Página 1 de 3

[Notícia] CPTM renova identidade visual

Enviado: 15 Dez 2008, 14:41
por Landrail
CPTM renova identidade visual

15/12/2008


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) acaba de renovar a sua identidade visual para acompanhar as mudanças da empresa, que contará com os mesmos padrões de serviços do Metrô de São Paulo, projeto contemplado no Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo.


Assim, a CPTM criou, com o auxílio de duas instituições ligadas à Universidade São Paulo, a Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam) e Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Nutau), um projeto de comunicação, que inclui nova logomarca, com o objetivo de passar uma visão clara da empresa e todos os serviços prestados aos usuários de forma padronizada.


A nova comunicação, que será implantada gradualmente, foi apresentada aos empregados durante evento realizado no pátio da Lapa, no último dia 8, pelo presidente Sérgio Avelleda. “A nova logomarca foi redesenhada, a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e modernidade do momento pelo qual a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários”, diz.


A cor da empresa passa a ser vermelha, apenas, e o modelo do logotipo foi apresentado em um trem da Linha 9, já caracterizado com o novo padrão visual. Os materiais de escritório e impressos receberão a nova comunicação na medida em que forem sendo substituídos. Já os ambientes e os trens serão identificados ao longo do próximo ano, assim como os crachás que serão trocados em janeiro de 2009.
Outra ação que marca este momento “de olhar para o futuro”, segundo o presidente, é a adoção de novas matrículas para todos. “Um número que nos identifique como membros da CPTM”, disse. Assim, os registros começarão com o número 92 – o ano de nascimento da companhia.


Para que o maior número possível de pessoas já tomem conhecimento da nova marca, 50 empregados, de diversas áreas e locais da empresa, receberam os novos crachás de identificação. Glauce Cristine Martins Tavano, Agente Operacional I da Estação Guaianazes, uma das contempladas, aprovou o novo layout. Simone Farias, Técnica de Suporte e Análise do DFPM (Departamento de Materiais), também ficou satisfeita e concorda com o presidente sobre o vermelho: uma cor forte e mais vibrante, que transmite o dinamismo da nova CPTM.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7497

Enviado: 15 Dez 2008, 15:01
por Lipe Andreense
É sério que teve esse estudo todo ???? <_<



Pareceu tão de repente...

Enviado: 15 Dez 2008, 15:26
por AGV
Muitas vezes, estas novidade já estão prontas, fruto de um estudo e trabalho interno, com objetivo de atender a sua finalidade.

Ao chegar o momento propício, se coloca a idéia (já pronta) em prática.

É mais ou menos como nos, no fórum antigo ao migrar para cá: Ao perceber que aquele servidor estava indo ''pro vinagre", já tratamos de estudar a criação de uma nova estrutura, e um novo fórum, que só não foi possível apresentar 100% pronto por termos de transferir as postagens naquela força-tarefa que foi colocada em prática naquele 05Jun2008.

Mas, a estrutura principal já existia já há algum tempo, permitindo uma rápida mudança.

No caso da CPTM, foi só apresentar o que já estava pronto. tnk


Neste caso, é apenas minha opinião. ;)

[]´s!

Enviado: 16 Dez 2008, 13:34
por Tiago Costa
Com essa notícia, veio uma "surpresa":

Imagem

O logotipo com fundo vermelho.

Enviado: 16 Dez 2008, 13:43
por Vidal
Aproveitando a renovação da identidade visual, a CPTM publicou um novo mapa da rede metroferroviária:

Imagem

Apesar de não haver nenhuma mudança prática nas linhas, novidades cosméticas são evidentes, como:

- Formato das linhas;
- Emprego do novo logotipo da CPTM;
- Utilização de fonte de cor vermelha para denominação de estações da CPTM, cor azul para estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo e preta para estações de integração;

Apesar do novo formato parecer ser mais limpo visualmente, novamente, vai inclinar à troca dos mapas nas estações, inclusive na Linha 9 - Esmeralda.

Imagino que os mapas utilizados na composições, acima das portas, também deverão deverão seguir este modelo.

Enviado: 16 Dez 2008, 13:50
por Tiago Costa
Até que enfim :D!!! Eu não via a hora de fazerem um mapa mais clean! Esse mapa aí é muuuito melhor que os outros anteriores. Tem uns pequenos errinhos, mas pra mim essa realmente foi uma ótima mudança.

Enviado: 16 Dez 2008, 13:52
por Vicente
A única coisa que eu vejo de mal é o número de trocas desses mapas... Ô povo que gosta de gastar!!! E outra: vai ter que trocar logo, logo... tem as novas estações da L2 e a L4 chegando aí.

Aliás, quantas trocas foram nesse ano??

Enviado: 16 Dez 2008, 14:00
por Haiser
Este novo mapa esta Seguindo a tendência ( um ar de modernidade) como são mapas das ferrovias lá fora...

Enviado: 16 Dez 2008, 14:13
por L Fernandes
HAHA, amadores, eu soube primeiro!
Mas não sabia que teve todo esse estudo tbm, mas no fim ficou legal, só a hora em que foram implantar a mudança que não, e essa troca de mapas não dá certo!

ps: haiser, o pombo da sua assinatura tá hilário!

Enviado: 16 Dez 2008, 14:20
por ArqPaulo
esse e' o mapa versão 6.1.1 beta

quanto ao pombo do Haise, realmente muito engraçado :lol: :lol: :lol:

Enviado: 16 Dez 2008, 18:06
por Lipe Andreense
Segue basicamente o mesmo layout do mapa de Londres, só tem ums pequenos problemas visuais ainda, como os nomes de estações somente na vertical ou horizontal, o que acaba gerando umas anormalidades.



Agora está por vir ainda o dia em que as duas empresas usarão o mesmo mapa....

Enviado: 18 Dez 2008, 11:55
por Tiago Costa
A notícia veio meio "tarde", mas a mudança da comunicação visual eu acho que veio cedo :(. Ainda acho que poderiam mudar isso na chegada dos 40 trens, porque isso sim vai fazer diferença.

COMPANHIA AVANÇA NA FASE DE TRANSIÇÃO E RENOVA IDENTIDADE VISUAL

Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem

O ano de 2008 foi marcado por diversas conquistas da companhia. O investimento bilionário viabilizado por meio do Plano de Expansão do transporte movimentou todas as áreas e o resultado foi uma grata satisfação aos usuários: sete estações foram entregues – duas no extremo sul da cidade [Interlagos e Grajaú] e cinco na região mais populosa, a Leste [USP-Leste, Com. Ermelino, Jardim Helena, Itaim Paulista, Jardim Romano], a modernização da frota da Linha 12-Safira foi concluída e 12 novos trens entregues na Linha 9-Esmeralda entre 2007 e 2008.

Além disso, outros 40 trens foram contratados, os sistemas de sinalização serão substituídos e as estações modernizadas – algumas já em obras. Essas e muitas outras ações em andamento estão tornando a CPTM uma nova empresa com a missão ofertar serviços de transporte de passageiros com padrões de excelência que atendam às necessidades e expectativas dos usuários e da sociedade.

Essa transformação, no entanto, não seria completa sem uma identidade visual que fosse compatível com o novo padrão da empresa. Assim, a CPTM criou, com o auxílio de duas instituições ligadas à Universidade São Paulo [a Fundação para a Pesquisa Ambiental Fupam e Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo Nutau] um projeto de comunicação que inclui nova logomarca, com o objetivo de passar uma visão clara da empresa e todos os serviços prestados aos usuários de forma padronizada.

A nova comunicação, que será implantada gradualmente, foi apresentada aos empregados durante evento realizado no pátio da Lapa, no último dia 8, pelo presidente Sérgio Avelleda. "A nova logomarca foi redesenhada a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e a modernidade do momento pelos quais a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários", diz.

A cor da empresa passa a ser vermelha, apenas; e o modelo do logotipo foi apresentado em um trem da Linha 9, já caracterizado com o novo padrão visual. Os materiais de escritório e impressos receberão a nova comunicação na medida em que forem sendo substituídos. Já os ambientes e os trens serão identificados ao longo do próximo ano, assim como os crachás que serão trocados em janeiro de 2009.

Outra ação que marca esse momento "de olhar para o futuro", segundo o presidente, é a adoção de novas matrículas para todos. "Um número que nos identifique como membros da CPTM", disse. Assim, os registros começarão com o número 92 – o ano de nascimento da companhia.

Para que o maior número possível de pessoas já tomem conhecimento da nova marca, 50 empregados, de diversas áreas e locais da empresa, receberam os novos crachás de identificação. Glauce Cristine Martins Tavano, Agente Operacional I, da Estação Guaianazes, uma das contempladas, aprovou o novo layout. Simone Farias, técnica de
Suporte e Análise do DFPM [Departamento de Materiais], também ficou satisfeita e concorda com o presidente sobre o vermelho: uma cor forte e mais vibrante que transmite o dinamismo da nova CPTM.

Fonte: CPTM - Notícias
Link: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=5308

Enviado: 18 Dez 2008, 12:15
por Lipe Andreense
Essa noticia estava na intranet desde a madrugada do dia 15.

Enviado: 18 Dez 2008, 12:23
por AGV
Nossa, que baita "vremeião"!!!!!!!

Ferrari! :lol:
Imagem

Ficou bacana! okk

Nossa, e ainda nem andei no 2070 "azul" e já vai mudar a cor..... :(

Enviado: 18 Dez 2008, 12:31
por Tiago Costa
Bom, ainda tem os outros 11 com a comunicação visual anterior... por enquanto :lol:.

Enviado: 18 Dez 2008, 12:35
por AGV
Eu sei caramba!!!! :lol:

Mas nem andei no trem e já está começando a mudar o visual. <_<



Obs.: Este meu post será premiado com o Oscar TGVBR de post que mais contribuiu e agregou informação no fórum todo, e em todos os tempos do TGVBR. <_<








o0






:lol:

















:@:

Enviado: 18 Dez 2008, 12:46
por Tiago Costa
Aliás, faz tempo que você não anda pela Linha 9, hein :lol:!

Enviado: 18 Dez 2008, 12:53
por AGV
Que linha 9? :lol:






...e nós, mandando o tópico por água abaixo....... <_<


Vou pedir pro HGP banir a gente. :lol:

Enviado: 18 Dez 2008, 16:26
por Haiser
Agora sim.... essas fotos tão boas, dá pra ver que é Vermelho :rl:

Enviado: 18 Dez 2008, 17:42
por Vidal
Imagem

Achei bastante irônica essa foto. Em primeiro plano, o TUE com a nova identidade visual da companhia. Ao fundo, placas da extinta FEPASA. Contrastante...