[MRS] locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"
Enviado: 05 Out 2008, 20:00
locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"
Das 36 SD40-2 compradas pela RFFSA em 1979/80, 31 ainda estão em operação na condição original, numeradas de 5211 a 5246. Somente uma delas sofreu baixa, a 5220.
As ''MACOSAS'' como são conhecidas até hoje, sofreram a mesma alteração das SD40M-2, SD40M-3, SD40-3 e SD40-3MP com a adoção das ''orelhas de elefante'' devido ao problema de superaquecimento
nos tuneis e até falta de oxigênio para o motor-diesel, porém já existem algumas delas sem o acessório.
Logo que entraram em operação as 36 SD40-2 foram destacadas para todos os tipos de trens, algumas delas fizeram até os noturnos RJ-SP, após algum tempo de operação foram destacadas para os trens de minério para exportação.
Entretanto sua principal função era ajudar os trens nas pesadas rampas, trabalhavam no vai e vem dos ''HELPERS'', sempre em trio geralmente no trecho de Barra do Piraí a Humberto Antunes. Para esta função elas tinham um dispositivo conhecido como ''desengatador automático'' que por um botão da cabine o maquinista desengatava ela do trem, sem a necessidade de para-lo.
São as mais famosas locomotivas de toda a SR-3, são tão famosas quanto as ''BIRIBAS'' (FA-1) para os ferroviários do ramal de SP, é muito raro ouvir algum maquinista reclamar delas mesmo após 26 anos de regime extremo nos pesados trens.
Atualmente as SD40-2 fazem todos os tipos de trens da MRS, tanto na Ferrovia do Aço, Serra do Rio de Janeiro ou qualquer outro trecho da MRS. Podem ser vistas deste o ramal do Paraopeba até na SR-4 como em IPA (Paranapiacaba).
Muitos maquinistas contam do show que elas davam arrancando com os trens de minério nos pontos de abastecimento da Ferrovia do Aço, geralmente pesando 12.000 toneladas e enfrentando rampas de aproximadamente 1%. Dependendendo do local elas precisavam do 5° ponto para começar a sair com o trem, segundo eles, se olhava pela janela e via todas as pedras da linha em volta dos truques ''pulando'' com a vibração da locomotiva.
O reinado das mais famosas e potentes locomotivas da SR-3 acabou na década de 90 com a chegada das primeiras locomotivas de corrente alternada, as U23CA, que não eram mais potentes mas possuíam maior esforço de tração e davam um show a parte quando precisavam mostrar seu regime.
Várias MACOSAs passaram por modernizações, 3 delas chegaram até receber microprocessadores e foram alteradas para o modelo SD40-3 são elas as locomotivas: 5216, 5224 e 5226.
A 5238 atualmente foi transferida para a ALL em troca da C36-7 9381 (atual 3749). Resta saber agora o destino da 5225 acidentada em Jeceaba e da 5229 acidentada no P2-04 (Ferrovia do Aço).
FONTE: MÁFIA DO CTC
Das 36 SD40-2 compradas pela RFFSA em 1979/80, 31 ainda estão em operação na condição original, numeradas de 5211 a 5246. Somente uma delas sofreu baixa, a 5220.
As ''MACOSAS'' como são conhecidas até hoje, sofreram a mesma alteração das SD40M-2, SD40M-3, SD40-3 e SD40-3MP com a adoção das ''orelhas de elefante'' devido ao problema de superaquecimento
nos tuneis e até falta de oxigênio para o motor-diesel, porém já existem algumas delas sem o acessório.
Logo que entraram em operação as 36 SD40-2 foram destacadas para todos os tipos de trens, algumas delas fizeram até os noturnos RJ-SP, após algum tempo de operação foram destacadas para os trens de minério para exportação.
Entretanto sua principal função era ajudar os trens nas pesadas rampas, trabalhavam no vai e vem dos ''HELPERS'', sempre em trio geralmente no trecho de Barra do Piraí a Humberto Antunes. Para esta função elas tinham um dispositivo conhecido como ''desengatador automático'' que por um botão da cabine o maquinista desengatava ela do trem, sem a necessidade de para-lo.
São as mais famosas locomotivas de toda a SR-3, são tão famosas quanto as ''BIRIBAS'' (FA-1) para os ferroviários do ramal de SP, é muito raro ouvir algum maquinista reclamar delas mesmo após 26 anos de regime extremo nos pesados trens.
Atualmente as SD40-2 fazem todos os tipos de trens da MRS, tanto na Ferrovia do Aço, Serra do Rio de Janeiro ou qualquer outro trecho da MRS. Podem ser vistas deste o ramal do Paraopeba até na SR-4 como em IPA (Paranapiacaba).
Muitos maquinistas contam do show que elas davam arrancando com os trens de minério nos pontos de abastecimento da Ferrovia do Aço, geralmente pesando 12.000 toneladas e enfrentando rampas de aproximadamente 1%. Dependendendo do local elas precisavam do 5° ponto para começar a sair com o trem, segundo eles, se olhava pela janela e via todas as pedras da linha em volta dos truques ''pulando'' com a vibração da locomotiva.
O reinado das mais famosas e potentes locomotivas da SR-3 acabou na década de 90 com a chegada das primeiras locomotivas de corrente alternada, as U23CA, que não eram mais potentes mas possuíam maior esforço de tração e davam um show a parte quando precisavam mostrar seu regime.
Várias MACOSAs passaram por modernizações, 3 delas chegaram até receber microprocessadores e foram alteradas para o modelo SD40-3 são elas as locomotivas: 5216, 5224 e 5226.
A 5238 atualmente foi transferida para a ALL em troca da C36-7 9381 (atual 3749). Resta saber agora o destino da 5225 acidentada em Jeceaba e da 5229 acidentada no P2-04 (Ferrovia do Aço).
FONTE: MÁFIA DO CTC