BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
[EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Nome: Marítima
Inauguração: 1880
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Dom Pedro II (1880-1889)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1889-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (1975-?)
Uso Atual: Alguns prédios abandonados, outros parte do Complexo da Vila Olímpica da Gamboa
A Estação Marítima se localiza na Gamboa, que é um bairro no Centro do Rio de Janeiro. Era uma estação de carga. A informação que tenho é que da Estação Central do Brasil partia um pequeno ramal que atendia exclusivamente a Estação Marítima.
Na verdade muito dela foi perdido, visto que para a construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, grande parte do Complexo Ferroviário da Marítima foi demolido e hoje apenas alguns prédios permanecem.
Foto 1: Lateral de um dos prédios. Este se localiza dentro da Vila Olímpica da Gamboa
Foto 2:
Foto 3: Ela é linda, apesar da idade
Foto 4: Geral, por trás da grade
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Geral. Notem o tamanho dela, e este é apenas um dos prédios que compunha o complexo. Infelizmente encontra-se sem cobertura
Foto 8: Janela
Foto 9:
Foto 10: Eu consegui entrar. Essas fotos foram tiradas no interior. Infelizmente o interior está completamente descaracterizado porque dentro dessa edificação funcionam alguns escritórios relativos à Vila Olímpica e à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro
Foto 11:
Foto 12:
Muito infelizmente um funcionário da prefeitura apareceu e me comunicou que era proibido tirar fotos e eu tive que me retirar. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo em estações desativadas. Mas mesmo assim acho que essas fotos foram representativas.
Foto 13: Prédios da estação
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Poste de eletrificação
Foto 22: Terreno antes do túnel
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26: Entrada do túnel
Foto 27:
Foto 28: Estação vista da entrada do Morro da Providência
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Vista geral dos arredores de Marítima. Os galpões estão ao fundo. À direita, a Cidade do Samba. Atrás do fotógrafo, o Cemitério dos Ingleses
Foto 35: Fachada de ums dos galpões da estação
Foto 36: Outro ângulo da bela construção
Foto 37: Poste da rede aérea. Sim, Marítima foi eletrificada
Foto 38: Já dentro do pátio (hoje a Vila Olímpica da Gamboa), pude avistar esta construção da época (talvez fizesse parte do complexo, uma casa de funcionários talvez. O espaço após a grade branca era o antigo leito da ferrovia, que seguia em direção ao Cais do Porto
Foto 39: O antigo leito e o lendário túnel, ao fundo
Foto 40: O antigo leito e outra bela casa antiga
Foto 41:
Foto 44: Estação Marítima e seus galpões e armazéns
Foto 45: Detalhe dos tijolos empregados na construção
Foto 46: Terminais telegráficos. Há vários destes terminais em antigos postes metálicos na cidade
Foto 47: Marítima e a Cidade do Samba ao fundo
Foto 48: Carro da American Car and Foundry preso no galpão
Foto 49: Em outro ângulo
Foto 50: Aproveitando um pequeno espaço entre a parede e o carro, entramos na estação
Foto 51: Interior da estação/galpão
Foto 52: Outro ângulo
Foto 53: A vegetação tomando conta do local
Foto 56: Vila Olímpica da Gamboa, a estação, e o Morro da Providência
Créditos
Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho e Eduardo Moreira
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 2007, 13-33 Guilherme Pinho em 08/05/2010 e 34-56 por Eduardo Moreira em 03/04/2010
Inauguração: 1880
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Dom Pedro II (1880-1889)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1889-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (1975-?)
Uso Atual: Alguns prédios abandonados, outros parte do Complexo da Vila Olímpica da Gamboa
A Estação Marítima se localiza na Gamboa, que é um bairro no Centro do Rio de Janeiro. Era uma estação de carga. A informação que tenho é que da Estação Central do Brasil partia um pequeno ramal que atendia exclusivamente a Estação Marítima.
Na verdade muito dela foi perdido, visto que para a construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, grande parte do Complexo Ferroviário da Marítima foi demolido e hoje apenas alguns prédios permanecem.
Foto 1: Lateral de um dos prédios. Este se localiza dentro da Vila Olímpica da Gamboa
Foto 2:
Foto 3: Ela é linda, apesar da idade
Foto 4: Geral, por trás da grade
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7: Geral. Notem o tamanho dela, e este é apenas um dos prédios que compunha o complexo. Infelizmente encontra-se sem cobertura
Foto 8: Janela
Foto 9:
Foto 10: Eu consegui entrar. Essas fotos foram tiradas no interior. Infelizmente o interior está completamente descaracterizado porque dentro dessa edificação funcionam alguns escritórios relativos à Vila Olímpica e à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro
Foto 11:
Foto 12:
Muito infelizmente um funcionário da prefeitura apareceu e me comunicou que era proibido tirar fotos e eu tive que me retirar. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo em estações desativadas. Mas mesmo assim acho que essas fotos foram representativas.
Foto 13: Prédios da estação
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Poste de eletrificação
Foto 22: Terreno antes do túnel
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26: Entrada do túnel
Foto 27:
Foto 28: Estação vista da entrada do Morro da Providência
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34: Vista geral dos arredores de Marítima. Os galpões estão ao fundo. À direita, a Cidade do Samba. Atrás do fotógrafo, o Cemitério dos Ingleses
Foto 35: Fachada de ums dos galpões da estação
Foto 36: Outro ângulo da bela construção
Foto 37: Poste da rede aérea. Sim, Marítima foi eletrificada
Foto 38: Já dentro do pátio (hoje a Vila Olímpica da Gamboa), pude avistar esta construção da época (talvez fizesse parte do complexo, uma casa de funcionários talvez. O espaço após a grade branca era o antigo leito da ferrovia, que seguia em direção ao Cais do Porto
Foto 39: O antigo leito e o lendário túnel, ao fundo
Foto 40: O antigo leito e outra bela casa antiga
Foto 41:
Foto 44: Estação Marítima e seus galpões e armazéns
Foto 45: Detalhe dos tijolos empregados na construção
Foto 46: Terminais telegráficos. Há vários destes terminais em antigos postes metálicos na cidade
Foto 47: Marítima e a Cidade do Samba ao fundo
Foto 48: Carro da American Car and Foundry preso no galpão
Foto 49: Em outro ângulo
Foto 50: Aproveitando um pequeno espaço entre a parede e o carro, entramos na estação
Foto 51: Interior da estação/galpão
Foto 52: Outro ângulo
Foto 53: A vegetação tomando conta do local
Foto 56: Vila Olímpica da Gamboa, a estação, e o Morro da Providência
Créditos
Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho e Eduardo Moreira
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 2007, 13-33 Guilherme Pinho em 08/05/2010 e 34-56 por Eduardo Moreira em 03/04/2010
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Contribuição de Vinícius, do RJ
============================
Primeiramente, gostaria de agradecer ao Renan pelas fotos. Ficaram ótimas. Parabéns.
Histórico da estação:
A estação de Marítima foi inaugurada em 1880. O ramal, que tinha pouco mais de 1 km e servia apenas a esta estação, foi construído em 1880, mas em 1899 teve entregue um novo traçado. Saía da Linha do Centro da Central do Brasil de uma "chave" que se situava a cerca de 300 m da estação Dom Pedro II.
A estação de Marítima não se destinava a passageiros; era o centro de um complexo que servia de depósito para as cargas que chegavam por trem para embarque no porto do Rio de Janeiro. No início dos anos 2000 estava tudo abandonado.
Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.
Pelo que eu me lembro, esse pátio foi desativado no final da década de 80, ficando abandonado por mais de vinte anos, até ser construída no local a Cidade do Samba.
.....................
Sobre a Marítima, há alguns anos, quando a Cidade do Samba ainda não tinha sido construída, sempre que eu passava de ônibus em direção a rodoviária, ficava admirado com todo aquele complexo abandonado. Naquela época, ainda não tinha grande conhecimento sobre a região, então eu ficava imaginando porque diabos havia galpões com trens no meio do nada. Depois de um tempo é que eu fui descobrir que aquilo era um complexo de cargas desativado e que o mesmo era ligado por um antigo túnel à Central dos Brasil.
Quanto aos galpões, eles são tombados e existe um projeto da prefeitura para revitalizá-los:
O espaço da Vila Olímpica conta ainda com dois antigos galpões ferroviários, que serão administrados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No primeiro, será implantada a sede administrativa, onde serão oferecidos cursos de dança, lutas e informática, além de contar com biblioteca, salão de convívio e dois vagões ferroviários, que serão restaurados. No outro galpão serão implantadas sedes de confederações esportivas e posto da Guarda Municipal. O acesso principal da Vila, realizado em uma praça entre os galpões, contará com locais de convívio e áreas de repouso, onde pequenos desníveis no terreno, revelarão os antigos trilhos, atualmente soterrados. Nesta área, foi aproveitada a grande quantidade de paralelepípedos existente, para a pavimentação do piso externo.
Renders:
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/ipp/noticias/nota_067.htm
Algumas fotos históricas e mais recentes:
Mapa
O pátio ainda em funcionamento
Os galpões e os carros abandonados que eu mencionei
A Cidade do Samba agora ocupa o espaço do antigo pátio. Notem os galpões em relação a ela
============================
Primeiramente, gostaria de agradecer ao Renan pelas fotos. Ficaram ótimas. Parabéns.
Histórico da estação:
A estação de Marítima foi inaugurada em 1880. O ramal, que tinha pouco mais de 1 km e servia apenas a esta estação, foi construído em 1880, mas em 1899 teve entregue um novo traçado. Saía da Linha do Centro da Central do Brasil de uma "chave" que se situava a cerca de 300 m da estação Dom Pedro II.
A estação de Marítima não se destinava a passageiros; era o centro de um complexo que servia de depósito para as cargas que chegavam por trem para embarque no porto do Rio de Janeiro. No início dos anos 2000 estava tudo abandonado.
Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.
Pelo que eu me lembro, esse pátio foi desativado no final da década de 80, ficando abandonado por mais de vinte anos, até ser construída no local a Cidade do Samba.
.....................
Sobre a Marítima, há alguns anos, quando a Cidade do Samba ainda não tinha sido construída, sempre que eu passava de ônibus em direção a rodoviária, ficava admirado com todo aquele complexo abandonado. Naquela época, ainda não tinha grande conhecimento sobre a região, então eu ficava imaginando porque diabos havia galpões com trens no meio do nada. Depois de um tempo é que eu fui descobrir que aquilo era um complexo de cargas desativado e que o mesmo era ligado por um antigo túnel à Central dos Brasil.
Quanto aos galpões, eles são tombados e existe um projeto da prefeitura para revitalizá-los:
O espaço da Vila Olímpica conta ainda com dois antigos galpões ferroviários, que serão administrados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. No primeiro, será implantada a sede administrativa, onde serão oferecidos cursos de dança, lutas e informática, além de contar com biblioteca, salão de convívio e dois vagões ferroviários, que serão restaurados. No outro galpão serão implantadas sedes de confederações esportivas e posto da Guarda Municipal. O acesso principal da Vila, realizado em uma praça entre os galpões, contará com locais de convívio e áreas de repouso, onde pequenos desníveis no terreno, revelarão os antigos trilhos, atualmente soterrados. Nesta área, foi aproveitada a grande quantidade de paralelepípedos existente, para a pavimentação do piso externo.
Renders:
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/ipp/noticias/nota_067.htm
Algumas fotos históricas e mais recentes:
Mapa
O pátio ainda em funcionamento
Os galpões e os carros abandonados que eu mencionei
A Cidade do Samba agora ocupa o espaço do antigo pátio. Notem os galpões em relação a ela
Uma excelente notícia para esses galpões:
GALPÕES DA VILA OLÍMPICA DA GAMBOA CAMINHAM PARA SER CENTRO DE RESTAURO E AUDIO-VISUAL!
A Unione Degli Italiani Nel Mondo (UIM) em parceria com a prefeitura do Rio desenvolveu um projeto para requalificação da área. Para tal, galpão será recuperado para ação em duas vertentes, duas escolas: uma de restauro e outra de audiovisual. O contrato para o projeto foi assinado em julho pelo Prefeito Cesar Maia e o presidente da UIM/Brasil, Plínio Sarti. Os galpões para restauro que serão usados para hospedar a escola foram construídos por volta de 1880. De Característica arquitetônica industrial inglesa (estrutura metálica com grandes vãos) o espaço servia para guardar as cargas dos trens. Depois, esse mesmo espaço foi utilizado como oficina de manutenção da extinta Rede Ferroviária Federal. Já nos anos 1980 os galpões ficaram desativados e entraram em processo de degradação. A nova escola ocupará uma área de 16 mil metros quadrados. O projeto para a construção das duas escolas tem uma previsão de custo de cerca de 31 milhões de reais..."
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia.
GALPÕES DA VILA OLÍMPICA DA GAMBOA CAMINHAM PARA SER CENTRO DE RESTAURO E AUDIO-VISUAL!
A Unione Degli Italiani Nel Mondo (UIM) em parceria com a prefeitura do Rio desenvolveu um projeto para requalificação da área. Para tal, galpão será recuperado para ação em duas vertentes, duas escolas: uma de restauro e outra de audiovisual. O contrato para o projeto foi assinado em julho pelo Prefeito Cesar Maia e o presidente da UIM/Brasil, Plínio Sarti. Os galpões para restauro que serão usados para hospedar a escola foram construídos por volta de 1880. De Característica arquitetônica industrial inglesa (estrutura metálica com grandes vãos) o espaço servia para guardar as cargas dos trens. Depois, esse mesmo espaço foi utilizado como oficina de manutenção da extinta Rede Ferroviária Federal. Já nos anos 1980 os galpões ficaram desativados e entraram em processo de degradação. A nova escola ocupará uma área de 16 mil metros quadrados. O projeto para a construção das duas escolas tem uma previsão de custo de cerca de 31 milhões de reais..."
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia.
Mais uma notícia sobre a escola de restauro:
Escola de restauro para a Gamboa
Bruna Talarico, Jornal do Brasil
RIO - A terceira fase de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, conhecida pela insegurança e abandono, já está em andamento. Após a construçã da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, a prefeitura da cidade anunciou ontem um milionário projeto de requalificação da área a partir da recuperação de dois antigos terminais ferroviários, que abrigarão centros de ensino de audio-visual e restauro.
Estimado em R$ 31 milhões, o projeto será financiado pela Unione Degli Italiani Nel Mondo (UIM), uma organização sindical italiana que, no Rio de Janeiro, atua junto ao desenvolvimento de projetos sócio-culturais e de qualificação profissional. Segundo o presidente da UIM no Rio, Rafael Zibelli, a idéia já está sendo desenvolvida há 2 anos e tem por objetivo capacitar a população local por meio de cursos ministrados pela instituição e reconhecidos mundialmente.
– Queremos fazer alguma coisa pelo Brasil. Somos a maior referência mundial nessa área – observa, assinalando que as aulas serão ministradas por docentes de trajetória reconhecida. – Utilizaremos professores da própria UIM, mas captaremos aqui no Brasil também.
Segundo Antonio Correia, diretor de urbanismo do Instituto Pereira Passos (IPP), responsável pelas intervenções nas construções, tombadas, o entorno de onde funcionará a Escola de Restauração Carioca conta com cerca de 1500 imóveis que necessitam de restauro e servirão de oficina prática para os alunos do centro. Correia afirma ainda que os 7.500 m² dos dois terminais ferroviários onde funcionarão os pólos datam de 1880 e terão, eles mesmos, de passar por uma intensa recuperação, já que estão depredados e apresentam péssimo estado de conservação. Além da preocupação com a preservação do estilo original dos terminais, que se enquadra na arquitetura industrial inglesa, estudos do terreno revelaram a presença de uma estrura ferroviária que será explorada como um museu a céu aberto.
– Fizemos um trabalho de prospecção arqueológica e identificamos antigas linhas por onde passavam trens no século passado – aponta Correia. – Na área entre os dois terminais faremos uma área de estar com praça rebaixada, onde visitantes poderão testemunhar por onde se viajava antigamente.
Além dos centros de ensino, os visitantes contarão também com uma área de entretenimento que recria a realidade do século XX. Dois vagões de passageiros que se encontram no local serão totalmente restaurados e abrigarão uma lanchonete e uma área de acesso à internet. As previsões são de que as obras se iniciem até abril do próximo ano e se concluam até o início de 2010.
Revitalização a longo prazo
O projeto para a criação das escolas de restauro e audio-visual faz parte do plano de revitalização da Zona Portuária carioca, que também prevê a finalização, até 2010, das obras do AquaRio.
O projeto, do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura, ocupará uma área de 25 mil m² na altura do Armazém 8, onde funcionava o antigo edifício da Cibrazem.
Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008 ... 18515.html
Escola de restauro para a Gamboa
Bruna Talarico, Jornal do Brasil
RIO - A terceira fase de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, conhecida pela insegurança e abandono, já está em andamento. Após a construçã da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, a prefeitura da cidade anunciou ontem um milionário projeto de requalificação da área a partir da recuperação de dois antigos terminais ferroviários, que abrigarão centros de ensino de audio-visual e restauro.
Estimado em R$ 31 milhões, o projeto será financiado pela Unione Degli Italiani Nel Mondo (UIM), uma organização sindical italiana que, no Rio de Janeiro, atua junto ao desenvolvimento de projetos sócio-culturais e de qualificação profissional. Segundo o presidente da UIM no Rio, Rafael Zibelli, a idéia já está sendo desenvolvida há 2 anos e tem por objetivo capacitar a população local por meio de cursos ministrados pela instituição e reconhecidos mundialmente.
– Queremos fazer alguma coisa pelo Brasil. Somos a maior referência mundial nessa área – observa, assinalando que as aulas serão ministradas por docentes de trajetória reconhecida. – Utilizaremos professores da própria UIM, mas captaremos aqui no Brasil também.
Segundo Antonio Correia, diretor de urbanismo do Instituto Pereira Passos (IPP), responsável pelas intervenções nas construções, tombadas, o entorno de onde funcionará a Escola de Restauração Carioca conta com cerca de 1500 imóveis que necessitam de restauro e servirão de oficina prática para os alunos do centro. Correia afirma ainda que os 7.500 m² dos dois terminais ferroviários onde funcionarão os pólos datam de 1880 e terão, eles mesmos, de passar por uma intensa recuperação, já que estão depredados e apresentam péssimo estado de conservação. Além da preocupação com a preservação do estilo original dos terminais, que se enquadra na arquitetura industrial inglesa, estudos do terreno revelaram a presença de uma estrura ferroviária que será explorada como um museu a céu aberto.
– Fizemos um trabalho de prospecção arqueológica e identificamos antigas linhas por onde passavam trens no século passado – aponta Correia. – Na área entre os dois terminais faremos uma área de estar com praça rebaixada, onde visitantes poderão testemunhar por onde se viajava antigamente.
Além dos centros de ensino, os visitantes contarão também com uma área de entretenimento que recria a realidade do século XX. Dois vagões de passageiros que se encontram no local serão totalmente restaurados e abrigarão uma lanchonete e uma área de acesso à internet. As previsões são de que as obras se iniciem até abril do próximo ano e se concluam até o início de 2010.
Revitalização a longo prazo
O projeto para a criação das escolas de restauro e audio-visual faz parte do plano de revitalização da Zona Portuária carioca, que também prevê a finalização, até 2010, das obras do AquaRio.
O projeto, do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura, ocupará uma área de 25 mil m² na altura do Armazém 8, onde funcionava o antigo edifício da Cibrazem.
Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008 ... 18515.html
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Vi sim. Na verdade era através deles que eu ia entrar em outro galpão. A composição estava estacionada na boca de um dos galpões mas não dava pra entrar neles pelas laterais porque o mato era alto demais.
Então eu resolvi tentar entrar por dentro da composição estacionada mas quando eu entrei em um dos carros vi que tinha gente morando dentro então fiquei com medo/vergonha e sai fora...
Então eu resolvi tentar entrar por dentro da composição estacionada mas quando eu entrei em um dos carros vi que tinha gente morando dentro então fiquei com medo/vergonha e sai fora...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB] Estação Marítima
Este funcionário da prefeitura pode ter sido apenas precavido, apesar de incoveniente. Na época destas fotos, o Morro da Providência não havia sido pacificado ainda, e o fotógrafo poderia tornar-se alvo de traficantes. Mas este ano a UPP foi implantada na comunidade, e o acesso ficou mais tranqüilo. Fui lá este ano e tirei fotos do túnel, lendário túnel que ligava Marítima à EFCB.
Temos que marcar um encontro com a galera aqui do fórum ... o próximo compromisso seria ... atravessar o túnel ! Quem sa habilita ?
Temos que marcar um encontro com a galera aqui do fórum ... o próximo compromisso seria ... atravessar o túnel ! Quem sa habilita ?
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 612
- Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB] Estação Marítima
Mês passado eu passei la, mas só tirei fotos do lado de fora, um funcionário da vila olímpica disse que para pegar autorização só na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que se localiza na Barra da Tijuca.DadoDJ escreveu:Este funcionário da prefeitura pode ter sido apenas precavido, apesar de incoveniente. Na época destas fotos, o Morro da Providência não havia sido pacificado ainda, e o fotógrafo poderia tornar-se alvo de traficantes. Mas este ano a UPP foi implantada na comunidade, e o acesso ficou mais tranqüilo. Fui lá este ano e tirei fotos do túnel, lendário túnel que ligava Marítima à EFCB.
Temos que marcar um encontro com a galera aqui do fórum ... o próximo compromisso seria ... atravessar o túnel ! Quem sa habilita ?
Poderíamos fazer o seguinte, tentar pegar a autorização la na secretaria de esporte e lazer, fotografar o interior da estação, e se for seguro, atravessar o tunel. Se marcar pro final de semana ou feriado, pode contar comigo
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EFCB] Estação Marítima
Eu topo
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [EFCB] Estação Marítima
Até agosto tô fora de circulação pór causa do trabalho de graduação da faculdade. Mas me interessei muito
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [EFCB] Estação Marítima
Eu também. Só me avisarem.Renanfsouza escreveu: Eu topo
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 612
- Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Mais fotos da estação tiradas no dia 8 de maio:
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Curioso ... fui este ano à Marítima e ninguém me impediu de andar pela estação, entrar onde estão os carros de passageiros, fotografar, nada ... foram eu, Julio C.Silva (também forista aqui) e Fabio. O Fabio, amigo de Orkut, freqüenta o local, pois mora perto e sempre está praticando algum esporte por lá, de modo que conhece muita gente. Talvez por isso tenha sido mais fácil. Seguem abaixo algumas fotos feitas no local:
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
E o projeto de restauração da Marítima???
Pelo visto empacou.
Pelo visto empacou.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Boa pergunta, sera que tá no projeto do Porto Maravilha?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [EFCB] Estação Marítima
EU TOPOGuilherme Pinho escreveu:Mês passado eu passei la, mas só tirei fotos do lado de fora, um funcionário da vila olímpica disse que para pegar autorização só na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que se localiza na Barra da Tijuca.DadoDJ escreveu:Este funcionário da prefeitura pode ter sido apenas precavido, apesar de incoveniente. Na época destas fotos, o Morro da Providência não havia sido pacificado ainda, e o fotógrafo poderia tornar-se alvo de traficantes. Mas este ano a UPP foi implantada na comunidade, e o acesso ficou mais tranqüilo. Fui lá este ano e tirei fotos do túnel, lendário túnel que ligava Marítima à EFCB.
Temos que marcar um encontro com a galera aqui do fórum ... o próximo compromisso seria ... atravessar o túnel ! Quem sa habilita ?
Poderíamos fazer o seguinte, tentar pegar a autorização la na secretaria de esporte e lazer, fotografar o interior da estação, e se for seguro, atravessar o tunel. Se marcar pro final de semana ou feriado, pode contar comigo
Estou me sentindo como naquele filme.
Esqueceram de mim.
Se houver estudante melhor ainda é só dizer que é para trabalho escolar que a tia Tetea passou.
Sério gente tenho muita vontade de ver esta estação.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EFCB - Ramal de Marítima] Estação Marítima
Curiosidade:O início do extinto acesso por trilhos a Marítima começava ao lado do atual prédio do CCO da SuperVia...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes