[Noticia] EXPOSIÇÃO DE LOCO ANTIGOS E PRESENCA DELES NO BRAS
Enviado: 15 Out 2008, 14:06
Fonte : http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=5074
Uma volta ao passado da ferrovia brasileira. Esse é o clima que os visitantes do Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás, encontrarão em fotos da ferrovia, que retratam diferentes períodos, e locomotivas antigas que ficarão estacionadas na plataforma 8. A mostra faz parte das comemorações dos 150 Anos da Estrada de Ferro Central do Brasil [EFCB], que começa nesta quarta-feira [15] e vai até o fim do mês. A iniciativa é o resultado da parceria entre CPTM, ANPF [Associação Nacional de Preservação Ferroviária] e ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária].
Mostra fotográfica [de 15 a 30 de outubro]
O Espaço Cultural CPTM recebe fotos que mostram um pouco da história da ferrovia, nascida sob o reinado de D. Pedro II [1840 a 1889] e que interligava São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - trecho de maior importância comercial para o Brasil na época. No estado paulista, atualmente parte desse eixo é administrado pela CPTM, nas linhas 11 – Coral [Luz – Guaianazes] e 12 – Safira [Brás – Calmon Viana].
A exposição será composta por aproximadamente 40 fotos, onde se vêem as principais estações da linha, locomotivas e trens a partir do marco zero da EFCB, a Estação D. Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, até a antiga Estação Roosevelt, em São Paulo [atual Estação Brás].
Exposição de trens antigos [25 e 26 outubro]
No último fim de semana do mês, duas locomotivas e três vagões antigos ficarão expostos na plataforma 8 e abertos ao público, que poderá conferir o interior dos antigos trens e seu funcionamento.
Locomotivas
A locomotiva a vapor 353, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, rodou na Central do Brasil no trecho de São Paulo ao Rio de Janeiro até 1962. Conhecida como Velha Senhora, ela é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.
A V8, construída em 1938, atendia o trecho entre Itirapina e Jaú, com 101,4 km de extensão. Com uma potência de 3800 HP [Horse Power] as locomotivas eram o que havia de mais moderno e arrojado para a época. O modelo 6371 é o único ainda em circulação no país.
Vagões
Construído na década de 50, o Pullman Standard carregava em viagens de longo percurso as classes A e B. Os visitantes que passarem pelo carro poderão ver um pouco do luxo e conforto que os passageiros da época tinham à disposição.
O modelo Nº 1 também não fica para trás no quesito luxo. Afinal, os vagões da CIA. Paulista de Estradas de Ferro de 1870 eram utilizados em presenças solenes, como o do Imperador D. Pedro II e o Presidente de Cia. Ferroviária, em inaugurações de novas estações e estradas de ferro. Ele possui capacidade para 9 lugares com sofás, poltronas estofadas.
Por fim, o modelo Nº 19, construído na Inglaterra no final da década de 20, serviu para atender às autoridades em suas vistorias que cortavam todo o estado de São Paulo. Posteriormente, os vagões serviram para o transporte de falecidos, levando junto familiares e conhecidos até a estação mais próxima do sepultamento. Uma das personalidades que teve o corpo carregado no carro foi o jornalista e escritor Alcântara Machado, em 1935.
SERVIÇO
"Exposição fotográfica – 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil"
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: de 14 a 30 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.
"Exposição de trens antigos"
Local: Plataforma 8
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: dias 25 e 26 de outubro.
Horário: das 10h às 15h
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.
Uma volta ao passado da ferrovia brasileira. Esse é o clima que os visitantes do Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás, encontrarão em fotos da ferrovia, que retratam diferentes períodos, e locomotivas antigas que ficarão estacionadas na plataforma 8. A mostra faz parte das comemorações dos 150 Anos da Estrada de Ferro Central do Brasil [EFCB], que começa nesta quarta-feira [15] e vai até o fim do mês. A iniciativa é o resultado da parceria entre CPTM, ANPF [Associação Nacional de Preservação Ferroviária] e ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária].
Mostra fotográfica [de 15 a 30 de outubro]
O Espaço Cultural CPTM recebe fotos que mostram um pouco da história da ferrovia, nascida sob o reinado de D. Pedro II [1840 a 1889] e que interligava São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - trecho de maior importância comercial para o Brasil na época. No estado paulista, atualmente parte desse eixo é administrado pela CPTM, nas linhas 11 – Coral [Luz – Guaianazes] e 12 – Safira [Brás – Calmon Viana].
A exposição será composta por aproximadamente 40 fotos, onde se vêem as principais estações da linha, locomotivas e trens a partir do marco zero da EFCB, a Estação D. Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, até a antiga Estação Roosevelt, em São Paulo [atual Estação Brás].
Exposição de trens antigos [25 e 26 outubro]
No último fim de semana do mês, duas locomotivas e três vagões antigos ficarão expostos na plataforma 8 e abertos ao público, que poderá conferir o interior dos antigos trens e seu funcionamento.
Locomotivas
A locomotiva a vapor 353, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, rodou na Central do Brasil no trecho de São Paulo ao Rio de Janeiro até 1962. Conhecida como Velha Senhora, ela é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.
A V8, construída em 1938, atendia o trecho entre Itirapina e Jaú, com 101,4 km de extensão. Com uma potência de 3800 HP [Horse Power] as locomotivas eram o que havia de mais moderno e arrojado para a época. O modelo 6371 é o único ainda em circulação no país.
Vagões
Construído na década de 50, o Pullman Standard carregava em viagens de longo percurso as classes A e B. Os visitantes que passarem pelo carro poderão ver um pouco do luxo e conforto que os passageiros da época tinham à disposição.
O modelo Nº 1 também não fica para trás no quesito luxo. Afinal, os vagões da CIA. Paulista de Estradas de Ferro de 1870 eram utilizados em presenças solenes, como o do Imperador D. Pedro II e o Presidente de Cia. Ferroviária, em inaugurações de novas estações e estradas de ferro. Ele possui capacidade para 9 lugares com sofás, poltronas estofadas.
Por fim, o modelo Nº 19, construído na Inglaterra no final da década de 20, serviu para atender às autoridades em suas vistorias que cortavam todo o estado de São Paulo. Posteriormente, os vagões serviram para o transporte de falecidos, levando junto familiares e conhecidos até a estação mais próxima do sepultamento. Uma das personalidades que teve o corpo carregado no carro foi o jornalista e escritor Alcântara Machado, em 1935.
SERVIÇO
"Exposição fotográfica – 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil"
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: de 14 a 30 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.
"Exposição de trens antigos"
Local: Plataforma 8
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: dias 25 e 26 de outubro.
Horário: das 10h às 15h
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.