A Estação Rio Largo se localiza no centro do município de mesmo nome. Quando eu e o taxista chegamos lá, a estação estava fechada, o que é normal na CBTU Maceió. As estações ficam fechadas até alguns minutos antes do horário da composição chegar.
Ou seja, quando um trem passa, o porteiro fecha a estação (inclusive fecha a grade ou cancela sobre os trilhos em ambos os lados da estação). Acredito que seja para evitar que se entre sem pagar. É um esquema viável afinal cada estação só recebe 16 viagens por dia (oito em cada sentido).
Mas por alguma razão, a Estação Rio Largo recebe apenas metade desta oferta de trens por dia. Apenas em metade dos horários da linha as composições param na Estação Rio Largo. Eu não sei a razão disso, afinal me pareceu um local bem povoado, na verdade me pareceu o local mais desenvolvido de Rio Largo, o que é normal, afinal é o centro. Enfim... Ao menos pra mim pareceu existir demanda.
Mas eu expliquei ao porteiro (na verdade eu praticamente implorei) que queria conhecer a estação e ele deixou que eu entrasse. Assim como a Estação Fernão Velho, a estação possui dois prédios iguais.
Foto 1: A bela fachada de um dos prédios

Foto 2:

Foto 3: Plataforma. A foto aponta para o sentido Estação Maceió. Por essa foto e algumas outras dá pra ver que o local é bem populoso

Foto 4:

Foto 5: Placa

Foto 6: Foi pena que não consegui nenhum ângulo para tirar uma boa foto destas fachadas. Elas são muito mais bonitas do que essas fotos mostram

Foto 7:

Foto 8:

Foto 9: Trilhos

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foi muito bom conhecer a Estação Rio Largo. Enfim partimos para a Estação Lourenço Albuquerque, a estação terminal da CBTU Maceió.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza, em 04/11/2008