BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura
Nome: Barão de Itapura
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Cooperativa de Reciclagem
A Estação Barão de Itapura foi aberta em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas (Barão de Itapura x Aurélia).
O sistema se utilizava do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Hoje a estação é uma cooperativa de reciclagem. Ela contava com duas plataformas.
Foto 1: Um dos cooperativados em uma das plataformas. Pedi a autorização dele para tirar essas fotos
Foto 2:
Foto 3: Por entre as plataformas
Foto 4:
Foto 5: Os trilhos permanecem
Foto 6:
Foto 7: A plataforma oposta
Foto 8:
Foto 9: Rampa na extremidade de uma das plataformas
Foto 10: A cooperativa murou a estação por cima dos trilhos para evitar invasões
Foto 11:
Foto 12:
É lógico que eu estava chamando atenção, afinal estava tirando fotos sem me preocupar em esconder a máquina. Mais ou menos nessa hora um grupo de cooperativados veio tirar satisfação comigo. Eu expliquei que não era reporter, que as fotos eram pessoais, que eu era apaixonado por ferrovias, etc. Inclusive me ofereci para apagar as fotos prontamente caso alguém desejasse. Eles foram bem receptivos e permitiram que eu continuasse tirando as fotos e um deles inclusive foi me mostrando tudo.
Achei essa atitude muito boa, porque convenhamos, não é fácil acreditar que um cara jovem e bem vestido estivesse ali por prazer. Que bom que eles acreditaram, afinal é a mais pura verdade. Eu estava ali porque eu gosto e estava adorando o meu passeio pelas estações do antigo VLT.
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18: Outro muro do outro lado da estação com as catenárias atrás
Foto 19:
Foto 20:
A Estação Barão de Itapura foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.
Fui informado pelos taxistas que todas as outras estações são pontos de encontro de drogados e vagabundos à noite. A exceção é a Estação Barão de Itapura.
Foi muito legal ter percorrido esses lugares e conhecido estas estações. Espero voltar a Campinas um dia e quem sabe, rever algumas delas e desbravar outras mais no leito da Ferroban.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Cooperativa de Reciclagem
A Estação Barão de Itapura foi aberta em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas (Barão de Itapura x Aurélia).
O sistema se utilizava do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Hoje a estação é uma cooperativa de reciclagem. Ela contava com duas plataformas.
Foto 1: Um dos cooperativados em uma das plataformas. Pedi a autorização dele para tirar essas fotos
Foto 2:
Foto 3: Por entre as plataformas
Foto 4:
Foto 5: Os trilhos permanecem
Foto 6:
Foto 7: A plataforma oposta
Foto 8:
Foto 9: Rampa na extremidade de uma das plataformas
Foto 10: A cooperativa murou a estação por cima dos trilhos para evitar invasões
Foto 11:
Foto 12:
É lógico que eu estava chamando atenção, afinal estava tirando fotos sem me preocupar em esconder a máquina. Mais ou menos nessa hora um grupo de cooperativados veio tirar satisfação comigo. Eu expliquei que não era reporter, que as fotos eram pessoais, que eu era apaixonado por ferrovias, etc. Inclusive me ofereci para apagar as fotos prontamente caso alguém desejasse. Eles foram bem receptivos e permitiram que eu continuasse tirando as fotos e um deles inclusive foi me mostrando tudo.
Achei essa atitude muito boa, porque convenhamos, não é fácil acreditar que um cara jovem e bem vestido estivesse ali por prazer. Que bom que eles acreditaram, afinal é a mais pura verdade. Eu estava ali porque eu gosto e estava adorando o meu passeio pelas estações do antigo VLT.
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18: Outro muro do outro lado da estação com as catenárias atrás
Foto 19:
Foto 20:
A Estação Barão de Itapura foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.
Fui informado pelos taxistas que todas as outras estações são pontos de encontro de drogados e vagabundos à noite. A exceção é a Estação Barão de Itapura.
Foi muito legal ter percorrido esses lugares e conhecido estas estações. Espero voltar a Campinas um dia e quem sabe, rever algumas delas e desbravar outras mais no leito da Ferroban.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:25, em um total de 6 vezes.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Muito legal Renan !!!!!
Adorei a "viagem" pelo VLT, espero um dia ve-las pessoalmente.
Quanto à estação Barão de itapura, ela seria (futuramente) estação de encontro de dois ramais do VLT, Ramal Norte e Ramal Sul, o ramal Sul é a linha que você conheceu, que ainda teria mais algumas estações a serem construídas)
Por isso a Estação tem 2 plataformas "centrais" apesar de só ter trilhos no meio
A linha Norte seguiria desde a central e depois de Barão de Itapura se dividindo para o norte, até o bairro de Barão Geraldo (veja só, você poderia ir de VLT da pousada até o centro ).
A estação Central do VLT era mesmo seperada, um pouco a frente da Central historica.
O acesso dela é bem dificil, teria que atravassar uns pátios em volta da Central histórica, nem sei se o predio ainda existe, pois parte do terreno foi usado na construção da Nova Rodoviária.
Outras informações nesse topico: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=209
Renan, depois queria conversar sobre um esqueminha desses topicos do VLT
Adorei a "viagem" pelo VLT, espero um dia ve-las pessoalmente.
Quanto à estação Barão de itapura, ela seria (futuramente) estação de encontro de dois ramais do VLT, Ramal Norte e Ramal Sul, o ramal Sul é a linha que você conheceu, que ainda teria mais algumas estações a serem construídas)
Por isso a Estação tem 2 plataformas "centrais" apesar de só ter trilhos no meio
A linha Norte seguiria desde a central e depois de Barão de Itapura se dividindo para o norte, até o bairro de Barão Geraldo (veja só, você poderia ir de VLT da pousada até o centro ).
A estação Central do VLT era mesmo seperada, um pouco a frente da Central historica.
O acesso dela é bem dificil, teria que atravassar uns pátios em volta da Central histórica, nem sei se o predio ainda existe, pois parte do terreno foi usado na construção da Nova Rodoviária.
Outras informações nesse topico: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=209
Renan, depois queria conversar sobre um esqueminha desses topicos do VLT
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
É bom saber que pelo menos alguma das estações do VLT campineiro tenha alguma serventia,principalmente uma serventia ambiental,que é uma cooperativa de reciclagem...Já as outras ponto de vagabundagem e ''fumódromo'' .
E é uma pena saber que o VLT não voltará a ser ativado tão cedo...
E é uma pena saber que o VLT não voltará a ser ativado tão cedo...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Renan, se eu gostei da série? Eu adorei!
Mais uma vez, parabéns por esse maravilhoso trabalho de pesquisa.
Quanto a estação Barão de Itapura, é triste ver essas fotos, mas por uma lado eu fico feliz que ela tenha alguma serventia, mesmo não sendo a ideal.
Apesar do abandono geral, eu acho que é sim possível reativar o VLT de Campinas. Sinceramente, o que restou do antigo sistema, pelo menos para mim, parece em melhores condições do que é encontrado hoje no ramal Niterói-Itaboraí. E olha que esse ramal da CENTRAL estava funcionando até pouco tempo atrás.
E igual ao lipe, eu também gostaria de conhecer um dia essas estações. Quem sabe.
Mais uma vez, parabéns por esse maravilhoso trabalho de pesquisa.
Quanto a estação Barão de Itapura, é triste ver essas fotos, mas por uma lado eu fico feliz que ela tenha alguma serventia, mesmo não sendo a ideal.
Apesar do abandono geral, eu acho que é sim possível reativar o VLT de Campinas. Sinceramente, o que restou do antigo sistema, pelo menos para mim, parece em melhores condições do que é encontrado hoje no ramal Niterói-Itaboraí. E olha que esse ramal da CENTRAL estava funcionando até pouco tempo atrás.
E igual ao lipe, eu também gostaria de conhecer um dia essas estações. Quem sabe.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante