BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Especial] Arcos da Lapa
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Especial] Arcos da Lapa
Arcos da Lapa
Originalmente, os Arcos da Lapa funcionavam como aqueduto. Hoje são um dos maiores cartões postais da cidade, símbolo da boemia, do samba, da malandragem.
Os Arcos da Lapa hoje em dia funcionam como uma espécie de viaduto ferroviário, ligando a primeira estação do trecho, Estação Carioca dos Bondes de Santa Teresa (não confundir com a Estação Carioca do Metrô Rio), com a Parada Portinha e as demais estações e paradas do sistema, que sobem o morro rumo a Santa Teresa. O trecho é em via singela.
Foto 1: Geral dos Arcos da Lapa. A edificação cônica ao fundo é a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro
Foto 2: Notem, acima dos Arcos da Lapa está a linha de alimentação aérea dos bondes
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Bonde Bataclan cruzando os Arcos da Lapa
Foto 8:
Foto 9: E lá se foi o bonde
Foto 10: Mais algumas gerais
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Aproveitando que os bondes não estavam circulando por causa do Bloco das Carmelitas (era época de carnaval), andamos por cima dos Arcos da Lapa
Foto 15:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-15 por Renan Souza, sendo 1-13 em 2008 e 14-15 em 20/02/2009
Contribuições: Guilherme Pinho
Originalmente, os Arcos da Lapa funcionavam como aqueduto. Hoje são um dos maiores cartões postais da cidade, símbolo da boemia, do samba, da malandragem.
Os Arcos da Lapa hoje em dia funcionam como uma espécie de viaduto ferroviário, ligando a primeira estação do trecho, Estação Carioca dos Bondes de Santa Teresa (não confundir com a Estação Carioca do Metrô Rio), com a Parada Portinha e as demais estações e paradas do sistema, que sobem o morro rumo a Santa Teresa. O trecho é em via singela.
Foto 1: Geral dos Arcos da Lapa. A edificação cônica ao fundo é a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro
Foto 2: Notem, acima dos Arcos da Lapa está a linha de alimentação aérea dos bondes
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Bonde Bataclan cruzando os Arcos da Lapa
Foto 8:
Foto 9: E lá se foi o bonde
Foto 10: Mais algumas gerais
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Aproveitando que os bondes não estavam circulando por causa do Bloco das Carmelitas (era época de carnaval), andamos por cima dos Arcos da Lapa
Foto 15:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-15 por Renan Souza, sendo 1-13 em 2008 e 14-15 em 20/02/2009
Contribuições: Guilherme Pinho
Editado pela última vez por Renanfsouza em 20 Fev 2009, 22:09, em um total de 2 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
São 14 bondes no total. Não vale a pena desativá-los. O que estão fazendo na T'Trans é modernizar esses bondes, justamente para que eles sejam VLTs, mas com a "carcaça" original, então a aparência deles continua idêntica. Com isso, os equipamentos deles são os mais modernos, enquanto que eles não perdem o charme.Lopes escreveu:O local pede modernização e conservção...
Não sei como é o trajeto sobre Santa Tereza e outros bairros, mas acho que deveriam implantar o sistema VLT aí, preservando apenas 2 bondes para operarem de final de semana como turismo...
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Era isso que ia dizer, a T'Trans reformou alguns bondes e substituiram 100 da mecânica incluindo a plataforma deles, o que os identifica tecnicamente como VLT agora só que a carroceria (nem sei se podemos chamar de caixa como nos Trens Pesados) ainda é de bonde.
Muito lindo esses Arcos, quando estudava no Méier entre 2000 e 2006 fazia questão de quando saia cedo do colégio passar lá de ônibus em direção a Cinelândia primeiro para passar sob os arcos e depois embarcar no Metrô, nunca tive a sorte de ver um bonde passando ali.
Aliás, só vio um bonde em movimento na Carioca esse ano quando cheguei com um amigo para pegar o bonde das 5 da tarde, chegamos 5:01 e no exato momento que chegamos o bonde havia partido a 2 segundos, pontualidade incrivel para um sistema operado pela CENTRAL.
Muito lindo esses Arcos, quando estudava no Méier entre 2000 e 2006 fazia questão de quando saia cedo do colégio passar lá de ônibus em direção a Cinelândia primeiro para passar sob os arcos e depois embarcar no Metrô, nunca tive a sorte de ver um bonde passando ali.
Aliás, só vio um bonde em movimento na Carioca esse ano quando cheguei com um amigo para pegar o bonde das 5 da tarde, chegamos 5:01 e no exato momento que chegamos o bonde havia partido a 2 segundos, pontualidade incrivel para um sistema operado pela CENTRAL.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Renan, parabéns pelas fotos, ficaram ótimas.
Os Arcos da Lapa são a maior obra de engenharia do Período Colonial e um dos mais importantes cartões postais do Rio, porém se encontram nesse estado lamentável. Eu só espero que a tão prometida restauração saia logo.
Visão oposta:
Os Arcos da Lapa são a maior obra de engenharia do Período Colonial e um dos mais importantes cartões postais do Rio, porém se encontram nesse estado lamentável. Eu só espero que a tão prometida restauração saia logo.
É só uma via e ela é mesmo estreita:lipe_andreense escreveu:uma duvida que sempre tive: em cima dos arcos, existem 2 vias ou uma só ?
Me parece meio estreito
Visão oposta:
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Nossa que medo!
São altos pra caramba e estreitos...
Mas muito legal mesmo e ainda bem que reformaram e "transformaram" em VLT's, pelo menos não ficará aquela coisa deplorável...
Uma coisa... Na chuva, como é? Há alguma proteção e há areeiros para que o bonde não deça patinando as rampas?
São altos pra caramba e estreitos...
Mas muito legal mesmo e ainda bem que reformaram e "transformaram" em VLT's, pelo menos não ficará aquela coisa deplorável...
Uma coisa... Na chuva, como é? Há alguma proteção e há areeiros para que o bonde não deça patinando as rampas?
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante