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[MRS] CCO

Enviado: 11 Out 2008, 12:12
por Landrail
Fotos do CCO (Centro de Controle Operacional) da MRS (malha Região Sudeste)Logística, localizado na cidade de Juiz de Fora/MG.

1- controlador da linha do centro (Volta redonda - Congonhas do Campo/MG)

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2-linha do centro
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3-CCO MRS
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4- Painel linha do centro
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5- PAINEL RIO, operações compartilhadas com a SUPERVIA
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6-painel controle da FERROVIA DO AÇO (Itabirito/MG a Volta Redonda/RJ)
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7-Controlador da FERROVIA DO AÇO
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8-Detalhe do painel FERROVIA DO AÇO (os números e letras que aparecem em vermelho são os prefixos dos trens (cada trem possui um prefixo acho que a primeira letra é o tipo de trem, por exemplo: K=carga geral ) e o número representa o dia que o trem partiu por exemplo 01/10 e o dia que o trem deve chegar ao seu destino 02/10)
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9-Outra foto detalhe
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11- Outro controlador da Ferrovia do Aço

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12-Painel Ferrovia do aço outro ângulo
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13 - Linha do Centro parte norte (MG)
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14 - Linha do centro parte sul (RJ/MG)
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15- Os travessões do Km 64 / Km 65 Sinal 2D do 64 entrada da variante Brisamar

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16- Agora o sistema SIACO (sistema que está sendo implantado na MRS e que irá substituir o atual sistema de CTC)
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17- Mesa do operador do SIACO
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18-Representação esquemática do trecho que possui o SIACO, (pátio do Guandú até Guaíba)
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19-Detalhe do painel do SIACO

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Enviado: 11 Out 2008, 16:48
por Sergio Silva
Muito legal landrail, mas estou com uma dúvida: a MRS possui 2 CCOs, não?
Esse de Juiz de Fora, e o de Paranapiacaba.

Pelo que eu entendi, juntando com o que eu já sabia, o de Juiz de Fora controla toda a SR3, e o de Paranapiacaba controla o ramal Suzano-Rio Grande da Serra, e o trecho Ribeirão Pires-Santos da EFSJ. Procede?

Enviado: 12 Out 2008, 19:11
por Landrail
Sérgio, não sei!!!
Mas tem alguns pontos para observarmos: a "lógica ferroviária" é agrupar em um único local todas as operações isso por motivos financeiros,controle, treinamento, etc...
Posso dizer que Juiz de Fora é estratégico para a MRS por estar no"meio" da malha e entre Belo Horizonte,Rio de Janeiro e São Paulo,quando a MRS foi criada pensaram em trazer a sede "operacional" para o Rio, no mesmo prédio da sede "Administrativa", mas viram que seria uma péssima idéia já que Juiz de Fora tem uma grande infra-estrutura e sempre foi sede da SR-3
A Vale estava pretendendo trazer o CCO da EFVM para o mesmo prédio da FCA em Belo Horizonte (tenho certeza que isso vai demorar muitos anos),a própria MRS quis levar o SIACO para Juiz de Fora.
Veja algumas fotos da antiga sede da RFFSA SR-3, hoje, prefeitura de Juiz de Fora:

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Outra que você deve ter ouvido que o CCO da SR-4 controlava o tráfego dos suburbios e das cargas na RMSP,más é só isso mesmo a SR-2(atual FCA) com sede em Belo Horizonte também controlava e ainda controla os trens da MRS ,mas só quando estes entram na malha da responsável pelo trecho,creio que seja o mesmo caso aí de São Paulo.

Enviado: 13 Out 2008, 09:32
por cataclism2
Bah!, muito legal, Landrail!

Excelente contribuição! Coisa mais bonita esse CCO! o0

Enviado: 16 Out 2008, 01:04
por Sergio Silva
landrail escreveu:Sérgio, não sei!!!
Mas tem alguns pontos para observarmos: a "lógica ferroviária" é agrupar em um único local todas as operações isso por motivos financeiros,controle, treinamento, etc...
Posso dizer que Juiz de Fora é estratégico para a MRS por estar no"meio" da malha e entre Belo Horizonte,Rio de Janeiro e São Paulo,quando a MRS foi criada pensaram em trazer a sede "operacional" para o Rio, no mesmo prédio da sede "Administrativa", mas viram que seria uma péssima idéia já que Juiz de Fora tem uma grande infra-estrutura e sempre foi sede da SR-3
A Vale estava pretendendo trazer o CCO da EFVM para o mesmo prédio da FCA em Belo Horizonte (tenho certeza que isso vai demorar muitos anos),a própria MRS quis levar o SIACO para Juiz de Fora.
Veja algumas fotos da antiga sede da RFFSA SR-3, hoje, prefeitura de Juiz de Fora:

http://images.orkut.com/orkut/albums3/A ... mg_VYQ.jpg

http://images.orkut.com/orkut/albums3/A ... Z_ygcg.jpg

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Outra que você deve ter ouvido que o CCO da SR-4 controlava o tráfego dos suburbios e das cargas na RMSP,más é só isso mesmo a SR-2(atual FCA) com sede em Belo Horizonte também controlava e ainda controla os trens da MRS ,mas só quando estes entram na malha da responsável pelo trecho,creio que seja o mesmo caso aí de São Paulo.
A SR-4 possui dois CCOs, um ficou com a CPTM (Luz), e outro com a MRS (Paranapiacaba). O CCO Luz está em processo de desativação, e suas atividades serão transferidas para o CCO Brás.

Retornando ao assunto, sobre o CCO da RMSP controlar o tráfego dos cargueiros e metropolitanos, isso também é lógico, afinal o CCO controla o tráfego da ferrovia ou de um trecho, e não um determinado serviço/empresa.

Enviado: 19 Nov 2008, 14:03
por Landrail
Sérgio, a única forma de tirar esta dúvida é perguntando para alguém que trabalha na MRS em SP!! :lol: