Página 1 de 1

[Notícia] TAV é tema de encontro em São José dos Campos

Enviado: 20 Nov 2008, 12:43
por Landrail
TAV é tema de encontro em São José dos Campos

19/11/2008 - V News


O trem-bala foi um dos projetos discutidos em um encontro sobre o futuro do Vale do Paraíba, realizado nesta terça-feira, em São José dos Campos. Especialistas debateram soluções para alguns problemas e sugeriram investimentos em setores estratégicos para o desenvolvimento da região.

O projeto "Cresce Brasil", da Federação dos Engenheiros, aponta que o país não se desenvolve de uma forma adequada e sustentável, por isso, propõe mudanças e investimentos em vários setores.

“No Vale do Paraíba estamos apontando a nossa situação em relação à área de comunicação, agricultura, transporte inter-estadual, melhorias nas rodovias, o porto de São Sebastião, porque é uma situação em que nos favorece muito devido à exportação e importação e portanto é uma viabilidade para que isso aconteça em médio e longo prazo”, afirma Celso Renato de Souza, coordenador do encontro.

Uma das propostas para o transporte é a construção do trem-bala, que ligaria o Rio de Janeiro a Campinas, passando pelo Vale do Paraíba e São Paulo. O estudo técnico está a cargo do BNDES. "Existem riscos de estimativa de demanda e altos custo, algo em torno de 15 bilhões de dólares. É muito dinheiro. Existe uma indefinição e incerteza sobre esse risco”, comenta José Henrique Verroni, especialista em transporte.

A localização de São José dos Campos é considerada estratégica para receber uma estação do trem-bala, que seria construída na região sudeste do município, nas imediações do aeroporto.

“Nós temos quatro rodovias que circundam a cidade, o aeroporto em condição de ser melhorado e ampliado, além do porto de São Sebastião a 90 km de São José. Tudo isso é um contexto bom para que a estação do trem-bala seja instalada no município”, diz o secretário de Transportes de São José, Alfredo de Freitas.

O governo pretende abrir a licitação para a implantação do projeto do trem-bala em fevereiro de 2009.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=