BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

[VLT de Campinas] Estação Parque Industrial

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[VLT de Campinas] Estação Parque Industrial

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Out 2008, 12:21

Nome: Parque Industrial

Inauguração: 1993
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1993-1995 [1])
Plataformas: 1a
Uso Atual: Abandonada

A estação Parque Industrial foi aberta em 1993 com a inauguração do último trecho do VLT de Campinas: Vila Teixeira x Campos Elíseos.

Foto 1: O acesso à estação foi um pouco complicado porque as escadas estavam parcialmente destruidas
Imagem

Foto 2: Geral
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: Consegui encontrar um ponto menos íngreme do barranco e consegui descer. Este é o começo da plataforma
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Estruturas metálicas
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Parte da cobertura permanece
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Escombros
Imagem

Foto 11: Vasculhei um pouco mas não achei nada de interessante
Imagem

Foto 12: Mais uma geral
Imagem

Foto 13: Sentido Campos Elíseos
Imagem

Foto 14: Detalhe da cobertura. As estruturas das lâmpadas permanecem
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Rampa, em uma das extremidades da plataforma
Imagem

Foto 17: Estas pedras pretas aparentemente não são o lastro, mas estão espalhadas por boa parte da via
Imagem

Foto 18: Placa
Imagem

Foto 19:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-19 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:27, em um total de 7 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 18 Out 2008, 21:47

Pelas reportagens que eu já li sobre o abandono do VLT de Campinas, eu acredito que esses escombros eram construções que foram demolidas para que não fossem invadidas ou ocupadas por marginais e desocupados. Talvez a retirada das coberturas também tenha sido proposital. O que eu sei é que diziam que os arredores e as próprias estações eram (ou são?) locais bem perigosos. Renan, isso se confirma?

Quanto as fotos, estão tão boas quanto as outras.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Out 2008, 15:06

Vinicius,

Olha... Pelo menos de dia não me senti ameaçado em nenhum dos lugares onde estive, exceto Pompéia, mas mesmo assim não por perigo iminente. É que a estação de Pompéia ficava um pouco longe da rua, a que eu fiquei mais distante do taxi.

Como fui de dia foi bem tranquilo. Mas a noite deve ser perigoso sim. Não apenas pelos marginais que frequentam as estações desativadas a noite (pelo que fui informado) mas também porque elas devem ficar sem iluminação quase nenhuma.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 18:42

As estações tinham uma cobertura interessante.

Avatar do usuário

Evandro
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 20 Out 2008, 22:23

Estou pasmo por ver algumas telhas Brasilit nesta estação... o0 geralmente são as primeiras coisas que são saqueadas pela população.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 20 Out 2008, 22:47

Essa estação era bem bonita, gostei da curva da cobertura, sem muitas partes retas, talvez pela suavidade da curva. Ótimas fotos, Renan :D :D :D!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 22 Out 2008, 17:36

A mais conservada na minha opinião da série que o Renan fez... :rl:


Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Out 2008, 20:20

renanfsouza escreveu:Vinicius,

Olha... Pelo menos de dia não me senti ameaçado em nenhum dos lugares onde estive, exceto Pompéia, mas mesmo assim não por perigo iminente. É que a estação de Pompéia ficava um pouco longe da rua, a que eu fiquei mais distante do taxi.

Como fui de dia foi bem tranquilo. Mas a noite deve ser perigoso sim. Não apenas pelos marginais que frequentam as estações desativadas a noite (pelo que fui informado) mas também porque elas devem ficar sem iluminação quase nenhuma.
Renan, obrigado pelas informações.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 26 Out 2008, 23:10

Estranha aquela plataforma sobre os trilhos. O VLT utilizava apenas uma das vias?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante