[VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura
Enviado: 19 Out 2008, 02:56
Nome: Barão de Itapura
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Cooperativa de Reciclagem
A Estação Barão de Itapura foi aberta em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas (Barão de Itapura x Aurélia).
O sistema se utilizava do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Hoje a estação é uma cooperativa de reciclagem. Ela contava com duas plataformas.
Foto 1: Um dos cooperativados em uma das plataformas. Pedi a autorização dele para tirar essas fotos
Foto 2:
Foto 3: Por entre as plataformas
Foto 4:
Foto 5: Os trilhos permanecem
Foto 6:
Foto 7: A plataforma oposta
Foto 8:
Foto 9: Rampa na extremidade de uma das plataformas
Foto 10: A cooperativa murou a estação por cima dos trilhos para evitar invasões
Foto 11:
Foto 12:
É lógico que eu estava chamando atenção, afinal estava tirando fotos sem me preocupar em esconder a máquina. Mais ou menos nessa hora um grupo de cooperativados veio tirar satisfação comigo. Eu expliquei que não era reporter, que as fotos eram pessoais, que eu era apaixonado por ferrovias, etc. Inclusive me ofereci para apagar as fotos prontamente caso alguém desejasse. Eles foram bem receptivos e permitiram que eu continuasse tirando as fotos e um deles inclusive foi me mostrando tudo.
Achei essa atitude muito boa, porque convenhamos, não é fácil acreditar que um cara jovem e bem vestido estivesse ali por prazer. Que bom que eles acreditaram, afinal é a mais pura verdade. Eu estava ali porque eu gosto e estava adorando o meu passeio pelas estações do antigo VLT.
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18: Outro muro do outro lado da estação com as catenárias atrás
Foto 19:
Foto 20:
A Estação Barão de Itapura foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.
Fui informado pelos taxistas que todas as outras estações são pontos de encontro de drogados e vagabundos à noite. A exceção é a Estação Barão de Itapura.
Foi muito legal ter percorrido esses lugares e conhecido estas estações. Espero voltar a Campinas um dia e quem sabe, rever algumas delas e desbravar outras mais no leito da Ferroban.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Cooperativa de Reciclagem
A Estação Barão de Itapura foi aberta em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas (Barão de Itapura x Aurélia).
O sistema se utilizava do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.
Hoje a estação é uma cooperativa de reciclagem. Ela contava com duas plataformas.
Foto 1: Um dos cooperativados em uma das plataformas. Pedi a autorização dele para tirar essas fotos
Foto 2:
Foto 3: Por entre as plataformas
Foto 4:
Foto 5: Os trilhos permanecem
Foto 6:
Foto 7: A plataforma oposta
Foto 8:
Foto 9: Rampa na extremidade de uma das plataformas
Foto 10: A cooperativa murou a estação por cima dos trilhos para evitar invasões
Foto 11:
Foto 12:
É lógico que eu estava chamando atenção, afinal estava tirando fotos sem me preocupar em esconder a máquina. Mais ou menos nessa hora um grupo de cooperativados veio tirar satisfação comigo. Eu expliquei que não era reporter, que as fotos eram pessoais, que eu era apaixonado por ferrovias, etc. Inclusive me ofereci para apagar as fotos prontamente caso alguém desejasse. Eles foram bem receptivos e permitiram que eu continuasse tirando as fotos e um deles inclusive foi me mostrando tudo.
Achei essa atitude muito boa, porque convenhamos, não é fácil acreditar que um cara jovem e bem vestido estivesse ali por prazer. Que bom que eles acreditaram, afinal é a mais pura verdade. Eu estava ali porque eu gosto e estava adorando o meu passeio pelas estações do antigo VLT.
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18: Outro muro do outro lado da estação com as catenárias atrás
Foto 19:
Foto 20:
A Estação Barão de Itapura foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.
Fui informado pelos taxistas que todas as outras estações são pontos de encontro de drogados e vagabundos à noite. A exceção é a Estação Barão de Itapura.
Foi muito legal ter percorrido esses lugares e conhecido estas estações. Espero voltar a Campinas um dia e quem sabe, rever algumas delas e desbravar outras mais no leito da Ferroban.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.