[Notícia] CPTM renova identidade visual
Enviado: 15 Dez 2008, 14:41
CPTM renova identidade visual
15/12/2008
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) acaba de renovar a sua identidade visual para acompanhar as mudanças da empresa, que contará com os mesmos padrões de serviços do Metrô de São Paulo, projeto contemplado no Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo.
Assim, a CPTM criou, com o auxílio de duas instituições ligadas à Universidade São Paulo, a Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam) e Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Nutau), um projeto de comunicação, que inclui nova logomarca, com o objetivo de passar uma visão clara da empresa e todos os serviços prestados aos usuários de forma padronizada.
A nova comunicação, que será implantada gradualmente, foi apresentada aos empregados durante evento realizado no pátio da Lapa, no último dia 8, pelo presidente Sérgio Avelleda. “A nova logomarca foi redesenhada, a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e modernidade do momento pelo qual a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários”, diz.
A cor da empresa passa a ser vermelha, apenas, e o modelo do logotipo foi apresentado em um trem da Linha 9, já caracterizado com o novo padrão visual. Os materiais de escritório e impressos receberão a nova comunicação na medida em que forem sendo substituídos. Já os ambientes e os trens serão identificados ao longo do próximo ano, assim como os crachás que serão trocados em janeiro de 2009.
Outra ação que marca este momento “de olhar para o futuro”, segundo o presidente, é a adoção de novas matrículas para todos. “Um número que nos identifique como membros da CPTM”, disse. Assim, os registros começarão com o número 92 – o ano de nascimento da companhia.
Para que o maior número possível de pessoas já tomem conhecimento da nova marca, 50 empregados, de diversas áreas e locais da empresa, receberam os novos crachás de identificação. Glauce Cristine Martins Tavano, Agente Operacional I da Estação Guaianazes, uma das contempladas, aprovou o novo layout. Simone Farias, Técnica de Suporte e Análise do DFPM (Departamento de Materiais), também ficou satisfeita e concorda com o presidente sobre o vermelho: uma cor forte e mais vibrante, que transmite o dinamismo da nova CPTM.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7497
15/12/2008
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) acaba de renovar a sua identidade visual para acompanhar as mudanças da empresa, que contará com os mesmos padrões de serviços do Metrô de São Paulo, projeto contemplado no Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo.
Assim, a CPTM criou, com o auxílio de duas instituições ligadas à Universidade São Paulo, a Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam) e Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Nutau), um projeto de comunicação, que inclui nova logomarca, com o objetivo de passar uma visão clara da empresa e todos os serviços prestados aos usuários de forma padronizada.
A nova comunicação, que será implantada gradualmente, foi apresentada aos empregados durante evento realizado no pátio da Lapa, no último dia 8, pelo presidente Sérgio Avelleda. “A nova logomarca foi redesenhada, a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e modernidade do momento pelo qual a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários”, diz.
A cor da empresa passa a ser vermelha, apenas, e o modelo do logotipo foi apresentado em um trem da Linha 9, já caracterizado com o novo padrão visual. Os materiais de escritório e impressos receberão a nova comunicação na medida em que forem sendo substituídos. Já os ambientes e os trens serão identificados ao longo do próximo ano, assim como os crachás que serão trocados em janeiro de 2009.
Outra ação que marca este momento “de olhar para o futuro”, segundo o presidente, é a adoção de novas matrículas para todos. “Um número que nos identifique como membros da CPTM”, disse. Assim, os registros começarão com o número 92 – o ano de nascimento da companhia.
Para que o maior número possível de pessoas já tomem conhecimento da nova marca, 50 empregados, de diversas áreas e locais da empresa, receberam os novos crachás de identificação. Glauce Cristine Martins Tavano, Agente Operacional I da Estação Guaianazes, uma das contempladas, aprovou o novo layout. Simone Farias, Técnica de Suporte e Análise do DFPM (Departamento de Materiais), também ficou satisfeita e concorda com o presidente sobre o vermelho: uma cor forte e mais vibrante, que transmite o dinamismo da nova CPTM.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=7497