Propostas para São Paulo
Coligação "Uma Nova Atitude para São Paulo" (PT, PCdoB, PSB, PDT, PRB e PTN)
Candidata: Marta Suplicy
Vice: Aldo Rebelo
Proposta de Marta Suplicy
Por que Marta lança um desenho alternativo para a Rede de Metrô?
A rede proposta pela candidata Marta Suplicy tem sua base técnica nos estudos de planejamento realizados pela própria Secretaria Metropolitana de Transporte, qual sejam: Rede Básica de 1993, PITU 2020, PITU 2025 (alternativa proposta de Rede de Metrô Aberta que dava continuidade e coerência às diretrizes de expansão estabelecidas pelo PITU 2020).
Os trechos de linha apresentados pelo Programa da Marta Suplicy para o ano de 2014, são parte de uma proposta de Rede Aberta, mais ampla e democrática desenhada para o ano meta de 2025, que busca atender todo o território da cidade, dando continuidade às diretrizes estabelecidas pelo PITU 2020. Não é por desconhecimento do plano do Metrô e sim, por discordância das diretrizes estabelecidas pela Rede Essencial atualmente defendida pela empresa, que a prefeita Marta Suplicy lança um desenho alternativo de rede de metrô para a cidade.
A sociedade e a cidade de São Paulo precisam participar do debate que hoje ocorre a portas fechadas nos escritórios e permeia o meio de técnicos e urbanistas do setor de transporte: Qual a Rede de Metrô deveremos construir? Qual é a Rede de Metrô mais adequada para a estruturação e desenvolvimento da cidade? Qual é a Rede de Metrô que melhor atende à população?
Uma rede mais aberta que amplie a área atendida pelo metrô para todo o território municipal, que torne homogênea a acessibilidade nas diversas regiões da cidade, que favoreça o fortalecimento de novos pólos urbanos e diminua as características rádio-concêntricas do sistema de transporte do município, ou uma rede concentrada no centro expandido, que fortaleça ainda mais a diferença entre esta região e a periferia da cidade?
É neste sentido, para privilegiar o planejamento democrático e transparente da cidade que a Marta Suplicy propõe um desenho alternativo de rede de metrô, defendendo o partido técnico de uma rede de metrô mais aberta, e de que o papel do sistema sobre trilhos na cidade não só deve ajudar a melhorar os congestionamentos no centro expandido, mas antes de tudo atender às grandes demandas de viagens, estruturar o sistema de transporte em todo território da cidade, romper barreiras geográficas, estruturar uma efetiva malha para atendimento em rede e viabilizar a estrutura urbana planejada.
Critérios e métodos utilizados no desenho da Rede de Metrô Proposta
O desenvolvimento do desenho da rede aberta proposta para 2025 considerou as seguintes diretrizes para seu traçado: ampliar o território diretamente atendido pela rede sobre trilhos; ampliar o número de conexões entre as linhas para fortalecer a malha de serviços; atender os desejos de viagens ainda não servidos pela rede sobre trilhos; interligar pólos/centralidades consolidados e em processo de consolidação a fim de distribuir de modo mais equilibrado as atividades no território metropolitano, reduzindo os tempos de deslocamento da população; estruturar o "anel intermediário", que apresenta alta densidade populacional e altos índices de crescimento; compensar a estrutura rádio-concêntrica do sistema viário; romper as barreiras físicas que atrapalham a acessibilidade entre as diversas regiões da cidade, de difícil superação pelo sistema viário e ter abrangência metropolitana, atendendo a diversos municípios.
O desenho foi elaborado com base nos seguintes levantamentos: principais vetores de desejos de viagens, mapeamento das centralidades metropolitanas e municipais, distribuição dos empregos e da população no território metropolitano (cenário atual e cenário desejado), barreiras físicas e topográficas mais facilmente superadas pelo sistema de metrô por ser subterrâneo, projetos de transportes já consolidados ou em implantação e análise dos diversos desenhos de rede de metrô já propostos para a cidade.
Esclarecimento da Proposta apresentada para 2014
O programa de governo da Prefeita Marta Suplicy propõe investimento conjunto da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Governo Federal para possibilitar a construção de novos 63 km de metrô nos próximos 6 anos, até 2014.
Não estão incluídos nestes 63 km, os 12,8 km da Linha 4 - Amarela (Vila Sônia – Luz) que já estão sendo construídos e dos 2,8 km da extensão da Linha 2 - Verde (Vila Madalena – Alto do Ipiranga) da estação Alto do Ipiranga até Tamanduateí, que já dispõe de recursos viabilizados para sua construção.
Estão incluídos nos 63 km previstos para 2014 os 10,7 km referentes à extensão da Linha 5 - Lilás (Capão Redondo - Santo Amaro) de Santo Amaro até Klabin e 2,8 km correspondentes a extensão da Linha 2 - Verde (Vila Madalena – Alto do Ipiranga) do Alto de Ipiranga até Vila Prudente, que são trechos cujos projetos já estão consolidados.
Além dos trechos já consolidados, a proposta de linhas apresentada pela candidata Marta Suplicy coincide com os planos de Expansão da Secretaria Metropolitana apenas na extensão da Linha 2 - Verde de Vila Madalena até Cerro Cora. Os demais trechos e linhas apresentadas são alternativos, e não complementares a proposta de Rede Essencial do Metrô.
A proposta prevê ainda que destes 63 km, parte deve ser construído até 2012 e o restante até 2014 (próximo 6 anos), o que significa uma média anual de aproximadamente 10 km por ano. Utilizou-se o valor médio normalmente utilizados de U$ 110 milhões por km para estimar os recursos necessários para a construção dos trechos e linhas propostos.
Detalhamento e justificativa das Linhas e Extensões priorizadas para 2014
Proposta para Linha 6 (construção até 2014)
Linha Perimetral Oeste (Cachoerinha – Conceição ) ------------------- 22,7 km
Funções :
Articular a rede sobre trilhos (articula as linhas 1, 2, 3, 4 e 5 do Metrô e a Linha B da CPTM), aumentando os pontos de conexão da rede de transporte criando uma efetiva malha para atendimento em rede no sistema sobre trilhos, possibilitando conexões fora da área da contra rótula e centro histórico propiciando redução do volume de transferência nesta região; ampliar a área atendida pelo metrô na cidade, atendendo a região da Faria Lima e Itaim que são importantes centros de serviços da cidade; atender a população de Cachoeirinha, o desejo de viagem para o centro será atendido com integração na estação Freguesia do Ó com a Linha 3 – Vermelha (*); criar uma nova ligação entre Lapa e Pinheiros atravessando a região da Pompéia e Vila Madalena que não tem nesta direção sistema viário estrutural contínuo, criando outras oportunidades de deslocamentos e por fim interligar o aeroporto de Congonhas à rede estrutural sobre trilhos (**)
OBS.: (*) Cabe um comentário importante sobre a relação entre o principal desejo de viagem de uma região e o trajeto de uma linha de metrô para atender esta região. A grande maioria das regiões de São Paulo tem como vetor principal de viagem o centro da cidade (região da contra-rótula) não é por isto que levaremos todas as linhas para esta região. Precisamos prioritariamente construir uma rede de metrô (assim como em Paris), para que possamos atender múltiplos desejos de viagem e criar novas oportunidades de deslocamento para a região.
(**) Esta linha soluciona o atendimento do aeroporto de Congonhas substituindo a ligação em VLT proposta da estação São Judas da Linha 1 – Azul até Congonhas proposta pela Secretaria Metropolitana.
Proposta para Linha 7 - trecho 1 (construção até 2014)
Linha Perimetral Leste (Vila Maria – Vila Prudente) --------------------- 8,6 km
Funções :
Articular as linhas de metrô e trem do lado leste da cidade (articula as linhas 2, 3, e 4 do Metrô e a Linha E da CPTM), aumentando os pontos de conexão da rede de transporte criando uma efetiva malha para atendimento em rede no sistema sobre trilhos, possibilitando conexões fora da área da contra rótula e centro histórico propiciando redução do volume de transferência nesta região; ampliar a área atendida pelo metrô na cidade, aliviar a superlotação da Linha 3 - Vermelha no seu trecho mais congestionado da estação Tatuapé a estação Sé; possibilitar a ligação da região leste com a região da Avenida Paulista sem a necessidade de passar pela região central.
OBS.: na proposta para 2025 esta linha se estende até São Bernardo o que propiciará a ligação desta região com o pólo industrial do ABC. Conforme já dito anteriormente a rede proposta pelo programa da Marta Suplicy é alternativa a Rede Essencial proposta atualmente pela Secretaria Metropolitana, e portanto, seu traçado desconsiderou as ligações prevista nesta rede que ainda não estão consolidadas em projeto.
Proposta para Linha 2 - Verde (construção até 2012)
Extensão Tamanduateí – Sapopemba ------------------------------------ 5,4 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região leste; atender as regiões de Vila Prudente, Oratório, Sapopemba que tem altos contingentes populacionais; viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral ao leste Vila Maria – Vila Prudente na estação Vila Prudente, atender as populações de São Mateus e Cidade Tiradentes por meio de integração com o corredor de ônibus.
Expresso Tiradentes no terminal Vila Prudente
Extensão Vila Madalena – Cerro Cora -------------------------------- 3,4 km
Funções :
Viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição no cruzamento da Av. Heitor Penteado com a Rua Aurélia; ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região oeste.
OBS: Esta Extensão coincide com a extensão proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
Proposta para a Linha 3 - Vermelha (construção até 2012)
Extensão Barra Funda – Freguesia do Ó -------------------------------3,3 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Freguesia do Ó com a construção de apenas 3 km; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; balancear a demanda pico nos dois sentidos da linha 3 - vermelha para aproveitar a oferta ociosa no contra fluxo da hora pico; viabilizar conexão da Linha 3 – Vermelha com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição
OBS.: a proposta da Sexta Linha da Companhia do Metropolitano para atender a Freguesia do Ó, cortando ao meio uma área já atendida pelo metrô, compreendida entre a Linhas 3 - Vermelha e Linha 2 - Verde, não se distanciando mais do que 2 km de cada uma desta linhas já implantadas, não parece ser a solução mais adequada para a próxima linha de metrô, considerando que os principais problemas da rede atual de metrô são justamente sua pequena abrangência e pouca conectividade. A sexta linha proposta pela Secretaria Metropolitana, além de não ampliar a área de abrangência do Metrô, reforça a tendência rádio concêntrica do sistema de transporte, e se conecta com a rede existente já na região da contra-rótula.
Proposta para a Linha 4 - Amarela (construção até 2014)
Extensão Luz – Vila Maria --------------------------------------------------------5,8 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Vila Maria que tem alto potencial imobiliário, criando novas oportunidades para a cidade; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; viabilizar conexão da Linha 4 – Amarela com a nova linha perimetral leste Vila Maria – Vila Prudente
Proposta para a Linha 5 - Lilás: (construção até 2014)
Extensão Santo Amaro – Klabin (construção até 2012) ----------- 10,7 km
Funções :
Conectar a linha 5 à rede de metrô; possibilitar o acesso da população da zona sul (região do Capão Redondo e de Santo Amaro) ao centro através da rede sobre trilhos; aliviar o fluxo de ônibus nos corredores Santo Amaro – 9 de Julho e Ibirapuera.
OBS.: Esta extensão coincide com a proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
Extensão Capão Redondo – Hospital M’Boi ------------------------- 3,2 km - Lilás: (construção até 2014)
Funções :
Facilitar o acesso da população da região do Jardim Ângela ao centro; criar uma alternativa de transporte ao corredor Guarapiranga que está saturado; e não tem sistema viário alternativo aliviar o fluxo de ônibus no Corredor Guarapiranga.
Fonte: Programa de Governo - Marta Suplicy
Link:
http://www.marta13.can.br/propostas_metro.php
Coligação São Paulo no Rumo Certo - DEM, PMDB, PR, PV, PSC e PRP
Candidato: Gilberto Kassab
Vice: Alda Marco Antonio
• Investir R$ 1 bilhão no metrô.
Fonte: Diretrizes 2009/2012
Link:
http://www.kassab25.com.br/files/livreto_diretrizes.pdf
Com esse dinheiro, será possível a expansão de duas linhas:
-Linha 5, de Largo Treze a Chácara Klabin
-Linha 6, de Freguesia do Ó a São Joaquim
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Minha análise
Mas talvez o Kassab queira investir mais, ou então mais projetos sejam contemplados com esse dinheiro.
Marta diz não querer simplesmente fazer uma rede própria, e sim aproveitar alguns projetos que já foram discutidos anteriormente. Tenho inclinação ao projeto da Marta, porque realmente a rede do Metrô-SP proposta na Rede Essencial não segue realmente as diretrizes do PITU 2025.
Embora menos detalhado que o projeto da Marta, o plano de Kassab parece ser muito mais factível.
Mas esse é o projeto deles só para o Metrô-SP. A área de transporte e trânsito tem bem mais propostas de ambos.
Uma comparação das promessas pode ser encontrada aqui:
http://www.estadao.com.br/nacional/elei ... &x=24&y=13