Governo quer colocar o RJ de volta nos trilhos
05/01/2009 - Governo do RJ
A partir deste ano, o carioca vai poder pegar o metrô em qualquer estação e chegar, de forma rápida e segura, à Ipanema, coração da Zona Sul do Rio. A Secretaria de Transportes fechou 2008 com a marca de 95% das escavações da Estação do Metrô Ipanema/General Osório concluídas. 2009 entrará para a história do setor de transporte, pois, pela primeira vez, uma estação ficará pronta sem que a obra tenha sido interrompida uma só vez, sendo entregue à população dentro do prazo previsto, com data pré-definida para o dia 17 de dezembro.
Iniciadas em outubro do ano passado, as escavações avançaram em ritmo acelerado: 1029 metros de túneis, de um total de 1.035 metros, já foram escavados. Dos três túneis de acesso, Jangadeiros e Sá Ferreira já estão finalizados e, para a conclusão do acesso Teixeira de Melo, restam apenas 6 metros de perfuração. A estação, que abrigará também elevadores que vão até o alto do Morro do Cantagalo, será capaz de receber 80 mil passageiros por dia, sendo que 50 mil virão do sistema de integração.
Paralelamente à obra, a Secretaria de Transportes realizou, durante todo o ano de 2008, visitações públicas, nas quais a população pôde conhecer de perto a maior obra subterrânea em andamento, hoje, no país.
Foram realizadas 12 visitações públicas, com mais de 3500 pessoas, em seis horários diferentes. A demanda foi tão grande que, em agosto, o secretário de Transportes, Julio Lopes, acrescentou o horário de 11h30, para o melhor aproveitamento dos visitantes.
Assim como a expansão da Linha 1, a construção da Linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, em 23 km de trilhos, também foi prioridade para a Secretaria de Transportes. Após quase dez anos de projeto engavetado, os trâmites legais para o início da construção começaram a sair do papel.
Em setembro, foi dado o primeiro passo para a concretização da obra com a realização de duas audiências públicas, uma em São Gonçalo e outra em Niterói. Muitos moradores da região compareceram e puderam tirar dúvidas e oferecer sugestões.
No mês seguinte, a Secretaria de transportes conseguiu a aprovação da Licença Ambiental Prévia para a construção da Linha 3, dada pela Feema. Para a obtenção da Licença de Instalação, a secretaria precisou realizar um estudo detalhado, o Plano Básico Ambiental da obra, contendo o detalhamento do estudo de engenharia e os programas de monitoramento e controle ambiental recomendados na licença prévia. O estudo já foi entregue à Feema, no final de novembro. No momento, a secretaria aguarda a liberação da licença de instalação e negocia com a União a obtenção de recursos para o projeto executivo da obra.
A Secretaria de Transportes pretende iniciar o próximo ano com “o pé direito” e ainda no primeiro semestre de 2009 dar seguimento à expansão metroviária através da instalação do primeiro canteiro de obras da Linha 3 no bairro do Barreto, em Niterói.
- É prioridade do governo Sérgio Cabral expandir a oferta de transporte de massa. E o sistema sobre trilhos, seja trens ou metrô, é, sem dúvida, o meio mais eficaz. Precisamos não só oferecer mais possibilidades de deslocamento, como também serviço de qualidade. Vamos levar o metrô até Ipanema e iniciar a construção do trecho entre Niterói e São Gonçalo, uma necessidade para milhões de pessoas que moram naquela região. E, em 2009, queremos fazer muito mais – destaca o secretário de Transportes Julio Lopes.
Ainda dentro do plano de expansão do metrô, um acordo assinado entre o Governo do Estado e a concessionária que opera o sistema, a Metrô Rio, viabilizou a construção de uma nova estação, na Cidade Nova, que vai servir para acabar com o transbordo entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio, um dos maiores gargalos. As obras começaram em novembro.
Com a extensão da Linha 2 direto até Botafogo, os 250 mil passageiros que circulam diariamente na linha não precisarão mais trocar de trem para chegar à Zona Sul. A interligação das duas linhas do metrô encurtará em 13 minutos a viagem da Estação Pavuna ao Centro da cidade, destino de 85% dos clientes da Linha 2. Apenas com o fim desta obra, prevista para dezembro de 2009, o Metrô Rio aumentará automaticamente sua capacidade de transporte, oferecendo mais 200 mil lugares por dia, já que passageiros das Linhas 1 e 2 não precisarão mais compartilhar o mesmo trem a partir do Estácio.
A conexão direta Pavuna-Botafogo será viabilizada por meio da construção de um viaduto elevado, de 1,3 km de extensão, ligando a Estação São Cristóvão até a Estação Cidade Nova, que será erguida em um terreno localizado em frente à Prefeitura do Rio, do outro lado da Avenida Presidente Vargas.
Trens refrigerados garantem mais conforto aos passageiros da Supervia
A Secretaria de Estado de Transportes trabalhou firme, no ano passado, para equacionar contratos e entregar à população trens novos e refrigerados. Só em 2008, forem entregues três trens reformados e com ar-condicionado, o que significa mais 3.000 novos lugares ofertados pelo sistema. O último deles foi entregue, no dia 19 de dezembro, pelo próprio governador Sérgio Cabral.
Desde o início deste governo, a Supervia já recebeu 13 trens novos ou reformados, entre eles 10 corenos. No total, o sistema ferroviário conta, hoje, com 35 trens equipados com ar-condicionado. A melhora da qualidade do serviço se reflete em números: em janeiro de 2008, os trens levavam 470 mil passageiros/dia. Em dezembro, já passavam de 500 mil passageiros/dia.
Este ano, os investimentos continuam nos trilhos. Logo no início do ano, a Secretaria de Transportes espera anunciar o nome da empresa vencedora da licitação para a compra de 30 novos trens de superfície. O edital de licitação pública internacional foi publicado no último mês de novembro, no Diário Oficial. Cada trem terá quatro vagões com ar-condicionado e equipamentos com tecnologia de ponta.
O pagamento dos novos trens será financiado pelo Banco Mundial (Bird), por meio de empréstimo no valor de US$ 220 milhões, destinado a cobrir os custos do Programa Estadual de Transportes II (PET II). A previsão é de que os trens sejam entregues 21 meses após a assinatura do contrato. A compra destes 30 trens, somados aos 20 já entregues no final de 2007, representa a renovação de quase 50% da frota da Supervia.
Os novos trens terão um interior mais confortável, com dois aparelhos de ar-condicionado em cada carro e locais reservados para pessoas com necessidades especiais. Cada carro terá quatro monitores de LCD, que exibirão vídeos informativos comerciais e institucionais. Um sistema de emissão automática de mensagens pré-gravadas, integrado com os painéis eletrônicos, indicará as próximas estações e lado de embarque.
Câmeras de segurança farão o monitoramento no interior do salão de passageiros. Os trens serão revestidos por materiais resistentes ao fogo e terão baterias com capacidade de manter o sistema em funcionamento, sem alimentação elétrica, por, no mínimo, duas horas. Os trens terão freio a disco em todos os carros, além de freio de emergência do tipo falha segura, um controle de anti-deslizamento e reboque por locomotiva pneumático.
Em parceria com a SuperVia, o Governo do Estado estuda a compra de 120 novos trens, de quatro carro cada. Com a renovação do contrato, a concessionária investirá R$ 190 milhões em sinalização e comunicação, reforma de estações, construção de linhas de alimentação e via permanente, além do projeto para expansão do sistema até a Ilha do Governador.
- Queremos colocar o Rio nos trilhos, melhorando o sistema de transporte da Região Metropolitana. Para 2009, temos projetos alinhando políticas públicas entre os governos municipal, estadual e federal. – afirma o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Além dos investimentos nos ramais da Supervia, a secretaria de Transportes iniciou, em 2008, obras de melhoria na via permanente no ramal Saracuruna-Guapimirim, ainda administrado pelo estado. Os recursos destinados para a reforma são de aproximadamente R$ 8 milhões. As primeiras intervenções foram realizadas no trecho Guapimirim – Magé, na altura entre a Parada Jororó e Citrolândia.
Entre as melhorias previstas estão a troca de oito mil dormentes e de 300 dormentes especiais, a recuperação de uma ponte metálica, localizada próxima à Parada Modelo, a limpeza e desobstrução das valas laterais à ferrovia, além de toda a recuperação da infra-estrutura da via e capina do trecho.
- O estado tem uma dívida antiga com a população de Guapimirim e Magé e com todos os usuários deste ramal. Foram anos sem investimentos ali. Agora que conseguimos fechar o contrato para liberação dos recursos, vamos nos empenhar para entregar a obra no prazo firmado e oferecer aos passageiros conforto e segurança na viagem. – comenta o secretário Julio Lopes.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Governo quer colocar o RJ de volta nos trilhos
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2262
- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
[Notícia] Governo quer colocar o RJ de volta nos trilhos
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante