Algumas informações relevantes trazidas pelo
Tiago Costa e pelo
RenanFSouza e
Lipe_Andreense
==========================
Tiago Costa escreveu:Espero que jamais voltemos a ver os trens em estado de conservação ruim, vários anos depois dessas fotos (dos 1100, 1700 e 4400 da CPTM, respectivamente as séries 100, 700 e 400 da CBTU). A CBTU deixou muito a desejar, não por culpa dela mesma, mas por culpa do governo, que não investia nem metade do que ela precisava. Pena mesmo é que as locomotivas elétricas estão mofando, e é difícil colocá-las de volta à ativa! Acho que é mais fácil comprar novas
. Ah, como o tempo passa! O UT440 já tem/vai completar 10 anos de operação no Brasil :) ! Pena que nesse tempo, ele só foi utilizado para fazer transporte metropolitano. O bom dele é fazer transporte de média e longa distância, como no Chile. Ele pode fazer tudo o que a sua versão chilena pode. Ah, se a visão dos governantes fosse outra...
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
renanfsouza escreveu:Legal ver os Série 700 em SP também ! É impressionante como a Mafersa sabia fazer material de qualidade. Os aqui do Rio rodam muito bem... Claro que com vandalismo eles decairam um pouco, mas com certeza são trens de ótima qualidade.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Tiago Costa escreveu:Com certeza! Os 1700 na CPTM são os trens com maior MKBF (Mean Kilometers Between Failures - quilometragem média entre falhas) de todas as séries, mesmo as mais modernas (2000 e 3000). Eles andam na Linha A (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), que tem rampas muito fortes, e dão conta do recado. A propósito, o 1700 faz 21 anos esse ano
! Atingiu a maioridade plena!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
lipe_andreense escreveu:Os 1700 são os trens mais rápidos daqui acho (digo, os que tem maior aceleração e chegam mais próximos da velocidade comercial máxima)
Uma vez que um deles rodou na linha D e eu fiz Brás -> Santo André em 15 minutos (normalmente demoro 20min)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Tiago Costa escreveu:Para comparar, o desempenho das séries da CPTM (ordenada de acordo com a aceleração e frenagem):
Série, Velocidade Máxima (km/h), Aceleração Máxima, Frenagem Máxima, Frenagem de emergência
3000, 120 km/h, 0,90 m/s², 1,10 m/s², 1,20 m/s²
2000, 90 km/h, 0,90 m/s², 0,77 m/s², 1,10 m/s²
1700, 100 km/h, 0,80 m/s², 0,77 m/s², 1,10 m/s²
5000, 100 km/h, 0,70 m/s², 0,80 m/s², 1,00 m/s²
5500, 90 km/h, 0,65 m/s², 0,74 m/s², 0,80 m/s²
4400, 100 km/h, 0,55 m/s², 0,65 m/s², 0,85 m/s²
1100, 100 km/h, 0,50 m/s², 0,77 m/s², 1,10 m/s²
1400, 100 km/h, 0,50 m/s², 0,77 m/s², 1,10 m/s²
1600, 100 km/h, 0,50 m/s², 0,77 m/s², 1,10 m/s²
4800, 80 km/h, 0,44 m/s², 0,65 m/s², 1,00 m/s²
2100, 140 km/h, 0,40 m/s², 0,80 m/s², 1,10 m/s²