Petrópolis - Cabine da Leopoldina

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Petrópolis - Cabine da Leopoldina

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Nov 2008, 21:04

Depois de conhecer Vila Inhomirim, eu decidi dar um pulo em Petrópolis, subindo a serra em um ônibus urbano. Chegando ao centro da cidade, eu passei por uma construção que me era familiar e lembrei que a mesma já foi uma cabine da antiga linha de Petrópolis e Três Rios. Desci na rodoviária, local onde ficava a estação de trem de Petrópolis, e voltei para tirar fotos. Primeiro, algumas informações sobre ela:

De Rio Hoje:

A cabine mantém-se milagrosamente no mesmo local (pelo menos estava lá no ano passado) mesmo após o fim da ferrovia em 1964. Ostenta na lateral a inscrição "L.R." (Leopoldina Railway), antigo nome da empresa, que passou a se chamar Estrada de Ferro Leopoldina em 1950. O estilo art-déco da construção indica que deve ter sido construída por volta de 1930.

A estação ficava no lugar da hoje antiga rodoviária, num "rabicho" da linha, e a cabine fica exatamente no ponto onde o trem desviava para entrar no "rabicho". A linha continuava pelo lado direito, rumo a Cascatinha (onde ainda existe a estação).


Fotos:

Imagem

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 27 Jan 2009, 22:19

Ué... Eu não tinha visto ess thread ainda hehehe

Belas fotos Vinicius. Impressionante a conservação da cabine. Ela deve ficar no trecho entre as antigas estações Cascatinha e Nogueira, não é isso ?

Muito bom ! Excelente contribuição.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 27 Jan 2009, 22:42

Caramba, que estação surpreendente, espremida entre a linha (hoje rua) e o córrego.

Belo registro, Vinícius!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 27 Jan 2009, 22:44

^^ agora que eu vi, ela fica sobre o córrego mesmo.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 07 Fev 2009, 15:18

Muito obrigado Renan e Caco. :DD
renanfsouza escreveu:Ela deve ficar no trecho entre as antigas estações Cascatinha e Nogueira, não é isso ?
Renan, essa cabine ficava entre as estações Alto da Serra e Petrópolis.

De Estações Ferroviárias do Brasil:

Como devem saber, os trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim (km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt. 841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m). Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho" de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis, e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 - 574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005)

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 21 Fev 2009, 23:19

Alguém sabe dizer pq ela foi extinta?Se existisse até hoje daria um belo trêm turístico!! :(
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Fev 2009, 05:27

^^

A RFFSA considerava os sistemas Cremalheira e Fell muito onerosos e decidiu desativá-los após encapar as ferrovias que os operavam. Primeiro foi o da serra de Teresóplis, em 1957, depois o da de Nova friburgo, que era Fell, em 1964 e o da de Petrópolis, também em 1964. Só restou no Rio o da E.F. Corcovado.
Editado pela última vez por Vinicius em 05 Abr 2011, 11:53, em um total de 1 vez.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 22 Fev 2009, 14:47

Puxa faz pouco tempo que estive em Petropolis e vendo a foto em PB, jamais diria que ali passava trem. Com a estrutura que temos do SIT hoje lá seria muito bom, facilitaria muito pra qualquer turista.
Abraços,
Bruno


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 22 Fev 2009, 15:29

^^

Existem planos de reativar a ferrovia até Petrópolis, mas somente até o Alto da Serra. Inclusive, ela seria uma alternativa de ligação com o Rio e não apenas uma linha turísitica.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 22 Fev 2009, 16:05

^^ Claro q sim,se for eficiente e rápido muita gente vai deixar de pegar ônibus e ir de trêm até a Serra,e é legal eles fazerem tal,seria muitíssimo interessante e barato :lol: :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante