Pessoal, frequentemente passo pela cidade de Piedade-SP para visita de um parente , e sempre percorro um trecho da Rodovia Estadual SP-79. E Curiosamente, passo por um carro Pullman no meio do nada, utilizado como restaurante. Aparentemente está muito bem conservado. Na próxima vez que passar por la vo parar la para comer ( claro pra tirar fotos).
Se alguem souber a procedência desse carro , me avise, dei uma pesquisada e não achei.
Constatei que estranhamente ( por ser no meio do nada) é um ponto turístico da cidade. As fotos abaixo , retirei do proprio site do restaurante, quem quiser, pode dar uma olhada.
http://www.estacaobocadomonte.com/
Para aqueles que são contra isso , melhor assim do que se estivesse abandonado, mas melhor ainda se o governo soubesse ter a política de conservação e restauração de carros turisticos importantes
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Carro Pullman em um Restaurante à Margem de Rodovia em SP.
Moderador: Caco
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Carro Pullman em um Restaurante à Margem de Rodovia em SP.
Pessoal, a história dessa carro é a seguinte (de acordo com o pesquisador José Emílio Buzelin):
"Por volta do ano de 1977, a #FEPASA desativou a classe Pullman de seus trens, passando a oferecer apenas as opçòes de Primeira Classe e Segunda Classe. Isso ocorreu tanto nos trens da bitola métrica (EFS & CMEF) como nos trens da bitola larga (CPEF & EFA). Assim sendo, alguns carros Pullman foram convertidos para carros de Primeira e Segunda Classes (caso dos Pullman Standard ex-CPEF e dos Budd-Mafersa ex-EFA), enquanto outros foram simplesmente baixados da frota patrimonial [caso dos carros Budd-Mafersa tipo Sleeperette (Pullman) oriundos da EFS]. Esses carros tiveram suas poltronas, truques e demais equipamentos retirados, sendo suas caixas baixadas.
Assim, sabe-se da existência de dois carros tipo Sleeperette que sobreviveram: um deles foi doado à escola Matheus Mailasky em Sorocaba (esse carro está aguardando reformas para outro uso) e agora esse outro que virou um restaurante (sem seus truques e mobiliário original)."
Haiser, que achado!!! Um carro tipo Sleeperette para quem quiser vê-lo!!! Relíquia!!!! app
"Por volta do ano de 1977, a #FEPASA desativou a classe Pullman de seus trens, passando a oferecer apenas as opçòes de Primeira Classe e Segunda Classe. Isso ocorreu tanto nos trens da bitola métrica (EFS & CMEF) como nos trens da bitola larga (CPEF & EFA). Assim sendo, alguns carros Pullman foram convertidos para carros de Primeira e Segunda Classes (caso dos Pullman Standard ex-CPEF e dos Budd-Mafersa ex-EFA), enquanto outros foram simplesmente baixados da frota patrimonial [caso dos carros Budd-Mafersa tipo Sleeperette (Pullman) oriundos da EFS]. Esses carros tiveram suas poltronas, truques e demais equipamentos retirados, sendo suas caixas baixadas.
Assim, sabe-se da existência de dois carros tipo Sleeperette que sobreviveram: um deles foi doado à escola Matheus Mailasky em Sorocaba (esse carro está aguardando reformas para outro uso) e agora esse outro que virou um restaurante (sem seus truques e mobiliário original)."
Haiser, que achado!!! Um carro tipo Sleeperette para quem quiser vê-lo!!! Relíquia!!!! app
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- Novato
- Mensagens: 18
- Registrado em: 24 Ago 2010, 06:05
- Localização: Marília, SP Nagoya, JP
Re: Carro Pullman em um Restaurante à Margem de Rodovia em SP.
por que tem o nome de Pullman sendo que tem cara de Budd-Mafersa/Pioneer com as janelas ovais e tudo ??
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Carro Pullman em um Restaurante à Margem de Rodovia em SP.
Caro "xará" (afinal, sou Erick também ) ele se chama Pullman, pois era a classe mais confortável oferecida pelas ferrovias paulistas.ErickSato escreveu:por que tem o nome de Pullman sendo que tem cara de Budd-Mafersa/Pioneer com as janelas ovais e tudo ??
A denominação Pullman surgiu no Brasil com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, pois quando a CP adquiriu os carros ACF (American Car & Foundry, nos anos 20) os carros salão (que eram os mais confortáveis da frota) vieram com a denominação "Pullman" (denominação essa utilizada nos Estados Unidos). Não confundir com a marca Pullman Standard, fabricante dos carros de passageiros adquiridos pela Paulista na década de 50.
As ferrovias que ofereciam essa classe eram:
- Companhia Paulista (desde a década de 20, com os carros ACF, mantendo essa classe com o PS);
- E.F. Sorocabana (essa classe surgiu na década de 60, com a entrada em operação dos Budd 800);
- E.F. Araraquara (na EFA, os carros Pullman eram conhecidos como "Carro Salão").
Porém, na década de 70 (mais precisamente por volta de 1977), a #FEPASA realizou algumas modificações nos seus trens de longo percurso. E uma dessas modificações foram as seguintes:
- eliminação da classe "Pullman", com a readequação dos interiores dos carros Budd-Mafersa EFA (1 transformado em carro Primeira Classe, e 2 transformados em carro Segunda Classe); baixa patrimonial dos carros Budd-Mafersa EFS e dos carros Pullman Standard da CPEF;
- retirada dos equipamentos de ar condicionado dos carros Budd-Mafersa EFA e EFS, mantendo o ar condicionado apenas nos carros Pullman Standard (configuraçào restaurante).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes