão na área viária, sendo 160 no trajeto por onde vai passar o trem, na Vila dos Tocos, Bairro Rio dos Sinos, cujos recursos para a infraestrutura e construção das casas para o reassentamento fazem parte do projeto. Para a remoção do restante das famílias, a Trensurb e a Prefeitura de São Leopoldo contam com recursos do Ministério das Cidades, a serem liberados tão logo sejam apresentados os projetos. Vanazzi diz que "60 destas famílias vão para a Vila Braz e as demais para uma área que está em processo adiantado de desapropriação". Vanazzi mostrou à comitiva o local onde será construída a Estação Rio dos Sinos, na Vila dos Tocos, conversando com a população e explicando como será o processo de reassentamento das famílias. "Além de resolver o problema de mobilidade e viário desta região, uma das minhas grandes preocupações é a resolução do problema de moradia das famílias que residem em situação precária nesta área", diz Vanazzi.

Na visita ao local onde será erguido o canteiro de obras, o engenheiro representante do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho Andrade Jr disse que "vamos ter cerca de 270 pessoas trabalhando aqui e esperamos dar início aos trabalhos logo que recebermos a liberação ambiental da Prefeitura de Novo Hamburgo (que deve sair ainda esta semana, segundo informação de Tarcísio Zimmermann), durante a segunda quinzena de janeiro". Na área do canteiro de obras há um grande galpão, que será mantido. "Aqui, vai funcionar a fábrica de blocos de cimento. Vamos construir 1.100 vigas de 28 metros de comprimento", diz Nilton, que ressalta a importância da construção da ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, pois "é por onde vamos fazer o transporte das vigas para começar a implantar a linha do trem". Nilton diz que 70% do total do projeto executivo da obra já estão prontos. "Tivemos que realizar pesquisas, perfurações para conhecer o terreno e determinar a necessidade das fundações que serão implantadas", afirma o engenheiro.

Participaram da reunião pela Trensurb, além do diretor-presidente, Marco Arildo Cunha, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper; o gerente de Mobilidade Urbana, Sidemar Francisco da Silva; e o engenheiro da Gerência de Projetos e Obras, Erno Zimpel.

Fotos: Emílio Martins, da Trensurb

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
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Vicente
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Mensagem não lida por Vicente » 08 Jan 2009, 23:29

app app app

Até que enfim!!!
Lá na região, esta expansão estava virando lenda!!! Estava prevista há muitos anos...

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 09 Jan 2009, 00:07

Aleluia!!! <O>


Will .
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Mensagem não lida por Will . » 09 Jan 2009, 16:09

finalmente... ja estava na hora

:D

mas agora é torcer para que não ocorra (mais) atrasos

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