Visita às obras do metrô Ipanema ganha mais um horário
26/9/2003 - 16h37
Muitos cariocas, de diversos pontos da cidade, têm um programa em comum marcado para o próximo domingo: visitar as obras que vão fazer o metrô chegar à Ipanema. A curiosidade em conhecer as escavações, que acontecem na pedra, no caso no Maciço do Cantagalo, é um dos motivos que mais atraem as pessoas. Seu Paulo Mesquita, que mora em Vista Alegre, é um dos visitantes agendados para este domingo.
- Sempre tive curiosidade em ver uma escavação desse porte. Tenho certeza que terei uma grande surpresa ao chegar lá dentro – diz o aposentado.
A grandiosidade de empreendimento, um dos maiores em andamento no país, atrai gente até de outros municípios. A empresária Cristina Tamar, que mora em Niterói, vai atravessar a Baía de Guanabara para conhecer a obra.
- Estou construindo uma pousada na serra, e quero aprender e conhecer mais sobre engenharia com a obra do metrô, que é uma obra dificílima – diz ela.
Para poder atender a procura cada vez maior pelo passeio inusitado, a 20 metros do nível do mar, a Secretaria de Transportes abriu mais um horário de visitação. A partir deste domingo, também haverá visita às 11h30. Com isso, foram abertas 70 novas vagas. Antes, elas aconteciam em cinco horários, entre 9h e 11h. Quem quiser participar deve se inscrever pelos telefones: (21) 2227-0337, 2236-0041 ou 2521-0289.
Desde que as visitas à obra do metrô Ipanema começaram - há exatamente um ano -, mais de 3.000 pessoas já visitaram os túneis e galerias. A procura tem sido tão grande que já tem reserva marcada para novembro.
Neste domingo, além de curiosos, 70 jovens jornalistas em treinamento no jornal Folha de São Paulo também vão conhecer a obra. Estudantes de engenharia da UFRJ e até de uma universidade suíça já foram conhecer de perto a tecnologia utilizada na construção.
A obra é considerada um case de sucesso, com escavações e detonações feitas em um terreno delicado, formado por rocha e areia, entre o mar e montanha, em uma área urbana densamente povoada. Mesmo assim, não houve registro de acidentes de trabalho nem de danos aos imóveis vizinhos. Além disso, o avanço do metrô até Ipanema segue o cronograma inicial, sem atrasos.
Já no mês que vem, comemorando o mês das crianças, está confirmada a presença de cerca de 40 crianças, entre 6 a 12 anos, da comunidade do Cantagalo, localizada no entorno da obra.
- Fico muito satisfeito de saber que uma obra pública atrai a atenção de tanta gente. Isso é muito importante, porque é uma forma de se exercer cidadania, de acompanhar de perto onde os recursos públicos estão sendo investidos. Essa obra ainda nos dá grande satisfação porque será inaugurada na data prevista, em dezembro do ano que vem. Quando estiver funcionando, o metrô Ipanema vai beneficiar mais de 80 mil pessoas – comemora o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.
As visitas também podem ser agendadas diretamente nas três Centrais de Atendimento à Comunidade (CAC), que ficam na Praça General Osório, em Ipanema, na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Bahiana, em Copacabana, e na esquina da Rua Sá Ferreira com a Bulhões de Carvalho, no mesmo bairro.
Fonte: http://www.transportes.proderj.rj.gov.b ... ?ident=434
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Visita às obras em Ipanema ganha mais um Horário
Moderador: Guilherme Pinho
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante