[VLT de Campinas] Estação Aurélia
Enviado: 18 Out 2008, 10:27
Nome: Aurélia
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 1
Uso Atual: Moradia
A Estação Aurélia foi inaugurada em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas. O sistema utilizava o leito da Estrada de Ferro Sorocabana.
A viagem inaugural, apenas entre as estações Barão de Itapura e Aurélia, foi feita em 29/11/1990 em uma composição de dois carros emprestados do sistema de VLTs do Rio de Janeiro [1] (antigo pré-metrô da Linha 2 carioca). O então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, e demais autoridades políticas estiveram nesta primeira viagem do VLT de Campinas.
Foto 1: A Estação Aurélia se localiza abaixo do nível da rua, no fundo desta ribanceira. Por isso muitas pessoas, inclusive moradores do bairro, não sabiam me informar aonde ela se localizava
Foto 2: Descendo, essa é a plataforma mais de perto
Foto 3: Frontal
Foto 4: A via é singela em toda a linha do VLT, mas em Aurélia não existem bypasses como em outras estações do sistema. Aparentemente os trens em ambos os sentidos paravam do mesmo lado da plataforma. Nota-se que a dormentação e os trilhos ainda encontram-se em bom estado
Foto 5: A estação, já sem cobertura
Foto 6: No final da plataforma existe uma casa. Preferi não me aproximar muito porque havia um cachorro grande de guarda. Então só fui até metade da plataforma
Foto 7:
Foto 8: Rampa da estação, com os trilhos de bitola larga (1.60 metros)
Foto 9: Catenárias. A estrutura em toda a extensão está em bom estado, mas o cabeamento aparentemente foi furtado
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 1
Uso Atual: Moradia
A Estação Aurélia foi inaugurada em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas. O sistema utilizava o leito da Estrada de Ferro Sorocabana.
A viagem inaugural, apenas entre as estações Barão de Itapura e Aurélia, foi feita em 29/11/1990 em uma composição de dois carros emprestados do sistema de VLTs do Rio de Janeiro [1] (antigo pré-metrô da Linha 2 carioca). O então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, e demais autoridades políticas estiveram nesta primeira viagem do VLT de Campinas.
Foto 1: A Estação Aurélia se localiza abaixo do nível da rua, no fundo desta ribanceira. Por isso muitas pessoas, inclusive moradores do bairro, não sabiam me informar aonde ela se localizava
Foto 2: Descendo, essa é a plataforma mais de perto
Foto 3: Frontal
Foto 4: A via é singela em toda a linha do VLT, mas em Aurélia não existem bypasses como em outras estações do sistema. Aparentemente os trens em ambos os sentidos paravam do mesmo lado da plataforma. Nota-se que a dormentação e os trilhos ainda encontram-se em bom estado
Foto 5: A estação, já sem cobertura
Foto 6: No final da plataforma existe uma casa. Preferi não me aproximar muito porque havia um cachorro grande de guarda. Então só fui até metade da plataforma
Foto 7:
Foto 8: Rampa da estação, com os trilhos de bitola larga (1.60 metros)
Foto 9: Catenárias. A estrutura em toda a extensão está em bom estado, mas o cabeamento aparentemente foi furtado
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.