BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Jardim Belval - Linha 8
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Contato:
Estação Jardim Belval - Linha 8
Estação da Linha 8 - Diamante, localizada no município de Barueri, da Região Metropolitana de São Paulo.
História: A data de inauguração da estação do Jardim Belval é um mistério; ela nunca apareceu, por exemplo, nos relatórios oficiais da Sorocabana, o que me levou a crer que ela teria sido implantada somente nos anos 1970, já sob a Fepasa, que, aliás, colocava-a no km 29. Porém, o relato de Narciso de Queiroz, em julho de 2003, mostra outra história: "Minha avó morou no Belval por mais 40 anos e eu todas as semanas ia para lá. Quando minha mãe se casou em 1966 a recepção foi em casa de minha avó. Os convidados embarcaram no trem-unidade japonesa, no último carro na Júlio Prestes. Na parada de Belval cabiam somente 4 carros e meio na plataforma e certamente este trem estava com 9 carros, pois me lembro de minha tia comentando até há pouco tempo - ela faleceu há pouco tempo - que pulou na passagem de nível. Somente comando de 3 unidades dos Toshibas ocupavam a passagem de nível ao estacionar na estação. Minha mãe sempre desceu no Belval para visitar minha avó e eu me lembro desde muito pequeno dos finais de semana que passava por lá. Antes dos trens japoneses, somente os 'paus-de-arara' passavam de Barueri. A unidade americana, 'Carmem Miranda', chegava somente a Barueri, segundo minha mãe. Meu pai foi chefe de trem na Sorocabana e Fepasa e sempre comentou sobre o Jardim Belval conhecido como Km 29 (nota: a Sorocabana chama o Silveira como 29). Ainda me lembro dos trens japoneses com pintura da Sorocabana chegando e apitando devido a passagem de nível e a travessia de pedestres. Era muito pequeno para precisar o ano, mas era na transição Sorocabana/Fepasa. Em 1984 ingressei na Fepasa (CFT) onde permaneci até 1995. Trabalhava em estação de cargas e nos livros da estação (G1) constava a parada Belval de longa data." A estação de Jardim Belval fica em frente ao quartel de suprimentos do exército. Bem próxima à estação, uma casa dos anos 20, muito bonita, foi a sede da Cerâmica e Olaria Belo Vale, daí o nome do bairro. Hoje a casa é o museu da cidade de Barueri. Quanto à estação, uma mais moderna foi entregue em 11/03/1983 e serve hoje aos trens urbanos da CPTM.
Mapa dos arredores:
Localização: Avenida Grupo Bandeirantes, s/nº. - Jardim Belval - Barueri
Data de inauguração (do prédio atual): 11/03/1983
Itens de acessibilidade:
Fonte das informações: Site da CPTM e estacoesferroviarias.com.br
Fotos:
Tiradas por: Tiago Costa(com auxílio de lipe_andreense )
1 - Olhando por cima das coberturas típicas das estações desse trecho
2 - Placa da estação, bem conservada
3 - Olhando sentido Barueri, com mezanino padrão Fepasa, de tijolinhos vermelhos
4 - Pequeno Jardim
5 - Mezanino visto de mais de perto
6 - Parte de baixo do mezanino
7 -
8 - Fica entre Jardim Silveira (sentido Itapevi) e Barueri (sentido Júlio Prestes)
Re: Estação Jardim Belval - Linha 8
Eu uso ela todos os dias. É bastante utilizada por estudantes.
Mais tarde eu mando algumas imagens.
Mais tarde eu mando algumas imagens.
Avatar: CAF 8000 Alinhando na Estação Jardim Belval
"VM Linhas 8/9 rules!"
"VM Linhas 8/9 rules!"
Re: Estação Jardim Belval - Linha 8
Segue Imagens:
Placa Padrão FEPASA
Mezanino simples e simpático
Escadas de acesso a plataforma
Relógio padrão FEPASA, gosto muito!
Outra placa
8000 alinhando sentido Itapevi
8000 partindo para Julio Prestes
Algumas fotos borraram por pressa, os guardinhas estavam de olho em mim!
Placa Padrão FEPASA
Mezanino simples e simpático
Escadas de acesso a plataforma
Relógio padrão FEPASA, gosto muito!
Outra placa
8000 alinhando sentido Itapevi
8000 partindo para Julio Prestes
Algumas fotos borraram por pressa, os guardinhas estavam de olho em mim!
Avatar: CAF 8000 Alinhando na Estação Jardim Belval
"VM Linhas 8/9 rules!"
"VM Linhas 8/9 rules!"