Página 1 de 1

[VLT de Campinas] Estação Parque Industrial

Enviado: 18 Out 2008, 12:21
por Renanfsouza
Nome: Parque Industrial

Inauguração: 1993
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1993-1995 [1])
Plataformas: 1a
Uso Atual: Abandonada

A estação Parque Industrial foi aberta em 1993 com a inauguração do último trecho do VLT de Campinas: Vila Teixeira x Campos Elíseos.

Foto 1: O acesso à estação foi um pouco complicado porque as escadas estavam parcialmente destruidas
Imagem

Foto 2: Geral
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Consegui encontrar um ponto menos íngreme do barranco e consegui descer. Este é o começo da plataforma
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Estruturas metálicas
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Parte da cobertura permanece
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Escombros
Imagem

Foto 11: Vasculhei um pouco mas não achei nada de interessante
Imagem

Foto 12: Mais uma geral
Imagem

Foto 13: Sentido Campos Elíseos
Imagem

Foto 14: Detalhe da cobertura. As estruturas das lâmpadas permanecem
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Rampa, em uma das extremidades da plataforma
Imagem

Foto 17: Estas pedras pretas aparentemente não são o lastro, mas estão espalhadas por boa parte da via
Imagem

Foto 18: Placa
Imagem

Foto 19:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-19 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.

Enviado: 18 Out 2008, 21:47
por Vinicius
Pelas reportagens que eu já li sobre o abandono do VLT de Campinas, eu acredito que esses escombros eram construções que foram demolidas para que não fossem invadidas ou ocupadas por marginais e desocupados. Talvez a retirada das coberturas também tenha sido proposital. O que eu sei é que diziam que os arredores e as próprias estações eram (ou são?) locais bem perigosos. Renan, isso se confirma?

Quanto as fotos, estão tão boas quanto as outras.

Enviado: 20 Out 2008, 15:06
por Renanfsouza
Vinicius,

Olha... Pelo menos de dia não me senti ameaçado em nenhum dos lugares onde estive, exceto Pompéia, mas mesmo assim não por perigo iminente. É que a estação de Pompéia ficava um pouco longe da rua, a que eu fiquei mais distante do taxi.

Como fui de dia foi bem tranquilo. Mas a noite deve ser perigoso sim. Não apenas pelos marginais que frequentam as estações desativadas a noite (pelo que fui informado) mas também porque elas devem ficar sem iluminação quase nenhuma.

Enviado: 20 Out 2008, 18:42
por Inconfidente
As estações tinham uma cobertura interessante.

Enviado: 20 Out 2008, 22:23
por Evandro
Estou pasmo por ver algumas telhas Brasilit nesta estação... o0 geralmente são as primeiras coisas que são saqueadas pela população.

Enviado: 20 Out 2008, 22:47
por Tiago Costa
Essa estação era bem bonita, gostei da curva da cobertura, sem muitas partes retas, talvez pela suavidade da curva. Ótimas fotos, Renan :D :D :D!

Enviado: 22 Out 2008, 17:36
por HGP
A mais conservada na minha opinião da série que o Renan fez... :rl:

Enviado: 22 Out 2008, 20:20
por Vinicius
renanfsouza escreveu:Vinicius,

Olha... Pelo menos de dia não me senti ameaçado em nenhum dos lugares onde estive, exceto Pompéia, mas mesmo assim não por perigo iminente. É que a estação de Pompéia ficava um pouco longe da rua, a que eu fiquei mais distante do taxi.

Como fui de dia foi bem tranquilo. Mas a noite deve ser perigoso sim. Não apenas pelos marginais que frequentam as estações desativadas a noite (pelo que fui informado) mas também porque elas devem ficar sem iluminação quase nenhuma.
Renan, obrigado pelas informações.

Enviado: 26 Out 2008, 23:10
por Caco
Estranha aquela plataforma sobre os trilhos. O VLT utilizava apenas uma das vias?