TIM (Trem InterMunicipal) - Linha Santos à Samaritá até 1999
Enviado: 05 Jun 2008, 17:49
Igor Isaias Banlian escreveu:
Como meu primeiro e principal tópico, vou aqui reunir todo o material que encontrei sobre o TIM (Trem InterMunicipal ou Transporte Inter Municipal), um tipo de VLT, composto por um TUE da Toshiba elétrico, puxado por um RSD-8 a diesel (há sérias controvérsias...), que levava passageiros desde 12/07/1990 até julho de 1999 (também há controvérsias sobre a data), desde a Estação Ana Costa em Santos até a Estação Samaritá, em São Vicente.
A começar pelo nome, temos até agora três alternativas para a correta nomenclatura sobre o TIM:
1ª) Trem InterMunicipal (vide Wikipédia)
2ª) Transporte Inter Municipal (Vide estacoesferroviarias.com.br)
3ª) Trem Intra Metropolitano (Vide responsável - anônimo - do Pátio de Presidente Altino)
1ª Questão Secreta da história: Como era realmente o nome oficial do TIM?
-------------------------------------------------------------------------------------
Temos 2 especulações de números de série diferentes dos TUEs Toshiba que supostamente atenderam essa rota:
1º) TUE Toshiba Série 5900 (vide Wikipédia)
2º) TUE Toshiba Série 4800 (vide estacoesferroviarias.com.br)
2ª Questão Secreta da história: Então, qual foi o modelo correto de TUE Toshiba que atendeu essa linha?
-------------------------------------------------------------------------------------
Na própria Wikipédia, no primeiro parágrafo da página sobre o TUE diz:
"(...)possuía 5 estações e contava com cerca de 16,15 km de extensão."
-------------------------------------------------------------------------------------
Segundo a Wikipédia, os TUEs Toshiba eram puxados por RSD-8 a diesel, devido a via não ser eletrificada, porém, nas fotos do site "estacoesferroviarias.com.br", não há nenhum sinal de RSD-8 puxando os TUEs, que andam sozinhos, com via eletrificada.
4ª Questão Secreta da história: Oras, ou as fotos do site "estacoesferroviarias.com.br" não são dos TUEs do TIM, ou toda a história da Wikipédia está errada, ou ambos estão errados, afinal, ou os TUEs são puxados pelos ALCO RSD-8, ou andam em via eletrificada... Qual é a verdade?
Obs: O site "estacoesferroviarias.com.br" também diz que os ALCO RSD-8 puxavam os TUEs (igual a Wikipédia), porém as fotos que ilustram todo o texto não mostram isso...
-------------------------------------------------------------------------------------
respectivamente. O problema é que o TUE em questão é o que supostamente seria o de Santos, do TIM.
1) Onde ficam as estações citadas?
2) Em que data estas fotos foram tiradas?
3) Como o TUE de Santos foi parar lá? (se é que esse realmente era o TUE do TIM - segundo o site "estacoesferroviarias.com.br" era esse mesmo, afinal, as fotos do site e do fórum são de trens idênticos!)
-------------------------------------------------------------------------------------
Alguém poderia me ajudar, listando todas as estações que perteceram ao TIM, desde a Ana Costa (em Santos) até a Samaritá (em São Vicente)?
-------------------------------------------------------------------------------------
Sites em questão, debatidos neste tópico:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp/tim.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Intermunicipal
-------------------------------------------------------------------------------------
Fotos à serem debatidas aqui:
-------------------------------------------------------------------------------------
Agora vamos a luta, vamos em busca da verdade sobre esse mistério desconhecido da Baixada Santista!
Qualquer Informação, comentário ou correção de erros é muito bem vinda!!!