BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Itaim Paulista - Linha 12
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Estação Itaim Paulista - Linha 12
A estação de Itaim Paulista foi inaugurada em 1926 mas a linha só entrou em operação em 1934. Em 1979 recebeu um prédio novo construído pela RFFSA.
Em 2006 esse prédio começou a ser demolido para a construção de um novo pela CPTM, com itens de acessibilidade, dentro do projeto de revitalização da linha.
Nova Estação Itaim Paulista transforma cenário urbano da zona leste
Localizada na rua Rafael Correia da Silva, n° 13, a nova Estação Itaim Paulista, com sua arquitetura sofisticada, substituiu o antigo prédio construído em 1979. A edificação destaca-se no cenário urbano da região, uma das mais populosas de São Paulo, com 360 mil habitantes. Devido à demanda, atualmente com cerca de 30 mil usuários, a nova estação da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) conta com projeto diferenciado.
No total, são 4.000 m² de área útil, dos quais 1.300 m² apenas no mezanino de acesso. A CPTM utilizou método construtivo misto, com estruturas metálicas, de concreto armado e pré¬-moldado. A exemplo de Comendador Ermelino, inaugurada em janeiro, Itaim Paulista foi construída sem interromper a circulação de trens, proporcionando o menor impacto possível na prestação de serviços aos usuários. Uma estação provisória teve de ser construída ao lado do prédio atual para atender à demanda.
Os requisitos de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, presentes nos novos projetos da CPTM, estão contemplados na Estação Itaim Paulista. Uma passarela, com subida circular em rampa conforme normas da ABNT, na área não-paga, ficará aberta 24 horas para permitir o acesso à estação, bem como a transposição de vias com conforto e segurança.
A plataforma central é acessada por escadas rolantes, o que significa uma melhor distribuição do fluxo de pessoas e do gerenciamento da operação. No mezanino, concentram-se recursos como bilheterias blindadas, bloqueios eletrônicos, SSO (Sala de Supervisão Operacional) e sanitários públicos (inclusive para pessoas com deficiência). As salas operacionais foram dispostas sobre as salas técnicas de forma a deixar o mezanino exclusivamente para o fluxo de passageiros.
A estação conta com circuito fechado de TV, sistemas de sonorização, telefonia, relógios, proteção contra incêndio, além de facilidades para pessoas com deficiência visual, como piso tátil de alerta, rota tátil e mapa tátil (em braile). A edificação recebeu ainda um novo posto do Acessa São Paulo, permitindo à população utilizar gratuitamente microcomputadores conectados à Internet.
Os arredores receberam uma série de melhorias. A CPTM redimensionou o sistema viário ao longo da rua Rafael Correia da Silva, com o alargamento do passeio e ampliação das vias. No lado norte, a Rua Cordão de São Francisco recebeu uma baia exclusiva para ônibus, que permitirá a livre circulação no sistema viário existente, além de um bicicletário com capacidade para 256 vagas.
Ao todo, em ambos os lados da estação, foram mais de 200 metros lineares de abertura de ruas, com guias, sarjetas, sistemas de drenagem, iluminação pública, além de sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. O visual torna-se ainda mais atraente devido à substituição dos muros de concreto em frente à construção por gradis e trabalhos de jardinagem e paisagismo.
Assim como nas demais estações novas, Itaim Paulista terá sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.
As fotos a seguir foram tiradas no dia da inauguração do novo prédio.
Veja imagens da estação em obras: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=357
1 - Ponta Leste da plataforma
2 - Escadas para o mezanino
3 -
4 - À esquerda, as plataformas atigas
5 -
6 - Mais da plataforma
7 -
8 - Elevador para deficientes
9 -
10 -
11 -
12 - A velha plataforma ainda operando. A nova só começaria a operar depois das 14h.
13 - Urbanização do entorno
14 -
15 - Interior do trem 5560
16 -
17 -
18 -
19 -
20 - Passarela sul
21 - Bloqueios no mezanino
22 - Bilheteria ainda fechada
23 - Acesso sul
24 - Entrada da estação no mezanino. A passarela é pública e fica aberta 24h.
Do outro lado há uma instalação do Acessa São Paulo
25 - Estação vista da passarela sul
26 -
27 -
28 - Lado norte da estação, com um relógio na torre
29 -
30 - Acesso norte da estação
31 -
32 -
33 -
34 -
35 - Bicicletário da estação
36 -
37 - Estação vista do bicicletário
38 - De volta ao mezanino
39 - Plataforma vista das escadas de acesso
40 -
41 -
42 - Os trens ainda paravam nas plataformas laterais
43 -
44 -
45 -
46 -
47 -
48 - Frente do trem reformado 5560
Conhecemos o maquinista desse trem (na verdade ele nos reconheceu :shock: )
49 -
50 -
Fotos de Tiago Costa
Fotos da chegada à estação
51 -
52 -
53 -
54 -
55 -
56 -
57 -
58 -
59 -
Fotos da chegada à estação
60 -
61 -
62 -
63 -
64 -
65 -
66 -
67 -
68 -
69 -
70 -
71 -
72 -
Fotos Externas
73 -
74 -
75 -
76 -
77 -
78 -
79 -
80 -
81 -
82 -
83 -
84 -
85 -
86 -
87 -
88 -
89 -
Fotos da plataforma
90 -
91 -
92 -
93 -
94 -
95 -
96 -
97 -
98 -
99 -
100 -
101 -
102 -
103 -
104 -
105 -
Panorâmicas
106 -
107 -
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 29 Nov 2008, 00:03, em um total de 3 vezes.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Fotos noturnas de Itaim Paulista, tiradas pelo meu colega Rafael Asquini em 01/06/2008. Neste dia a Linha 12 estava operando em duas partes, a primeira de Brás a Itaim Paulista e a segunda de Itaim Paulista a Calmon Viana. O motivo desta operação eu desconheço até hoje, passados cinco meses depois.
Eis as fotos:
1 - Geral externa da R. Cordão de São Francisco
2 - Plataforma da estação
3 - TUE série 4400, alinhado na estação
4 - Partindo rumo a Calmon Viana
5 - O 19º trem reformado
6 - Fechando a sessão com este TUE série 5500 fase II, ao qual voltamos com destino ao Brás
Eu diria que para mim este dia foi histórico, pois certamente nunca mais verei um trem marcando ITAIM PAULISTA, no letreiro de destino.
Eis as fotos:
1 - Geral externa da R. Cordão de São Francisco
2 - Plataforma da estação
3 - TUE série 4400, alinhado na estação
4 - Partindo rumo a Calmon Viana
5 - O 19º trem reformado
6 - Fechando a sessão com este TUE série 5500 fase II, ao qual voltamos com destino ao Brás
Eu diria que para mim este dia foi histórico, pois certamente nunca mais verei um trem marcando ITAIM PAULISTA, no letreiro de destino.
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Isso foi bastante comum durante a parte mais intensa das obras de modernização (antes da inauguração de Jardim Romano, e mesmo Itaim Paulista)Rodrigo Leste 4 escreveu:Eu diria que para mim este dia foi histórico, pois certamente nunca mais verei um trem marcando ITAIM PAULISTA, no letreiro de destino.
Aqui em Março, quando fotografei Eng. Goulart
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Lopes escreveu:Não entendi, pq os letreiros estavam indicando Itaim Paulista, a linha estava operando em esquema de extensão operacional entre Itaim Pta. e Calmon Viana?
rbl, ele deu a explicação antes das fotos o/
Rodrigo Leste 4 escreveu:Fotos noturnas de Itaim Paulista, tiradas pelo meu colega Rafael Asquini em 01/06/2008. Neste dia a Linha 12 estava operando em duas partes, a primeira de Brás
a Itaim Paulista e a segunda de Itaim Paulista a Calmon Viana.
O motivo desta operação eu desconheço até hoje, passados cinco meses depois.
Re: Estação Itaim Paulista - Linha 12
Foto antiga Série 400 na estação Itaim Paulista com a marca da RFFSA
Fonte: Caio César Ortega
Fonte: Caio César Ortega
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
A frente nova dos Eletrocarros
Vendo a frente dos Eletrocarros remodelados pela Bombardier (série 5560), me fez lembrar do logo antigo da Comboios de Portugal/CP.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes