E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Enviado: 11 Out 2011, 11:35
E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA AUXILIAR: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada.
Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina.
A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm
Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, que requereu o alargamento da bitola até aquela estação.
Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica
Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:
Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri
Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.
Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.
Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.
Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.
Em tempo: alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar. Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.
Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.
Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.
Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.
Indice da Estações.
A primeira estação da Linha Auxiliar foi a Estação Mangueira, também conhecida como Fructeiras, tendo esta sido substituida pela Ilha das Moças e posteriormente por alfredo Maia.
Estação Mangueira/Fructeiras – km 2.639
Local exato.
Estação Ilha das Moças - Km 0.000
No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, onde podemos ter duas possibilidades, são elas:
Ilha das Moças seria a estação inicial depois de Mangueira ou então seria um sub-ramal que partia da Estação Mangueira.
Ilha das Moças, antes do aterro:
Mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:
Localização de Ilha das Moças que era uma parada antes de Alfredo Maia.
Material utilizado by DADO
Alfredo Maia – km 0.000 - 7-1-1902
HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA AUXILIAR: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada.
Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina.
A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm
Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, que requereu o alargamento da bitola até aquela estação.
Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica
Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:
Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri
Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.
Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.
Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.
Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.
Em tempo: alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar. Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.
Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.
Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.
Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.
DadoDJ escreveu:Pessoal, segue abaixo algumas páginas do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, gentilmente cedidas pelo pesquisador Hugo Caramuru.
Esta edição fala especificamente e detalhadamente sobre a Linha Auxiliar. Leiam com atenção e divirtam-se:
Material postado por DadoDJ
Indice da Estações.
A primeira estação da Linha Auxiliar foi a Estação Mangueira, também conhecida como Fructeiras, tendo esta sido substituida pela Ilha das Moças e posteriormente por alfredo Maia.
Estação Mangueira/Fructeiras – km 2.639
Local exato.
Estação Ilha das Moças - Km 0.000
No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, onde podemos ter duas possibilidades, são elas:
Ilha das Moças seria a estação inicial depois de Mangueira ou então seria um sub-ramal que partia da Estação Mangueira.
Ilha das Moças, antes do aterro:
Mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:
Localização de Ilha das Moças que era uma parada antes de Alfredo Maia.
Material utilizado by DADO
Alfredo Maia – km 0.000 - 7-1-1902